ANOMALIAS GEOQUÍMICOS AULA7 Anomalias Geoquímicas FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS UNIPAC Lafaiete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OXIRREDUÇÃO.
Advertisements

Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água
DEPÓSITOS MINERAIS DE FILIAÇÃO MAGMÁTICA
CIÊNCIAS DA TERRA - MODALIDADE GEOLOGIA GEOLOGIA ECONÔMICA (GE-803)
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Basicamente podemos classificar as reações químicas em:
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
REAÇÕES INORGÂNICAS Prof. NILSONMAR.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Depósitos Sedimentares Hidatogênicos
Aula 02 – Estrutura Cristalina
ACIDEZ DO SOLO Introdução
Tabela Periódica. 2 Histórico da Tabela Periódica rio.br/condigital/video/tudo%20se%20transfor ma/historiadaquimica/historia_periodica/vide.
Estrutura Geológica. 3 formações básicas da estrutura geológica: Escudos Cristalinos ou maciços antigos Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos.
Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
A Biosfera Começar O Termo ”Biosfera”. O termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats,ou seja, o meio que os rodeia.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
DISCENTE: JOSUÉ JÚNIOR FOGAÇA. Produção de alimentos X Utilização de herbicidas.
HIDROLOGIA ISOTÓPICA.
TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES
Prof. Anderson Lourenço
A Dinâmica da Litosfera
Medidas de Dispersão para uma amostra
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
MASSAS MEDIDAS.
Equilíbrios em fase aquosa
Formação e uso do solo.
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
ESTRUTURAÇÃO DA INDÚSTRIA MINEIRA.
Raiz e K K Efeito salino do KCL.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Estrutura Geológica.
Fatores de influência climática
FATORIAL DE UM Nº NATURAL
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
III- Análise da estrutura da cobertura dos solos
Problemas Ambientais Urbanos
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
INTRODUÇÃO As atividades em estaleiros contribuem significativamente para o aporte de metais traço para os ambientes aquáticos. Os resíduos de tinta anti-incrustantes,
Prof. Etiane Skrebsky Quadros
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
FLG 0608 – Introdução ao estudo dos solos
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
e paisagens geológicas
A Terra: estrutura geológica
Sistemas de Equações Lineares
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
9. Testes de Hipóteses Paramétricos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
AULA 4: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
MASSAS MEDIDAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Corrosão e proteção de metais
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DQE-DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS E EFLUENTES DOCENTE: Dra. ANAILDES.
Сабақтың тақырыбы: Хлордың жеңісімен жеңілісі.
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
ESTRUTURAS CRISTALINAS DOS MATERIAIS
GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

ANOMALIAS GEOQUÍMICOS AULA7 Anomalias Geoquímicas FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS UNIPAC Lafaiete

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS Cada elemento químico tem sua abundância relativa na crosta terrestre considerada como Normal, a qual aumenta consideravelmente se considerarmos a sua quantidade na rocha em que naturalmente esse elemento ocorre. Para que o teor de um elemento seja considerado anômalo ele deve ter quantidades, NO MÍNIMO, superiores ao seu teor nas rochas em que ele ocorre naturalmente. Por ser ANÔMALO, não significa que tal concentração seja suficiente para que o Depósito Mineral possa ser explorado economicamente. Muito estudo terá que ser realizado até se chegar a esta conclusão. A anomalia, por si só, apenas aciona o sinal de alerta. O teor considerado normal do elemento é denominado de CLARQUE. Aquelas rochas que naturalmente possuem teor alto de determinado elemento são denominadas de METALOTECTOS. A título de exemplo, o escanito é o metalotecto da scheelita, pegmatito da tantalita, granito da cassiterita, laterita de níquel, etc. Isso não quer dizer que essas rochas não possam ser metalotectos de outros elementos químicos e nem que o único metalotecto desses elementos químico são as rochas citadas.

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS Classificação geoquímica dos elementos Essa relação de afinidade entre os elementos químicos possibilita a pesquisa de minerais mais raros. Assim, a Pesquisa Mineral enfoca o elemento mais abundante em Associação Geoquímica com aquele mais raro ou de dispersão mais restrita. Este é o elemento farejador (pathfinder) – ver na tabela abaixo relação de alguns elementos farejadores.

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS Classificação geoquímica dos elementos Siderófilos (afinidade pelo Fe), Calcófilos (afinidade pelo S), Litófilos (afinidade pela Si), Atmófilos (afinidade pelo oxigênio e presente na natureza na forma gasosa).

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS Anomalia, por definição, é um desvio da norma (Rose, Hawkes and Webb, 1979) Anomalia Geoquímica Teores anormalmente altos ou baixos de um elemento ou combinação de elementos, Uma distribuição espacial anormal de um elemento ou combinação de elementos (em um tipo de amostra particular, em um ambiente específico, determinado por uma técnica analítica específica (Govett, 1983). Distribuição geoquímica dos elementos em rochas, solos e outros materiais resulta do somatório dos processos de movimentação dos materiais e reflete: Presença de certos litotipos Processos hipogênicos (hidrotermalismo), Processos superficiais (Intemperismo, erosão), Processos pedogenéticos

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS

Distribuição geoquímica dos elementos Clarke –teor médio de um elemento em um corpo qualquer; por exemplo, a crosta ou a litosfera.(“datum global”) Idéia original é que seria fixado como o nível do mar para a topografia. Teor de fundo (background) –teor médio de um elemento em materiais geológicos não mineralizados.

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS

Anomalia Geoquímica Teores anormalmente altos ou baixos de um elemento ou combinação de elementos, ou Uma distribuição espacial anormal de um elemento ou combinação de elementos (em um tipo de amostra particular, em um ambiente específico, determinado por uma técnica analítica específica (Govett, 1983). Tipos de anomalias Litogeoquímicas - rocha Pedogeoquímicas – solos Hidrogeoquímicas – superficiais e subterrâneas Biogeoquímicas – seres vivos Atmogeoquímicas - gases Relativas aos sedimentos de drenagem

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS Anomalias geoquímicas Relacionadas a mineralização Depósito mineral é um fenômeno anormal da natureza, sendo considerado uma anomalia geoquímica. Significativas (positivas) – relacionadas com mineralizações e com teores maiores que os teores de fundo. Anomalias não -significativas - Anomalias não relacionadas com a mineralização. Limiar (threshold) Valor acima do qual uma determinada amostra é considerada anômala. Limiar é o limite superior das variações do teor de fundo (russos). Anomalias não-relacionadas a depósitos minerais Litotipos com altos teores de fundo Contaminação antrópica Erros de amostragem Erros analíticos

ANOMALIAS GEOQUÍMICAS

1. Litotipos com altos teores de fundo -Ultramáficas (peridotitos, serp, kimberlitos):>> Cr, Co, Ni, Mg com intemperismo? esmectita no solo (alta CTC) vegetação atrofiada por carência em K. Outros litotipos com altos teores de fundo a serem lembrados -Folhelhos negros>> As, Cu, Pb, Mo, Ag, V, U, Zn. -Fosforita>> P, V, U, Mo, Zn -Carbonatito>> P, Ti, Zr, Nb, ETR. -Rochas básicas>> Fe, Ti, Cu. -Problema do pH: em ambiente alcalino x ácido