Influências Socioculturais Capítulo 3 Influências Socioculturais 1 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
PAPÉIS DO HOMEM E DA MULHER Influências Sociais culturais CULTURA SUBCULTURA CLASSE SOCIAL GRUPOS DE REFERÊNCIA FAMÍLIA PAPÉIS DO HOMEM E DA MULHER 2 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Cultura Cultura é a acumulação de valores, crenças, costumes, conhecimento, conceitos, preferências e gostos passados de uma geração para outra dentro de uma sociedade. 3 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Cultura VALORES CULTURAIS NATUREZA DA CULTURA Existentes Emergentes Família Tribo Nação 4 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Cultura Elementos Abstratos Elementos Materiais 5 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Componentes da Cultura 6 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Natureza da Cultura A Cultura é Aprendida A Cultura é Incutida A Cultura é Adaptável 7 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Subculturas Tipos de Subculturas 8 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Classe Social As classes sociais são divisões hierárquicas da sociedade em grupos relativamente distintos e homogêneos no que tange às atitudes, aos valores e aos estilos de vida. 9 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Características das Classes Sociais Grandes Agregações Hierarquizadas Evolutivas Multidimensionais Relativamente homogêneas 10 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Fatores Determinantes da Classe Social Escolaridade Ocupação Área em que reside Tipo de residência Fonte de riqueza 11 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Exemplo de Estrutura de Classe Social Alta-Superior (1,4%) Alta-Inferior (1,6%) Média-Superior (10,8%) Média-Inferior (28,1%) Baixa-Superior (32,6%) Baixa-Inferior (25,2%) Classificação Objetiva da Sociedade Americana (Lloyd Warner) 12 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Critério de Classificação Econômica no Brasil 13 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Grupos de Referência Grupo de Referência é o grupo com o qual um indivíduo se identifica e que serve como ponto de comparação – ou referência – para formação geral ou específica de valores, atitudes ou comportamentos, ditando-lhe um determinado padrão. 14 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Principais Grupos de Referência que Influenciam o Indivíduo Figura 3.5 Principais grupos de referência que influenciam o consumidor. 15 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Tipos de Grupo de Referência Universitários Grupos étnicos Partidos políticos Família Colegas Clubes 16 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
O Endosso de Marcas por Celebridades e Grupos de Referência 17 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Família Unidade social na qual as pessoas são ligadas pelo sangue e/ou casamento, representando o grupo primário de referência do indivíduo. 18 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Processo Decisório Familiar Coleta de informação Comprador Consumidor 19 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Papéis Tradicionais da Família Externos Internos Instrumentais (principalmente econômicos) Expressivos (providenciais) 20 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
O Ciclo de Vida da Família Casamento Filhos Adolescentes “Ninho vazio” 21 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education
Papéis do Homem e da Mulher No século XXI, o novo homem e a nova mulher diferem em muito de seus pares do passado. Os papéis tradicionais do homem e da mulher estão sendo reestruturados em virtude das profundas mudanças sociais, culturais, demográficas, trabalhistas e tecnológicas de nossa era, moldando-lhes novos hábitos de consumo. 22 – 22 Copyright © 2005 Pearson Education