Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

Governabilidade e Igualdade de Gênero
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Mulheres nos empreendimentos de economia solidária: avanços, desafios e a tentativa de escolarização na busca por qualificação para o trabalho Carolina.
FÓRUM PERMANENTE DE SAÚDE PEDREIRA POR UMA VIDA SAUDÁVEL PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SETEMBRO/2007.
Por que ampliar o atendimento da EI ?
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Quem é o jovem brasileiro?
“La discriminación por etnia o raza”
Cenário da Construção Civil
EXPERINÊCIA DAS MARGARIDAS EMPODERAMENTO DA MULHER, IGUALDADE ENTRE
Ministro Paulo Bernardo
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social FORUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - FNPS BRASÍLIA, ABRIL.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
“Contra a fome e a violência sexista”
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
United Nations Development Programme
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Prefeitura Municipal de Santo André
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Sistematização Questões Transversais Transversalidade da questão de Gênero (trabalhar com mulheres, mas também com homens, buscando combater a “dominação.
Inclusão produtiva e acesso ao mercado de trabalho formal em Curitiba.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Análise CEPLAN Recife, 27 de abril de
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Social and Solidarity Economy Social innovation in the world of work 27 – 31 July 2015, Johannesburg, South Africa.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher “Promoção da Eqüidade de Gênero em Empreendimentos Populares” Desafios, dificuldades e elementos inovadores

DESAFIOS: Promover a inclusão de gênero na política de desenvolvimento econômico, contribuindo para que as mulheres se consolidem no mercado de trabalho, rompendo com a divisão sexual do trabalho, e inserindo-as no circuito econômico da cidade. Pensar na construção de uma economia solidária feminista e anti-racista.

DIFICULDADES: O alto índice de pobreza onde as mulheres são maioria e são as que mais sofrem , são a maioria da população em idade ativa, mas estão em menor número entre os que trabalham quando comparadas aos homens. A baixa escolarização, principalmente das mulheres na faixa etária acima dos 30 anos de idade, e, principalmente as negras, que começam a trabalhar muito jovens, tem dificultado seu ingresso em cursos de capacitação e formação profissional.

Em Pernambuco ( censo 2000) População: 1.422.095 hab Mulheres: 4.091.867 hab Homens:3.826.657 hab Recife População: 1.422.905 Mulheres:761.215 hab (53,5%) Homens: 661.690 Hab (46,5%) As Mulheres convivem com maiores taxas de desemprego, e cerca de 50% delas exercem atividades precárias e vulneráveis. O rendimento médio real corresponde a 71,4% dos rendimentos conseguidos pelos homens, independentemente de idade, qualificação ou escolaridade. As mulheres estão mais presentes nos setores de serviços (22,9%) e comércio (8,6%) e serviço doméstico. Houve um acréscimo no acesso às mulheres as áreas de comércio e Serviços e uma redução na indústria na RMR( 12%) DIEESE ( Março de 2007) Departamento Intersindical de estatística e estudos Socioeconômicos

LIMITES: A falta de uma linha de crédito específica para as mulheres; Apesar de garantirmos cursos e qualificação profissional para as mulheres, não temos como garantir o ingresso ao trabalho; Dificuldades colocadas pela lógica capitalista. Marco Legal

ELEMENTOS INOVADORES: Criação da Coordenadoria da Mulher; As mulheres com consciência do seu papel como protagonistas da sua própria história; Criação da Rede de Mulheres Empreendedoras do Recife; Criação de uma feira mensal na Prefeitura só para mulheres; Participação das artesãs na FENNEART; A Economia Solidária Surge como um elemento inovador para a superação das desigualdades de gênero na política de geração de renda para as mulheres. Mulheres garantindo o seu sustento e de sua família através da sua própria produção; As mulheres pedreiras – Operação Trabalho