1. OBJETIVO Estabelecer as condições mínimas que devem ser seguidas na execução de serviços de escavações nas instalações sob a responsabilidade da empresa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
Advertisements

PREVENÇÃO DE QUEDAS.
SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE ESCAVAÇÃO
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
A JEATEC composta por profissionais com vasta experiência nas áreas de engenharia, construção civil e telecomunicações, atualmente se destaca no mercado.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética pela UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Organização do SEP. 2. Organização do Trabalho. Programação e planejamento dos serviços. Trabalho em equipe. Prontuário e cadastro.
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO, exigência lógica Operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos DEVEM.
TB 100%.
Segurança com plataforma de trabalho aéreo
TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Normas regulamentadoras.
Normas regulamentadoras
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
Disciplina: Máquinas de Fluxo
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
PEF2405 – Fundações – 2016/2 Projeto
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
                           .
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Fundação Profunda NBR 6122 – FUNDAÇÃO PROFUNDA
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Equipe: Daniela Guilherme Marcos Mario Michelle RADIER UNICAP Professora: Karla Leite.
Verificação das instalações eléctricas
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
COMPACTAÇÃO DO SOLO NOMES: ADRIANO, ALEXANDRE, BRUNO, GUILHERME.
ASSUNTO 3: INSTRUMENTOS DE OBRAS SUBTERRÂNEAS EQUIPAMENTOS SUPERFICIAIS DE TUNEIS Aluno:
Trabalho em altura construção civil.  Considera-se trabalho em altura qualquer serviço executado em altura igual ou superior a 2,00 metros do nível inferior,
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
ESTACA STRAUSS ARQUITETURA E URBANISMO SOLOS E FUNDAÇÕES CÉSAR AUGUSTO BARBOSA RA: KELLI PACHECO RA:
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
NR 18.
ESTABILIDADE DE TALUDES
Navegação Aliança Treinamento de abastecimento de Mini Carregadeira - orientação de procedimento para colaborador autorizado e não autorizado a efetuar.
Planejamento Global de Eventos
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL REGIONAL PORTO FERREIRA/SP GT Engenharia e Manutenção preventiva.
PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO.
1.Trabalho em Altura 2.Veículos Automotores 3.Equipamentos Móveis 4.Bloqueio e Sinalização 5.Movimentação de Carga 6.Espaço Confinado 7.Proteção de Máquinas.
ANDAIMES Andaimes O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente.
GOIANA – PERNAMBUCO - BRASIL. PERMISSÃO DE TRABALHO ? PERMISSÃO DE TRABALHO ? É uma autorização prévia por escrito em nome da Jeep, das atividades consideradas.
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
Concreta Tecnologia em Engenharia
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
Enquadramento jurídico da SHST e conceitos fundamentais
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
Transcrição da apresentação:

1. OBJETIVO Estabelecer as condições mínimas que devem ser seguidas na execução de serviços de escavações nas instalações sob a responsabilidade da empresa com a finalidade de dar segurança às pessoas envolvidas, evitar danos materiais às diversas instalações existentes e preservar o meio ambiente. SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE ESCAVAÇÃO

PE – Segurança em Serviços de Escavação e Sondagem de Dutos Enterrados. NR – 18, item 18.6 – Escavações, fundações e desmontes de rochas. NBR 9061/85 – Segurança de escavações a céu aberto. 2. PRINCIPAIS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Escavação manual: Escavação realizada com auxílio de ferramentas manuais. Escavação mecanizada: Escavação realizada com uso de equipamentos motorizados (por ex.: escavadeira, retroescavadeira etc) ou pneumáticos. Estabilidade garantida: Situação de equilíbrio relativa a estruturas, taludes, valas e escoramentos ou outros elementos que não ofereçam risco de colapso ou desabamento, seja por estarem garantidos por meio de estruturas dimensionadas para tal fim ou porque apresentem rigidez decorrente da própria formação (por exemplo:rochas). A estabilidade garantida de uma estrutura será sempre objeto de responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado. 3. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES

Quais os parâmetros de resistência deste solo?

4. DESCRIÇÃO DO TRABALHO 4.1PROTEÇÃO DAS ESCAVAÇÕES Tipos: Paredes em taludes; Paredes protegidas com estruturas (escoramento) ; Paredes em taludes naturais e por estruturas (mistas.)

4. DESCRIÇÃO DO TRABALHO Paredes em taludes

ficha escora 4. DESCRIÇÃO DO TRABALHO Paredes protegidas com estruturas (escoramento)

Paredes em taludes naturais e por estruturas (mistas.)

Escoramento Padrão

4.2PROTEÇÃO DAS ESCAVAÇÕES Blindagem Metálica Este tipo de proteção é recomendado para escavações profundas e pontuais, associada ou não ao taludamento do terreno para facilidade de trabalho com máquinas de escavação. A blindagem metálica será constituída de painéis (chapas metálicas enrijecidas com perfis, com os espaços vazios preenchidos ou não com material isolante) e estroncas em tubos metálicos ou perfis soldados. 4. DESCRIÇÃO DO TRABALHO

4.3 ESCAVAÇÃO –Para execução de escavações e ou trabalhos de fundações com uso de equipamento de cravação de estacas, principalmente em locais em que haja risco de se atingir instalações subterrâneas, estas somente podem ser iniciadas após ter sido previsto no projeto e/ou elaborado um procedimento específico para realização do trabalho, que contemple o acompanhamento do mesmo em tempo integral, por técnico da empresa. –Ainda assim, no procedimento devem ser previstas ações a serem tomadas no caso de terem sido atingidas instalações subterrâneas. –Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. Para escavações com até 1,25m de profundidade pode-se dispensar o escoramento, a menos que seja exigido em face de má qualidade do solo (argila orgânica) ou da presença de água.

4.3 ESCAVAÇÃO –Os taludes existentes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida. –A estabilidade das paredes da escavação (vala ou trincheira) deve ser garantida e avalizada por responsável técnico legalmente habilitado, através do preenchimento e assinatura do Certificado de Escavação com Estabilidade Garantida (Anexo II), após fazer, caso seja necessário, o estudo geotécnico e o projeto para execução da escavação. –Para escavação com profundidade inferior a 3,5m (três metros e cinqüenta centímetros), fica a critério do responsável técnico legalmente habilitado a dispensa do estudo geotécnico.

4.3 ESCAVAÇÃO –Na execução de escavação mecanizada, independente de sua profundidade, ou manual com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros), somente deve ser executada após ter sido autorizada através da emissão de uma Permissão para Trabalho – PT, a qual deverá ter como anexo a Lista de Verificação de Segurança para Trabalhos de Escavação e o Certificado de Escavação com Estabilidade Garantida.

4.3ESCAVAÇÃO –Dependendo do local e das condições do entorno onde a escavação será realizada, o responsável pela emissão da PT poderá exigir que as escavações, manuais ou mecânicas, com profundidade inferior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros), sejam acompanhadas pelo Profissional Técnico Legalmente Habilitado (PTLH). –A escavação (vala ou trincheira) será inspecionada diariamente pelo técnico ou PTLH, com base na Lista de Verificação e no Certificado de Escavação com Estabilidade Garantida, já preenchidos anteriormente. –As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.

4.3ESCAVAÇÃO Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade da mesma ou 2m (dois metros), a maior das duas, medida a partir da borda do talude. Cuidado especial deve ser dispensado aos materiais que possam rolar para o interior da escavação, devendo ser retirados ou escorados, de modo a evitar acidentes, recomenda-se que seja observado no certificado de valas, emitido pelo PTLH. No período que as pessoas estiverem executando serviços no interior da escavação, as máquinas de escavação e outros equipamentos pesados, devem estar parados e/ou fora da área de influência da escavação, afim de não transmitir esforços dinâmicos que poderão alterar as condições de equilíbrio e estabilidade do solo, como mínimo, 5 metros da borda da vala. 4. DESCRIÇÃO DO TRABALHO

4.3ESCAVAÇÃO – Em rampas íngremes serão observados fatores de segurança a fim de se evitar deslizamentos e desmoronamentos, permanecendo aberta à vala somente o tempo mínimo necessário para a execução do serviço onde for necessário o corte do terreno, devendo ser elaborado plano para estabilização de taludes e definidas as áreas de bota-fora. – Nos locais onde houver dutos adjacentes, deverá ser previsto escoramento da vala para minimizar o risco de deslocamento lateral do terreno que possa exercer pressão sobre o duto vizinho.

4.4MEDIDAS DE PROTEÇÃO Acessos : Os acessos de trabalhadores, veículos e equipamentos às áreas de escavação devem ter sinalização de advertência permanente, do tipo: “Cuidado – área de escavações”. Sinalização de advertência: inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro, para evitar acidentes como a queda de pessoas e/ou veículos, máquinas ou equipamentos no interior da mesma.

4.4MEDIDAS DE PROTEÇÃO Barreiras de isolamento: somente deve ser permitido o uso de fitas zebradas por intervalos de tempo curto, - tempo necessário para instalação de barreiras com resistência mecânica de no mínimo 90 kgf/cm² em seu ponto mais desfavorável, devendo suportar o peso de uma pessoa. - As barreiras de isolamento devem ser preparadas com antecedência, devem estar prontas antes do início das escavações. Escadas, rampas, pontes e ou plataformas antiderrapantes: devem ser utilizadas nas escavações realizadas em locais cuja passagem de pessoas e ou veículos.