POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura Prof. Henrique
Advertisements

Figuras de Linguagem - Sintaxe -
Luis de Camões.
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa E SCOLA B ÁSICA DE P IAS Ano Letivo 2012 / 2013 Português – 9.º Ano - Turmas A e B.
Intertextualidade Discursiva
Os Lusíadas A história de uma viagem....
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Os Lusíadas Luís de Camões (material retirado da internet)
RENASCIMENTO CULTURAL
COMO COMBINAMOS AS PALAVRAS DA LÍNGUA??
EDUCAÇÃO INFANTIL Arte nas Festas juninas PROF. LETICIA JUNHO/2012.
Esquemas-síntese da Proposição — Canto I, estâncias 1-3
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
OS LUSÍADAS ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO (I, 1-3). CAMÕES PROPÕE-SE CANTAR porque Os guerreiros e os homens ilustres («As armas e os barões assinalados») Saíram.
Diferença entre Lenda e Mito
HUMANISMO.
XVII SEMANA DE FÉ E POLÍTICA XVII SEMANA DE FÉ E POLÍTICA 40 anos de defesa da Vida e da Justiça! Belém Casa do Pão.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
“Vive em vão o homem que não leva a cabo a tarefa que lhe foi assinalada na vida” A Voz do Silêncio Antigo texto budista.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
Luís Vaz de Camões Professor Gustavo Borges
gênero textual _ poesia
Camões: poeta quinhentista português e universal
Texto Lírico – Poesia.
Classicismo em Portugal
ILHA DOS AMORES os lusìadas ILHA DOS AMORES
Os Lusíadas.
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
VOCÊ SABIA ... Os músculos de seu coração tem força para jorrar seu sangue a 10 metros de distância.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
1º ano – OPVEST Mauricio Neves
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Unidade 5 Ficha formativa soluções.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Literatura – 3ºA Concretismo Narradores Personagens
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
RENASCIMENTO Movimento cultural, nascido em Itália, que se alarga a praticamente todos os países da Europa nos séculos XIV a XVI. - Período que está ligado,
(Roberto Mesquita Ribeiro e Pe Irala – Grupo OPA)
Prof. Esp. Suzana de Morais
PARÁBOLA.
CONTO E CRÔNICA.
A epopeia Os Lusíadas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
CLASSICISMO EM PORTUGAL
VOCÊ SABIA ... Os músculos de seu coração tem força para jorrar seu sangue a 10 metros de distância.
Tem tudo a ver A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo.
Gêneros Lírico ou Poético
Introdução aos estudos Históricos
AULA 2- TV Gêneros literários
TEORIA LITERÁRIA III GÊNEROS LITERÁRIOS NARRATIVO OU ÉPICO :
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
O Fazendeiro e seus Filhos FÁBULA – TEXTO DE DOMÍNIO PÚBLICO
LUÍS DE CAMÕES.
Poesia Trovadoresca Contextualização histórico-literária.
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
AS FÁBULAS.
Introdução aos estudos Históricos
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
Módulo 1 Capítulo 4.
Longe dos olhos De Ivan Jaf.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE GÊNEROS POÉTICOS POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE

O que é? A poesia narrativa conta uma história em verso. É uma forma relativamente longa de poesia que contém todos os elementos necessários para uma história: trama, personagens, configuração, tema e diálogo.  Os poemas narrativos geralmente rimam, fazem uso do medidor regular ou tocam com o som através da assonância e da aliteração.

O que é? É uma forma de poesia que conta uma história, geralmente fazendo uso de vozes de um narrador bem como de personagens; sendo toda escrita em verso. Os poemas que constituem esse gênero podem ser longos ou curtos, em diversos metros. Inclui poesia épica, idílio, balada e poesia lírica.

Poema Narrativo Narrativas geralmente aparecem em forma de prosa, no entanto, a poesia também pode contar histórias. Trata-se da poesia do gênero Épico ou Narrativo. A narrativa em verso tem sua origem na literatura oral. Assim, letras de música, cantigas de roda infantis, desafio de repentistas são, além de manifestações literárias, bons exemplos de narrativas em forma de verso. O poema narrativo conta uma história, um episódio: 

Há três tipos de poemas narrativos: Epopeia: é o poema épico que narra um grande feito histórico de um povo, de um país, destacando os seus heróis. Além dos textos históricos, encaixam-se nessa classificação os textos bíblicos. A epopeia clássica, das quais são exemplos a “Ilíada” e a “Odisseia”, ambas de Homero; “Os Lusíadas”, de Camões.

Há três tipos de poemas narrativos: Romance ou Xácara: é o poema narrativo que conta as façanhas de um herói, mas principalmente uma história de amor vivida por ele e uma mulher “proibida”. Apesar dos obstáculos que o separa, o casal vive sua paixão proibida, física, adúltera, pecaminosa e, por isso é punido no final. É o tipo de narrativa mais comum na Idade Média. Exemplo: “Tristão e Isolda”.

Há três tipos de poemas narrativos: Fábula: é o poema narrativo em que as personagens são seres não humanos personificados. Com o objetivo de criticar os homens, esse poema sempre encerra uma lição de moral. 

FRAGMENTOS DOS LUSÍADAS As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; E também as memórias gloriosas Daqueles Reis, que foram dilatando A Fé, o Império, e as terras viciosas De África e de Ásia andaram devastando; E aqueles, que por obras valerosas Se vão da lei da morte libertando; Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte. (...)

Quadrilha Carlos Drummond de Andrade João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lilique não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

Poesia confessional: AMOR UNIVERSAL Trago nos olhos a água, nascida na fonte da serra. Na boca... na boca tenho terra, de tantas vezes ter ido ao chão. Nas mãos trago uma roseira de luz onde poesia é espinho ou flor. No ventre trago a fome de mil gerações, no peito mais de mil corações e no coração, um infinito amor

OBRIGADA!