PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica

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Transcrição da apresentação:

PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica Programa de Pós Graduação em Transportes Universidade de Brasília faculdade de tecnologia Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica Prof. Dr. Pastor Taco

INTRODUÇÃO Durante as duas últimas décadas, o consumo de energia primária e as emissões de CO2 cresceram 50% em todo o mundo (International Energy Agency, 2012). Esse rápido aumento no consumo de energia provavelmente terá um impacto ambiental significativo no futuro próximo e pode até causar problemas de abastecimento em algumas áreas. No cenário global, o setor de transportes é responsável por 29 % do consumo total de energia primária, à frente do setor residencial (22%) e atrás apenas do setor industrial, responsável por 37% do consumo total (International Energy Agency, 2015). No cenário brasileiro a proporção é similar, porém o setor dos transportes aumenta sua contribuição para 32,2% do consumo total de energia primária, atrás apenas do setor industrial com 32,5%, segundo dados do Balanço Energético Nacional – BEN de 2016. A aviação contribui com cerca de 3% para as emissões antropogênicas globais de GEE, enquanto dois terços das emissões da aviação podem ser atribuídos aos voos internacionais (Gössling e Upham, 2009). Frente ao aumento da demanda por voos comerciais domésticos e internacionais, os aeroportos estão se tornando grandes complexos aeroportuários, os chamados “aerotrópolis” ou “aeroporto-cidade”, aumentando a sua demanda energética total e os consequentes níveis de emissões atmosféricas associados.

motivação regulatória INTRODUÇÃO motivação regulatória Relação a ser avaliada (“elo perdido”) motivação voluntária

METODOLOGIA RSL

METODOLOGIA RSL

METODOLOGIA RSL

METODOLOGIA RSL

METODOLOGIA RSL

METODOLOGIA RSL

RESULTADOS RSL

RESULTADOS RSL

RESULTADOS RSL

RESULTADOS RSL

RESULTADOS RSL ANÁLISE DOS RESULTADOS ENCONTRADOS E CONCLUSÕES  O principal objetivo desta revisão é dar uma visão geral sobre gerenciamento das emissões e suas interações com as medidas de eficiência energética em aeroportos. Foi possível resumir contribuições dos principais artigos identificados. A informação disponível sobre o impacto da qualidade do ar diretamente associada aos aeroportos ainda é incerta, devido às lacunas na literatura. A maioria dos trabalhos se concentrou em escape do motor de aeronave durante os ciclos de LTO com associações com a fase de solo da aeronave, no que diz respeito ao aeroporto. Principais apontamentos: a) Aeroportos contribuírem com cerca de 5% das emissões globais de CO2 da aviação (95% das emissões de GEE dos aeroportos são emissões de CO2). b) Emissões relacionadas ao movimento de aeronaves são os maiores contribuintes no contexto aeroportuário; c) Devido à interdependência tecnológica de aeroportos e aeronaves, os aeroportos podem desempenhar um papel importante e fazer parte da solução global; d) A sustentabilidade ambiental do transporte aéreo não deve apenas ser avaliada com relação às aeronaves (contribuintes majoritários das emissões do setor), mas também deve considerar a complexa operação de aeroportos e suas interações com o meio ambiente; e) As emissões associadas às atividades aeroportuárias possuem característica locais e também um caráter global, associado com a geração de energia elétrica para consumo dos sistemas do aeroporto; f) Modelos específicos de dispersão são ferramentas amplamente utilizadas por operadores aeroportuários para realização de estudos de emissões; g) No campo de energia, somente a análise do edifício do terminal não seria capaz de expressar o seu verdadeiro impacto sobre o meio ambiente. Mesmo assim, trabalhos anteriores têm limitado a sua análise de desempenho de energia para o próprio edifício terminal; h) Uma das medidas mais importantes relacionadas à conservação e à eficiência energética nos aeroportos está associada à realização de uma auditoria energética das instalações. Com esta auditoria, a maneira como um aeroporto consome energia é analisada e torna-se mais fácil propor medidas para melhorar o desempenho energético; i) Nos estudos em aeroportos o consumo de energia é principalmente focado nos terminais, embora estes sejam apenas uma parte do aeroporto inteiro. Assim, uma maior profundidade em todos os aspectos que influenciam o desempenho energético em aeroportos é um promissor campo de investigação futura.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS