PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica Programa de Pós Graduação em Transportes Universidade de Brasília faculdade de tecnologia Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica Prof. Dr. Pastor Taco
INTRODUÇÃO Durante as duas últimas décadas, o consumo de energia primária e as emissões de CO2 cresceram 50% em todo o mundo (International Energy Agency, 2012). Esse rápido aumento no consumo de energia provavelmente terá um impacto ambiental significativo no futuro próximo e pode até causar problemas de abastecimento em algumas áreas. No cenário global, o setor de transportes é responsável por 29 % do consumo total de energia primária, à frente do setor residencial (22%) e atrás apenas do setor industrial, responsável por 37% do consumo total (International Energy Agency, 2015). No cenário brasileiro a proporção é similar, porém o setor dos transportes aumenta sua contribuição para 32,2% do consumo total de energia primária, atrás apenas do setor industrial com 32,5%, segundo dados do Balanço Energético Nacional – BEN de 2016. A aviação contribui com cerca de 3% para as emissões antropogênicas globais de GEE, enquanto dois terços das emissões da aviação podem ser atribuídos aos voos internacionais (Gössling e Upham, 2009). Frente ao aumento da demanda por voos comerciais domésticos e internacionais, os aeroportos estão se tornando grandes complexos aeroportuários, os chamados “aerotrópolis” ou “aeroporto-cidade”, aumentando a sua demanda energética total e os consequentes níveis de emissões atmosféricas associados.
motivação regulatória INTRODUÇÃO motivação regulatória Relação a ser avaliada (“elo perdido”) motivação voluntária
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RESULTADOS RSL ANÁLISE DOS RESULTADOS ENCONTRADOS E CONCLUSÕES O principal objetivo desta revisão é dar uma visão geral sobre gerenciamento das emissões e suas interações com as medidas de eficiência energética em aeroportos. Foi possível resumir contribuições dos principais artigos identificados. A informação disponível sobre o impacto da qualidade do ar diretamente associada aos aeroportos ainda é incerta, devido às lacunas na literatura. A maioria dos trabalhos se concentrou em escape do motor de aeronave durante os ciclos de LTO com associações com a fase de solo da aeronave, no que diz respeito ao aeroporto. Principais apontamentos: a) Aeroportos contribuírem com cerca de 5% das emissões globais de CO2 da aviação (95% das emissões de GEE dos aeroportos são emissões de CO2). b) Emissões relacionadas ao movimento de aeronaves são os maiores contribuintes no contexto aeroportuário; c) Devido à interdependência tecnológica de aeroportos e aeronaves, os aeroportos podem desempenhar um papel importante e fazer parte da solução global; d) A sustentabilidade ambiental do transporte aéreo não deve apenas ser avaliada com relação às aeronaves (contribuintes majoritários das emissões do setor), mas também deve considerar a complexa operação de aeroportos e suas interações com o meio ambiente; e) As emissões associadas às atividades aeroportuárias possuem característica locais e também um caráter global, associado com a geração de energia elétrica para consumo dos sistemas do aeroporto; f) Modelos específicos de dispersão são ferramentas amplamente utilizadas por operadores aeroportuários para realização de estudos de emissões; g) No campo de energia, somente a análise do edifício do terminal não seria capaz de expressar o seu verdadeiro impacto sobre o meio ambiente. Mesmo assim, trabalhos anteriores têm limitado a sua análise de desempenho de energia para o próprio edifício terminal; h) Uma das medidas mais importantes relacionadas à conservação e à eficiência energética nos aeroportos está associada à realização de uma auditoria energética das instalações. Com esta auditoria, a maneira como um aeroporto consome energia é analisada e torna-se mais fácil propor medidas para melhorar o desempenho energético; i) Nos estudos em aeroportos o consumo de energia é principalmente focado nos terminais, embora estes sejam apenas uma parte do aeroporto inteiro. Assim, uma maior profundidade em todos os aspectos que influenciam o desempenho energético em aeroportos é um promissor campo de investigação futura.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS