D. Manuel Ferreira Cabral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto do Aluno Propostas do CDS para significativa revisão do Estatuto do Aluno. Vão ser debatidas no Parlamento, na sexta-feira, 26 de Março, às 10H00.
Advertisements

REGIME JURIDICO DE FALTAS
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Cursos de Educação e Formação
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
ESTUDO ACOMPANHADO.
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Estágios Supervisionados
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Passar para a primeira página Reunião de Responsáveis Grupos/Equipas de NATAÇÃO 21 de Novembro de 2002 Gabinete Coordenador do Desporto Escolar Direcção.
Conveniada curso Positivo
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Reunião com os Encarregados de Educação
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Jardim-de-Infância de Quarteira nº3
Jardim-de-Infância da Abelheira
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Departamento do Ensino Secundário
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
RESUMO DOS ARTIGOS MAIS IMPORTANTES
EXAMES NACIONAIS INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
CONFAP Confederação Nacional da Associações de Pais AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Criado por: Francisco Oliveira – CONFAP / FRAP BRAGA Adaptação: Fernando.
Decreto Legislativo nº 286/89, de 29 de Agosto
Cursos de Educação e Formação
Escola Secundária Vitorino Nemésio
Trabalho de conclusão de curso
Escola EB 1/JI da Abelheira
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
25 de Setembro de 2014 TURMA 12º H
Colégio Manuel Bernardes
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Estatuto do Aluno Novas Realidades
Rio Verde - Goiás - Brasil
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Desde 1998 REUNIÃO DE PAIS 차 학부모회의.
Colégio Manuel Bernardes
Secretariado de Exames
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
Reunião de Encarregados de Educação Professora- Paula Bento
INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO 1.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Transcrição da apresentação:

D. Manuel Ferreira Cabral BEM-VINDOS à Escola B.S. Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano lectivo 2008/09

Parabéns a todos. Os vossos filhos já se encontram no 11. º ano Parabéns a todos! Os vossos filhos já se encontram no 11.º ano. Sucesso para esta nova etapa.

Carnaval - de 23 a 25 de Fevereiro. Calendário Escolar PERÍODO INÍCIO TERMO 1.º 22 de Setembro de 2008 18 de Dezembro de 2008 2.º 5 de Janeiro de 2009 27 de Março de 2009 3.º 14 de Abril de 2009 19 de Junho de 2009 Calendário Escolar Carnaval - de 23 a 25 de Fevereiro. Desporto Escolar - de 6 a 8 de Maio.

Cada Encarregado de Educação deve-se envolver e participar no processo educativo dos seus filhos! SUGESTÕES

Fazer perguntas aos filhos sobre a Escola.

Estimular e elogiar o esforço e os progressos e não apenas o resultado.

Respeitar os seus tempos livres.

Atender às horas de deitar, de forma a manter um mínimo de oito horas de sono.

Verificar os seus cadernos e dossiês

Estimular o estudo diário, com um horário definido

Criar hábitos de leitura

Alimentar-se convenientemente.

Deveres do aluno Assiduidade ( comparecer continuamente às aulas e outras actividades); Pontualidade ( respeitar o horário de início e termo das actividades escolares- os alunos do secundário têm, por norma, saída autorizada); Respeito; Responsabilidade; Honestidade.

Dever de assiduidade Falta é a ausência a uma aula de 90min (135min) ou a outra actividade de frequência obrigatória.

Faltas justificadas Doença do aluno, com atestado médico, se superior a 5 dias úteis; Nascimento de irmão; Assistência na doença a membro do agregado familiar; Isolamento profiláctico; Falecimento de familiar; Tratamento ambulatório (consultas);

Acto decorrente da religião; Participação em provas desportivas ou eventos culturais, nos termos da lei; Cumprimento de obrigações legais; Outro facto não imputável ao aluno.

Justificação de Faltas As justificações são feitas, por escrito, pelo EE ou pelo aluno, se for maior, ao director de turma. A justificação deve ser apresentada em impresso próprio até ao 5.º dia de aulas, após a falta. O director de turma pode pedir os documentos comprovativos que entenda necessários.

Faltas injustificadas As faltas são injustificadas quando: Não tenha sido apresentada justificação; A justificação tenha sido entregue fora de prazo; A justificação não tenha sido aceite; Seja resultado da ordem de saída da sala de aula, ou de aplicação de medida disciplinar.

Faltas injustificadas As faltas injustificadas não podem exceder o triplo de aulas semanais, por disciplina; Quando for atingido metade do limite de faltas injustificadas, os EE são convocados pelo director de turma; Ultrapassado o limite de faltas injustificadas, o aluno fica excluído da frequência na disciplina respectiva.

Medidas disciplinares O comportamento do aluno que se traduza na violação de um ou mais deveres específicos constitui infracção disciplinar. As medidas disciplinares têm objectivos pedagógicos, visando promover a formação cívica dos alunos.

Tipos das medidas disciplinares Advertência ao aluno; Ordem de saída de sala de aula; Advertência comunicada ao EE; Repreensão registada; Inibição de participar em actividades de complemento curricular; Suspensão da frequência da escola até 5 dias; Suspensão da frequência da escola de 6 a 10 dias; Expulsão da escola no ano lectivo.

A AVALIAÇÃO de final de período contempla os seguintes domínios: Valores /Atitudes (peso entre 5% a 15%) - participação nas aulas; - comportamento; - empenho; - pontualidade; - etc. Cognitivo-Científico (peso entre 85% a 95% ) - relatórios; - testes; - trabalhos de grupo; - questões de aula; - debates - etc.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO A entrega das provas escritas é feita num prazo máximo de dez dias úteis; Os pais devem assinar as provas de avaliação; A avaliação é contínua, pelo que no 2.º e 3.º períodos ter-se-á sempre em conta os períodos anteriores.

De 10 a 14 de Novembro de 2008 De 16 a 20 de Fevereiro de 2009 Avaliação Intercalar 1.º PERÍODO De 10 a 14 de Novembro de 2008 2.º PERÍODO De 16 a 20 de Fevereiro de 2009 Calendário Escolar A avaliação intercalar, no 2.º período, diz respeito, somente, a esse momento de avaliação.

Exames * Biologia e Geologia ( Turmas 1 e 2) Os alunos, no final do 11.º ano, realizam exames a 2 disciplinas, com um peso de 30% na avaliação final das mesmas: * Biologia e Geologia ( Turmas 1 e 2) * Física e Química A ( Turmas 1 e 2) * Geografia A e MACS ou Geografia A e Alemão (Turma 3) No 12.º ano, realizam exames a Português e a Matemática A (turmas 1 e 2) ou História A (turma 3).

Provas de Ingresso na Universidade Os alunos que pretendam concorrer à universidade têm de obter no(s) exame(s) uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Quadros de Honra Os alunos, para figurarem nos Quadros de Honra da Escola, no final de cada período: têm de obter média igual ou superior a 16 valores; não ter faltas injustificadas; não ter níveis negativos; não ter participações disciplinares comprovadas; e têm de estar inscritos a todas as disciplinas do respectivo ano.

Chamamos a atenção para a leitura do documento referido em baixo, que foi distribuído aos alunos.    ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO   11.º e 12.º anos

Documentos úteis Regulamento Interno; Projecto Educativo de Escola; Projecto Curricular de Escola; Princípios, Modalidades e Critérios de Avaliação. http://www.ebs-santana.pt/

“Não existem métodos fáceis para resolver coisas difíceis “ Descartes