A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA CAPES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Mestrado Profissional em Ensino de Física
A Pós-Graduação em Ensino de Física no IF-UFRJ
Bacharelado em Sistemas de Informação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP
Pós-Graduação em Saúde
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB Proposta de concessão de bolsas.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Estratégias para o desenvolvimento da PPG em Nutrição no País
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Gestão pedagógica em EaD
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Ensino Médio e Educação Profissional
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Transcrição da apresentação:

A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA CAPES Marco Antonio Moreira Instituto de Física da UFRGS Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre, RS moreira@if.ufrgs.br

CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Entidade pública (fundação) vinculada ao Ministério da Educação, com o principal objetivo de subsidiar o MEC na formulação das políticas de pós-graduação no Brasil. Criada em 1951. Conselho superior (15 membros) Conselho Técnico Científico (22 membros, 16 representantes de área) Presidência Diretoria de Administração Diretoria de Programas (bolsas) Diretoria de Avaliação (~2000 mestrados acadêmicos, ~100 mestrados profissionais e ~1000 doutorados em 2004)

Áreas e Grandes Áreas de Conhecimento na CAPES Oito Grandes Áreas Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas Engenharias Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Lingüística, Letras e Artes Uma Área Multidisciplinar Quarenta e quatro Áreas (A área de Ensino de Ciências e Matemática é a mais nova e ainda não está inserida em uma grande área) Representantes de Área (Coordenadores de Comissões e Consultores Científicos) Consultores ad hoc.

Cursos Existentes na Área de Ensino de Ciências e Matemática em Dezembro de 2006 Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUCRS Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde da UFRGS Mestrado em Ensino de Ciências da UFRPE Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde da UNIFESP Mestrado em Educação em Ciências e Saúde do NUTES/UFRJ Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde da FIOCRUZ Mestrado em Ensino de Geociências da UNICAMP Mestrado em Ensino de Ciências da UEM Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS Mestrado em Educação Matemática da PUCSP Mestrado em Ensino de Ciências, modalidades Física e Química, da USP Mestrado em Educação em Ciências da UNESP/Bauru Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFPA Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL Mestrado em Educação Científica e Tecnológica da UFSC Mestrado em Ensino de Matemática da UFRJ Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET/MG Mestrado em Ensino de Física da UFRGS Mestrado em Educação Matemática da UFMS Mestrado em Educação em Ciência e Matemática em UFG Totais: 21 mestrados acadêmicos, 16 profissionais e 08 doutorados. 45 cursos 33 programas

Cursos Existentes na Área de Ensino de Ciências e Matemática em Dezembro de 2006 Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUCSP Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET/RJ Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UFRGS Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde da UNIFESP Mestrado Profissional em Ensino de Química e Física da UnB Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática da UNIFRA/RS Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMINAS Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde e do Meio Ambiente do UNIPLI Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde da FIOCRUZ Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL/SP Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UNISAL Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFMS Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES Doutorado em Educação em Ciências da UNESP/Bauru Doutorado em Educação Científica e Tecnológica da UFSC Doutorado em Educação Matemática da PUCSP Doutorado em Ensino de Ciências da FIOCRUZ Doutorado em Ensino de Ciências da UNICAMP Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS Doutorado em Educação em Ciências da Saúde da UFRJ Doutorado em Ensino de Ciências da UEL

Comissão em 2003/2004 (Integrantes de Comissões) Marco Antonio Moreira (Representante de Área) Olival Freire Jr. (UFBA; Ensino de Física) Otávio Maldaner (UNIJUI, Ensino de Química) Tânia Maria Campos (PUCSP, Educação Matemática) Virgínia T. Schall (FIOCRUZ, Ensino de Biologia Marcelo Giordan (USP, Ensino de Química) Vivian Leyser da Rosa (UFSC, Ensino de Biologia) Flávia Teixeira dos Santos (UFRGS, Ensino de Química) Verônica Gomes Ferreira (UFPE, Ensino de Matemática)

Integrantes de comissões (cursos novos, qualis, avaliação continuada) em 2005 Marco Antonio Moreira (Representante de Área) Tânia M.M. Campos (Representante Adjunta) Flávia M. Teixeira Santos (UFRGS, Ensino de Química) Charbel Niño El-Hani (UFBA, Ensino de Biologia) Heloisa Bastos (UFRPE, Ensino de Física) Virgínia Schall (FIOCURZ, Ensino de Biologia) Ronaldo Nagem (CEFET-MG, Ensino de Biologia) Méricles Thadeu Moretti (UFSC, Ensino de Matemática)

Integrantes de comissões (cursos novos, qualis, avaliação continuada e trienal) em 2006/2007 Tânia Maria Mendonça Campos (PUCSP, Ensino de Matemática) Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS, Ensino de Química) Ronaldo Nagem (CEFET-MG, Ensino de Biologia) Virginia Torres Schall (FIOCRUZ, Ensino de Biologia) Charbel Niño El-Hani (UFBA, Ensino de Biologia) Otávio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ, Ensino de Química) Roberto Nardi (UNESP – Bauru, Ensino de Ciências) Célia Maria Soares Gomes de Sousa (UnB, Ensino de Física) José André Peres Angotti (UFSC, Ensino de Física) Lourdes Maria Verle (UEL, Ensino de Matemática) Regina Maria Pavanello (UEM, Ensino de Matemática) Antonio Vicente Garnica (UNESP-Bauru, Ensino de Matemática) Olival Freire Jr. (UFBA, Ensino de Física) Terezinha Valim O. Gonçalves (UFPA, Ensino de Ciências)

O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS-GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira moreira@if.ufrgs.br www.if.ufrgs.br/~moreira Por que? O que é? Características? Corpo docente? Currículo? Localização Peculiaridades Caráter profissionalizante

Por que? Porque os mestrados nas áreas específicas não atendem aos interesses dos professores que buscam pós-graduação stricto sensu.

O que é? Um mestrado para professores em exercício na educação básica, nas licenciaturas ou em disciplinas de outros cursos de graduação.

Características Específicos para uma certa área de conhecimentos Voltados à preparação profissional na área docente focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Trata-se de preparar, em nível de pós-graduação stricto sensu, o profissional para atuar na sala de aula e no sistema educativo 30 a 50% da carga horária do curso em disciplinas da área específica Formação didático-pedagógica relevante à especificidade da área, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação e o uso de tecnologias digitais Prática docente supervisionada Trabalho final de pesquisa profissional, aplicada, descrevendo o desenvolvimento de produtos ou processos de natureza educacional, visando à melhoria da área específica, gerando material que possa ser disseminado e usado por outros profissionais

Ênfase no conteúdo Qualidade ao invés de quantidade Atualização curricular Mais conceitualização e fenomenologia, menos formalização Transposição didática Tecnologias digitais, novas metodologias de ensino, tópicos contemporâneos

Corpo docente Doutores em ensino da área específica Doutores da área específica Doutores em educação ou psicologia da educação Doutores em áreas afins Contudo, a simples agregação de doutores não garante condições básicas para a oferta de um mestrado em ensino

Localização Em determinada unidade universitária Interunidades Interinstitucional ...

Duração e peculiaridades Bolsas Mestrado profissional e acadêmico Pesquisa Doutorado