27.Fev.2002Sistemas de Informação – Administração Pública 2001/20021 Sistemas de Informação Direcção GestoresContabilidadeFinançasComprasVendasArmazémProduçãoExpedição Clientes Fornecedores Governo Economia Empresa
27.Fev.2002Sistemas de Informação – Administração Pública 2001/20022 Sistemas de Informação Conjunto de componentes inter-relacionados que colaboram para resolver problemas organizacionais. Estes componentes recolhem, processam, armazenam e distribuem informação com a finalidade de facilitar: o planeamento o controlo a coordenação a análise a decisão
27.Fev.2002Sistemas de Informação – Administração Pública 2001/20023 Sistemas de Informação Entrada Recolha de dados correctos e completos Armazenamento ProcessamentoSaída Organização e manipulação dos dados, convertendo-os em informação de alto nível Comunicação de informação a utilizadores ou outros sistemas Teclado Rato Leitores de código de barras Leitores de cartões Scanners Câmaras de filmar Discos CDs Tapes ZIPs... Êcran Impressora Colunas de som Máquinas CNC...
27.Fev.2002Sistemas de Informação – Administração Pública 2001/20024 Ambiente Externo Organizações Sistemas de Informação Sistema de Informação Pessoas Tecnologia secções hierarquia cultura procedimentos formação motivação ergonomia Político Demográfic o Económico Social Resolver problemas criados por factores internos e externos
27.Fev.2002Sistemas de Informação – Administração Pública 2001/20025 Sistemas de Informação Produtividade Hardware Pessoas Software Tempo Perspectiva Sócio-Técnica – a tecnologia da informação, as organizações e os indivíduos passam por um processo de ajuste e descoberta mútuas. Alterações na tecnologia Mudanças na organização Formação dos funcionários
27.Fev.2002Sistemas de Informação – Administração Pública 2001/20026 Sistemas de Informação Nível Direcção Gestão Conhecimento Produção e Serviços Problema Organizacional Estratégico Tácticos Conhecimento Operações ProduçãoFinanças/ Contabilidade VendasRecursos Humanos