Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas

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Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 7 Qualificação da atenção dos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e ou Diabetes Mellitus na UBS de Grotas no município Cocal /PI Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas Orientadora: Stelita Pacheco Dourado Neta Apoiador: Leonardo Pozza dos Santos

INTRODUÇÃO No Brasil, as doenças cardiovasculares representam importantes problemas de saúde pública, pois são a primeira causa de morte no país. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM), doenças crônicas não transmissíveis são importantes fatores de risco das doenças cardiovasculares.

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO Cocal - PI 226 km de Teresina-PI População 27.163 habitantes (IBGE 2014) O Sistema de Saúde do município está composto por -13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) -01 NASF -01 Hospital(Hospital Joaquim Vieira de Brito) -SAMU

Caracterização da Unidade Básica de Saúde População Vinculada 1.225 (458 famílias) A UBS foi construída recentemente . Tem dois turno de atendimento e tem área de abrangência definida .

Caracterização da Unidade Básica de Saúde 1 Equipe de ESF composta por : 1 médico 1 enfermeira. 1 técnica de enfermagem. 3 agentes comunitários. 1 recepcionista. 1auxiliar de serviço gerais ou de limpeza. 1 motorista

Caracterização da Unidade Básica de Saúde. Recebe apoio de NASF (1 assistente social , 1 fisioterapeuta e 1 fonoaudióloga) 2 Nutricionista

Situação da ação programática antes da intervenção Não existia arquivo especifico para os registros dos atendimentos a este grupo.. Não havia adoção de manual ou protocolo específico; Não havia qualidade, controle ou monitoramento das ações do Programa HIPERDIA.

Objetivo Geral Qualificar a atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na UBS de Grota, Cocal/PI

Metodologia -Desenvolvemos ações nos 4 eixos programáticos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Logística Protocolo_Caderno n 36 e 37 do Departamento de Atenção Básica Estratégia para o Cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, respectivamente, publicados em 2013. Instrumentos de Registros Específicos (Prontuários individuais, Ficha-espelho, Cartão de Hipertensão e Diabéticos e o Livro de Registro de HIPERDIA e Ficha de Atendimento em Saúde Bucal.) Atualização dos dados do SIAB (Ficha A) e da ficha-B hipertensos e diabéticos dos ACS. Capacitação da equipe

Objetivos, Metas e resultados Objetivo 1: Ampliar cobertura dos hipertensos e/ou diabéticos.

Meta 1.1 Cadastrar 100% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Figura 1Cobertura do programa de atenção aos hipertensos na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 42 (40,0%) Mês 2_ 77 (73,3%) Mês 3- 105(100%)

Meta 1.2 Cadastrar 100% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 2 Cobertura do programa de atenção ao diabético na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 16 (47,1%) Mês 2_ 32 (94,1%) Mês 3- 34(100%)

Meta 2.1 Realizar exames clínicos apropriados em 100% dos Hipertensos. Objetivo 2:Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e diabéticos da Unidade Básica de Saúde Meta 2.1 Realizar exames clínicos apropriados em 100% dos Hipertensos. Figura 3 Proporção de hipertensos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 26 (61%) Mês 2_ 60 (77,9%) Mês 3- 85(81%)

Meta 2.2 Realizar exames clínicos apropriados em 100% dos Diabéticos. Figura 4 Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 13 (81,3%) Mês 2_ 29 (90,6%) Mês 3- 31(91,2%)

Metas 2.3 Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Figura 5 Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 15 (35,7%) Mês 2_ 34 44,2%) Mês 3- 52(49,5%)

Metas 2.4 Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Figura 6 Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo UBS jabuti/GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 7 (43,8%) Mês 2_ 17 (53,1%) Mês 3- 18(52,9%)

Meta 2.5 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: Alcançando,nos três meses da intervenção 100% de priorização de prescrição de medicamentos da farmácia popular para todos os pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados.

Meta 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos Figura 7 Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL. Resultado: Mês 1_ 25 (59,5%) Mês 2_ 59 (76,6%) Mês 3- 84(80%)

Meta 2.9. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos Figura 8 Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL Resultado: Mês 1_ 12 (75%) Mês 2_ 28 (87,5%) Mês 3- 30(88,2%)

Objetivos, Metas e resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos/ou diabéticos ao programa.

Meta 3.1 Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Figura 9 Proporção de hipertensos faltosos às consultas médicas com busca ativa. na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL No mês 1 tivemos 19 hipertensos faltosos à consulta agendada e aos 19 (100%) foram realizadas busca ativa. No Mês 2 forem 31 hipertensos e 30 (96,8%) foram buscados Finalizamos a intervenção com 38 hipertensos faltosos onde aos 38 (100%) foram realizadas as buscas ativas.

Meta 3.2 Proporção de diabéticos faltosos às consultas médicas com busca ativa. Figura 10 Proporção de hipertensos faltosos às consultas médicas com busca ativa na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL De acordo com a Figura 10 tivemos 4 diabéticos faltosos à consulta agendada e aos 4 (100%) foram realizadas busca ativa. No Mês 2 faltaram 9 diabéticos e 8 (88,9%) foram buscados e finalizamos a intervenção com 9 diabéticos faltosos onde aos 9 (100%) foram realizadas as buscas ativas graças ao trabalho dos agentes de saúde foi logrado a visita de todos os pacientes faltosos.

Objetivos, Metas e resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.

Meta 4.1 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Figura 11 Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL Resultado: Mês 1_ 37 (88,1%) Mês 2_ 72 (93,5%) Mês 3- 100(95,2%)

Meta 4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: Alcançamos nos três meses da intervenção 100% de registro adequado das informações nas Fichas espelho, prontuários e Planilha de Coleta de Dados a todos os diabéticos cadastrados.

Objetivos, Metas e resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiopulmonar.

Meta 5.1 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Figura 12 Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL Resultado: Mês 1_ 22 (52,4%) Mês 2_ 46 (59,7%) Mês 3- 71(67,6%)

Meta 5.2 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 13 Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na UBS GROTA. 2015 Fonte: Planilha de coleta de dados HAS e DM da UNASUS/UFPEL Resultado: Mês 1_ 11 (68,8%) Mês 2_ 23 (71,9%) Mês 3- 25(73,5%)

Objetivos, Metas e resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

Meta 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.3. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos. Resultados: Realizamos durante os três meses de intervenção, orientação nutricional sobre alimentação saudável, sobre a prática regular de atividade física, sobre os riscos de tabagismo e sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados.

Meta 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos 100% diabéticos cadastrados receberam orientação nutricional sobre alimentação saudável, sobre a prática regular de atividade física, sobre os riscos de tabagismo e sobre higiene bucal

Discussão Importância da intervenção Serviço Acolhimento mais eficaz Agendamento adequado das consultas Definição do papel de cada profissional Equipe Mais unida Mais organizada Mais capacitada Comunidade Mais perto da equipe Mais e melhor atendida

Discussão Intervenção incorporada na rotina do serviço. Novas informações registradas e monitoradas Novos protocolos à rotina do serviço Divulga-se atendimentos e atividades educativas

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem Dificuldades: Inserção em uma nova realidade. Dificuldades com o idioma. Dificuldades com o serviço de internet Facilitadores: Os Estudos de Prática Clínica , os Casos Clínicos Interativos e os Fóruns foram de grande importância para meu aprendizagem.

Obrigado !