UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5         Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria da Atenção aos usuários com HAS e/ou DM da UBS/ESF Posto de Saúde do Pacoval de Macapá/AP   Emílio Ahuar Gómez Linda Cristina Sangoi Haas Pelotas, 2015

Introdução O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil, Macapá é sua capital e maior município,conta com uma população de 437.256 habitantes,com 20 UBS na zona urbana e 3 UBS na zona rural,totalizando 23 UBS e 5 Unidades de Saúde da Família, totalizando 82 equipes de ESF. A estratégia conta com o apoio de 8 equipes de NASF,4 equipes para o serviço de Atenção domiciliar,alem de contar com 14 hospitais.

localização na área urbana ao norte de Macapá, denominada Pacoval,temos vínculo com instituições de ensino. seu horário de funcionamento é das 07h00min ás 17h00min horas. população adstrita de 12600 usuários. população alvo de 1916 hipertensos e 473 diabéticos.

Somos unidade de Saúde da Família tradicional com três equipes saúde da família (ESF), cada um atende aproximadamente de mais de 4500 pessoas, são compostas por um médico geral da família, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem e 10 agentes comunitários de saúde.

Melhoria da atenção aos usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus no UBS/ESF Posto de Saúde do Pacoval.

Metodologia Objetivos específicos: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Melhorar o registro das informações. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiovascular. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

LOGÍSTICA

Discussão e treinamento com a equipe relacionado com cadernos atualizados de Atenção Básica sobre HAS e DM.

Melhorar a qualidade do acolhimento e atendimento na atenção primaria da população alvo de hipertensos e diabéticos.

Procurar lugares adequados na comunidade para fazer reuniões com a associação de moradores e promover as ações planejadas.

Divulgar o programa por meio de palestras,grupo de hipertensos e diabéticos e roda de conversas na UBS e visitas domiciliares.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e /ou diabéticos.

Cadastrar 50% dos hipertensos e diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Cobertura de hipertensos e diabéticos do programa de hipertensão e diabetes.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos cadastrados. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos .

Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos. Proporção de hipertensos e diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo.

Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Proporção de hipertensos e diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde Proporção de hipertensos e diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada.

Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados. Proporção de hipertensos e diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico.

Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e /ou diabéticos ao programa.

Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Proporção de usuários hipertensos e diabéticos faltosos às consultas com busca ativa.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações relacionado com o Programa de Hipertensão e Diabetes da Unidade de Saúde.

Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento

Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.

Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura: Proporção de usuários hipertensos e diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clinico em dia.  

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. Figura: Proporção de usuários hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável.

Discussão Resultados alcançados na intervenção. Dificuldades encontradas. Importância da intervenção para a comunidade. Incorporação na rotina do serviço.

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem

OBRIGADO email: ahuargemilio@yahoo.com