Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitora: Aline Chemin Prof. Dr. Cassius Ruchert Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Materiais Comportamento.
Advertisements

6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Métodos de Correção de Camada Limite Métodos utilizados no Datcom e Métodos numéricos para resolução de Equações Diferenciais AED-27 – Aerodinâmica Supersônica.
Estudo de Repetitividade e Reprodutibilidade de Sistemas de Medição
Mecânica dos Materiais 2
O Processo de Poisson Série: Processos Estocásticos Disciplina: Métodos Matemáticos 1C Dennis S. Poisson, Sceaux, France.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 7 – Lei de Hooke para casos especiais.
Exercícios Cap. 8 Falha Qual a tensão máxima na extremidade de uma trinca que possui um raio de curvatura de 2,5x10 -4 mm e um comprimento de trinca.
Medições – parte I: Precisão.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Carregamentos Combinados (Projeto de Eixos e Árvores Contra Fadiga)
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
Análise Discriminante
METODOLOGIA DE PESQUISA:
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
FADIGA DOS MATERIAIS Jorge Luiz Almeida Ferreira Professores.
Simulação do processo de injeção por alta pressão
Manutenção Mecânica.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
Método da Diferença Central
ESCALA DIAGRAMÁTICA PARA AVALIAÇÃO DE SEVERIDADE DE
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
Sistemas de Controle III N8SC3
Pesquisa em Psicologia
(7) (8) (9) Em notação vectorial, as equações anteriores
Título do Trabalho (até 20 palavras)
Análise da Dissertação: Avaliação de Modelos Digitais de Elevação Gerados a partir de Sensores Remotos Orbitais Óptico (Aster) e Radar (Radarsat- 1, SRTM):
ROSSBY WAVE PROPAGATION IN A BAROTROPIC ATMOSPHERE
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
Leis de atenuação para o arquipélago dos açores para sismos de baixa magnitude (m
Exercícios Cap. 8 Falha.
Prof. Klecius Celestino
Logaritmos.
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Experimental and numerical true strain assessment on sheet
Métodos Numéricos de Determinação de Raízes: Bisseção, Secante e Newton-Raphson Professor.: Heron Jr.
Adriano Martins de Oliveira
Estudo do perfil fractal de fratura de cerâmica vermelha.
Modelo Espaço-Temporal José Ruy
Estatística Descritiva
Sérgio Luiz Manenti Influência de parâmetros computacionais e comportamento de descarga não-linear em simulação de retorno elástico “SPRINGBACK” Professor:
Introdução a solução das ambiguidades no PPP
Capítulo 04: Condução Multidimensional em Regime Permanente
Sérgio Luiz Manenti AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL E NUMÉRICA NO COMPORTAMENTO A FRATURA DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA Professor: Paulo Victor Prestes Marcondes.
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Entropia
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Matemática para Negócios
FLUÊNCIA EM METAIS.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
7 Resultados de Medições Indiretas
RESISTÊNCIA AO CHOQUE OU AO IMPACTO
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO FIGURA
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Entropia
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
AULA 6 RLN – Abr
AULA 4 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Logomarca da sua Instituição
Aplicação do Modelo de Regressão no Processo de Produção de Gasolina
Aula 4 de hidráulica II –determinação do diâmetro exato do rotor
Universidade Federal de Santa Catarina
TÍTULO DO PROJETO (Arial Narrow 18, negrito, caixa alta, espaçamento 1,0 e alinhado a direita) Nome dos Autores (Arial Narrow 14, espaçamento 1,15 alinhado.
Testes de Significância
Transcrição da apresentação:

Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos finitos Adriano Martins de Oliveira

Durante o processo de injeção, a fadiga térmica é um dos fator responsável do aparecimento de fissuras - estimado em aproximadamente 80%.

OBJETIVO Estudo da influência da fadiga térmica na superfície de matriz AISI H13 durante o processo de fundição alumínio sob alta pressão. Estudo estresses térmicos da matriz através de análise numérica computacional - Método de elementos finitos. O número de ciclos de vida da matriz foi obtido por um estudo analítico, através da equação de Basquin.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O material utilizado para a matriz foi aço AISI H13.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ABAQUS / Explicit usando um modelo axisymmetric. A malha com elementos tetraédricos com quatro nós (tipo C3D4H). Temperaturas (ΔT = 200 ° C e ΔT = 250 ° C). O uso uma pressão de injeção constante de 70 MPa

Resultados Propriedades Mecânicas AISI H13 Temperatura ambiente - n coef de endurecimento 0.042 Propriedades Mecânicas AISI H13 Temperaturas 250, 450 e 500C

Resultados Resistência à tração como função de temperatura do AISI H13.

RESULTADOS -Simulações (ΔT = 200ºC) - ABAQUS / Aplicação explícita -Critério de falha de Mises. - Tempo de 20 segundos Tensão térmicas de 600,96 MPa que é a amplitude máxima da térmica estresse e 377,43 MPa

RESULTADOS - Tempo de 20 segundos -Simulações (ΔT = 250 ° C) - ABAQUS / Aplicação explícita -Critério de falha de Mises. - Tempo de 20 segundos Tensão térmicas de 683 MPa que é a amplitude máxima da térmica estresse e 457 MPa

RESULTADOS - A amplitude de tensão diminui com o aumento do incremento de tempo. As amplitudes da tensão termica ficou abaixo da resistência à tração. Amplitude térmica no inicio do ciclo.

RESULTADOS_Basquim Determinação do número de ciclo de vida da matriz (Nf). -σ'f é o coeficiente de resistência à fadiga obtida em um teste de tração uniaxial. -b é o coeficiente de Basquin (UTS) (variando de -0,05 para -0.12). - n coef de endurecimento. - Nf é o número de ciclos para fratura e σmax e σmin são os estresses máximos e mínimos.

RESULTADOS_Basquim Para isso foi necessário o cálculo das Tensões Térmicas. As tensões teóricas e simulados estão divergentes. σa - qual é a amplitude teórica do estresse térmico σas - amplitude do estresse térmico obtido na simulação. σm - Média teórica do estresse térmico . Onde σmax_time é a média das amplitudes de estresse térmico dividido em incrementos de intervalo de tempo de 5 segundos. - hipótese definida a partir de os incrementos simulados (ΔT = 200 e 250 ° C).

RESULTADOS_Basquim Tendo uma média de 1.25 ciclos que não atende a experiência prática 130.000 ciclos. Uma nova abordagem foi feita, utilizando cálculos teóricos (Nf=9.7e20). Não atende a experiência por dados de relatórios prática 130.000 ciclos. Utilizando dados de literatura para o coef. De Basquim, também não foi obtido êxito.

Obtido experimentalmente por tensão axial. RESULTADOS_Basquim Foi proposto um coeficiente de correção (Y) para a equação de Basquim. Fazendo um calculo tendo o número de ciclos, e o coeficiente de endurecimento Obtido experimentalmente por tensão axial. - Através da nova Equação os coeficientes de 0,045 e 0,036 foi calculado para os gradientes de temperatura de ΔT 200 e 250 ° C.

CONCLUSÃO O estresse térmico tem uma influência direta sobre o número de ciclos de fundição sob pressão de alta pressão de alumínio (AISI H13). Verificou-se que a equação da Basquin não pode descrever a influência dos tensões térmicas no neste processo de fundição. Então foi proposto coeficientes de correção (Y). Deve ser destacado que o uso da proposta de correção de Basquin podem mostrar resultados satisfatórios relacionados à prática - válidos apenas para condições semelhantes de Este trabalho.