Márcia Figueiredo Consultor EAD

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Transcrição da apresentação:

Márcia Figueiredo Consultor EAD O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NAS MODALIDADES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL: PERCEPÇÕES DO RESULTADO DO ENADE 2014 EM PESQUISA QUANTITATIVA DA ABED Márcia Figueiredo Consultor EAD

Introdução Com a popularização do curso superior no Brasil, incluindo a oferta de cursos a distância, o número de vagas cresceu consideravelmente conforme pode ser observado pelas estatísticas do INEP/MEC (2014) (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação), e as instituições são motivadas por interesses diversos.

Novos Cenários no Ensino Superior Os impactos dos “estrangeiros” na economia, na cultura e nos indicadores educacionais nas instituições de ensino tem encorajado as instituições desenvolverem novas estratégias para atrair e manter os novos estudantes. Estes impactos podem ajudar não só no planejamento da instituição, bem como nas políticas educacionais do país. Ensino superior privado no Brasil apresenta cenário de concentração e domínio de investimentos de fundos internacionais. Como isso pode influenciar a qualidade da educação?

ABED A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), sociedade científica, sem fins lucrativos, apartidária, não governamental que tem como finalidades: o estudo, o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da educação aberta, flexível e a distância, em 17 de novembro de 2014, iniciou um Projeto de Pesquisa Quantitativa em Educação a Distância com Informações educacionais sobre a base de dados protegidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Justificativa A publicação tem os objetivos estratégicos de criar sinergia no ambiente acadêmico de EAD, provocando discussões sobre seus temas critícos e o planejamento que permita a solução de eventuais problemas comuns a toda a comunidade empenhada. Quer também municiar pesquisadores e pós-graduandos de dados para o estudo nos mais específicos temas do setor. Além disso, quer promover a integração e o diálogo entre instituições de educação, governos, órgãos de regulação, associações, alunos e representantes de todos os atores do ambiente da EAD.

ENADE 2014 O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Prova  10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas; 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

As questões estão assim distribuídas: Partes Número das questões Peso das questões no componente Peso dos componentes no cálculo da nota Formação Geral/Discursivas D1 e D2 40% 25% Formação Geral/Objetivas 1 a 8 60% Componente Específico/Discursivas D3 a D5 15% 75% Componente Específico/ Objetivas 9 a 35 85%

Resultados A pesquisa identificou 87.406 alunos Na EaD (Educação a Distância) foram 60.345 (69,0%) realizaram os exames; No Presencial foram 27.061 (31,0%). A pesquisa foi quantitativa descritiva e procurou demonstrar se a EaD na graduação é de qualidade inferior ou superior aos cursos presenciais.

Foram avaliados 24 Cursos no Enade 2014 Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Tecnologia em Redes de Computadores Matemática (Licenciatura) Letras-Português (Licenciatura) Letras-Português e Inglês (Licenciatura) Letras-Português e Espanhol (Licenciatura) Física (Licenciatura) Química (Licenciatura) Ciências Biológicas (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura) História (Licenciatura) Artes Visuais (Licenciatura) Geografia (Bacharelado) Geografia (Licenciatura) Filosofia (Licenciatura) Educação Física (Licenciatura) Ciência da Computação (Licenciatura) Sistemas de Informação Música (Licenciatura) Engenharia Civil Engenharia Elétrica Engenharia de Produção Engenharia Ambiental

Os três itens avaliados foram: Nota bruta na Formação Geral - Média ponderada da parte objetiva (60%) e discursiva (40%) na formação geral (0 a 100); Nota bruta no Componente Específico - Média ponderada da parte objetiva (85%) e discursiva (15%) no componente específico (0 a 100); Nota bruta da Prova - Média ponderada da formação geral (25%) e componente específico (75%) (0 a 100) Todos os 24 cursos analisados, a Nota Máxima e a Média dos estudantes individualmente nos três itens avaliados.

Foram 11 Áreas no item da Nota Bruta na Formação Geral a nota máxima maiores ou iguais na EAD

Foram 10 Áreas no item Média na Formação Geral na modalidade de Educação a Distância

Foram 14 Áreas no item da Nota Bruta na Componente Específico onde os estudantes avaliados com a Nota máxima maiores ou iguais na EAD

Foi 1 Área no item Média no Componente Específico na modalidade de Educação a Distância

Foram 12 Áreas no item da Nota Bruta Geral onde os estudantes avaliados com a Nota máxima maiores ou iguais na EAD

Foram 2 Áreas no item Média na Nota Bruta Geral onde os estudantes avaliados a média maiores na EAD

RESULTADOS GERAIS CURSO M0DALIDADE Nota máxima na Formação Geral Media Formação Geral Nota Máxima no Componente Específico Media Componente Específico Nota máxima da prova Média da Prova TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PRESENCIAL 92,20 53,18 77,80 32,63 79,30 37,78 DISTÂNCIA 98,20 55,46 81,80 29,76 85,10 36,20 TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL 84,30 50,43 78,30 48,89 72,40 49,29 94,20 50,92 88,20 45,17 87,10 46,62 TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES 89,90 53,48 78,70 39,81 79,20 43,24 87,30 58,51 80,00 44,56 48,06 MATEMÁTICA (LICENCIATURA) 98,00 50,32 80,10 26,01 80,20 32,10 54,09 73,80 24,16 77,40 31,66 LETRAS-PORTUGUÊS (LICENCIATURA) 51,57 91,20 37,97 91,10 41,38 96,00 52,45 79,00 36,40 81,70 40,43 LETRAS-PORTUGUÊS E INGLÊS (LICENCIATURA) 98,80 57,66 81,10 43,35 81,00 46,94 96,60 56,43 87,90 38,56 88,70 43,04 LETRAS-PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA) 89,10 51,77 72,80 35,04 69,10 39,23 52,10 82,90 32,90 79,50 37,71 FÍSICA (LICENCIATURA) 97,60 54,59 35,13 40,00 97,00 54,53 30,16 79,60 36,26 QUÍMICA (LICENCIATURA) 96,80 58,14 82,80 38,32 81,30 43,29 98,40 57,71 31,63 38,16 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) 56,83 41,30 45,19 56,11 86,30 37,35 85,70 42,05 PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 98,60 49,93 92,50 48,98 88,90 49,23 99,40 49,32 95,00 44,18 45,48 HISTÓRIA (LICENCIATURA) 96,40 54,45 37,98 88,60 42,11 53,32 31,80 85,80 37,19 ARTES VISUAIS (LICENCIATURA) 56,22 47,35 73,40 49,58 78,90 52,41 73,30 44,02 69,60 46,13 GEOGRAFIA (BACHARELADO) 94,60 63,61 83,10 52,35 80,60 55,17 88,50 60,03 75,80 40,08 73,20 45,09 GEOGRAFIA (LICENCIATURA) 97,20 57,68 77,30 38,61 79,90 43,39 53,04 82,10 31,42 81,50 36,83 FILOSOFIA (LICENCIATURA) 84,10 52,97 66,60 34,26 71,00 38,94 57,09 84,50 31,65 86,20 38,02 EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA) 51,05 84,20 43,98 83,30 45,76 51,03 85,00 40,63 82,50 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA) 95,40 53,60 50,55 81,40 51,33 54,62 86,10 46,83 48,79 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 56,90 76,10 40,76 77,00 44,81 60,30 79,10 39,91 45,02 MÚSICA (LICENCIATURA) 89,80 60,51 83,90 50,40 52,95 86,50 41,31 81,20 44,79 ENGENHARIA CIVIL 94,00 58,08 39,66 75,90 44,27 59,06 67,00 39,28 70,10 44,23 ENGENHARIA ELÉTRICA 57,93 65,20 35,05 68,50 40,77 87,70 54,06 54,40 34,15 58,40 39,14 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 93,40 58,63 72,90 39,40 77,20 44,22 91,40 55,93 31,51 68,40 37,63 ENGENHARIA AMBIENTAL 90,00 62,63 74,30 40,32 76,50 45,91 94,80 55,75 65,30 28,72 71,60 35,49

Obrigada! Márcia Figueiredo 16-99122-76246 marciaead@gmail.com CONSULTOR EAD www.consultoread.com.br