Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
NOVA ANDRADINA.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Curso de novas tecnologias na escola
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
O Aluno.
Evasão em Cursos A Distância.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Tipos de Tutoria.
Conceitos e Gerações de EAD
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Raquel da Silva Moreira Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos Autônomos. Teresópolis 2008.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
SITUAÇÕES.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Trabalho em Equipe.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes E-mail: bitan@cefetrs.tche.br

Alunos Virtuais: Vocês fazem parte da UAB do IFSUL E do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância (TSIaD)

Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda, o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo... “Como uma onda” Lulu Santos

O MUNDO mudou, as novas tecnologias de informação e comunicação estão aí, e estão sacudindo a escola, professores e alunos.

O que é Educação a Distância?

Educação a Distância (EAD): Segundo Moran, Educação a Distância é o processo de ensino e aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

Os paradigmas estão mudando...

Formador Tradicional Detentor de conhecimento Soberano Expõe conteúdos Interativo Facilitador, estimulador Companheiro, amigo Discute idéias, problematiza!

Aluno Tradicional Passivo Absorve conhecimento Estático Aprendizagem individual Interativo Ativo/Sujeito Constrói conhecimento Explora, participa, descobre Aprendizagem colaborativa

Qual é nossa sala de aula virtual?

O aluno on-line deverá adotar uma postura ativa, tornando-se sujeito da construção do seu conhecimento.

Para isso é fundamental deixar: Postura passiva Devendo ser Pró-ativo Determinado Disciplinado Organizado Sujeito de sua aprendizagem Autônomo Aberto a novas idéias Capaz de trabalhar de forma colaborativa

Fatores que afetam o papel ativo do aluno em cursos on-line: Deficiência no letramento eletrônico Falta de motivação Anos de ensino tradicional Falta de pré-requisitos

Os alunos de cursos on-line devem ter tempo para ler, pensar e participar de todas as atividades.

O que é o Estar Junto Virtual? É estar em rede explorando todas as potencialidades das TICs e do moodle, permitindo criar uma rede de aprendizagem colaborativa

É estar em rede, explorando todas as potencialidades das TICs e do moodle, permitindo criar uma rede de aprendizagem colaborativa.

Papel do aluno on-line Organizar e cumprir seu horário diário no Pólo. Ler o guia didático da disciplina em estudo Planejar e desenvolver ações Buscar solucionar suas dúvidas Errar e aprender com seus erros Trabalhar colaborativamente Estabelecer conexões

Papel do aluno on-line Participar de todas as atividades propostas no guia didático Refletir sobre o processo de aprendizagem Resolver problemas em grupo e individul- mente de forma autônoma em relação à busca, ao fazer e ao compreender Participar de todas as aulas presenciais Estar com todas as atividades propostas em dia

Nem tudo são flores... Existem algumas pedras que precisam ser retiradas: Instruções claras Dificuldade de administrar o tempo Falta de retorno das tarefas ou dúvidas Problemas técnicos e tecnológicos Motivação Sair da linguagem oral (oralidade), indo para linguagem escrita (texto)

Essas pedras serão retiradas por vocês alunos, junto com tutores e formadores.

Para pensar: “Apesar de tudo, à medida que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa nenhum”. Alvin Toffler

Sucesso, Garra e perseverança.