Fundação Estadual dos Povos Indígenas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direitos étnicos e coletivos dos povos e comunidades tradicionais
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
Estrutura Tecnológica e Serviços do NitVirtual do Planalto Norte Catarinense.
Profa. Adriana Diaféria
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Secretário Nacional de Juventude
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Educação Escolar Indígena
Proteção dos oceanos, de todos os tipos de mares e das zonas costeiras
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Plano Nacional de Cultura
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
COMITÊS 2011 / 2012
PRINCIPAIS PROJETOS DA AMAZÔNIA
Rio de Janeiro – outubro/2005
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Talentos para Inovação
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Um Banco da Amazônia.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Patrimonio Cultural Material de Campinas SP
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcelo José de Lima Dutra Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Gestão de território e Meio ambiente.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
 .
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
PNGATI e Segurança Alimentar Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Junho de 2015 Juan F. Negret Scalia CGETNO/FUNAI.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Patrimônio cultural.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Cadeia produtiva baseada nos recursos naturais da floresta amazônica Dimas José Lasmar ( D.Sc.) CESF/FUCAPI.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

Fundação Estadual dos Povos Indígenas Consolidação do NEAPI – Núcleo de Estudo e Análise sobre Propriedade Intelectual Indígena Fundação Estadual dos Povos Indígenas Bonifácio José Baniwa

Metas do projeto Implantar um Sistema de informação e comunicação básica sobre legislação para subsidiar as organizações e lideranças indígenas; Promover uma Campanha informativa junto a sociedade e organizações indígenas; Promover o apoio e capacitação das organizações indígenas; Promover capacitação da equipe técnica do núcleo da FEPI.

Descrição . NEAPI – núcleo ligado a Coordenadoria de pesquisa e cultura, dentro da política institucional da linha de ação do Programa direito e cultura; . Proteção do saber milenar dos povos indígenas.

Atividades e Resultado Alcançados Bancos de dados em 4 línguas, sobre legislação internacional, nacional de apoio aos povos e organizaçoes indígenas; Cartilha sobre biodiversidade em 4 línguas indígenas inicialmente(Tikuna, Nhengatu,Satere e Tucano); Curso sobre direito indígenas e marcos legais; Participação e intervenção na discussão sobre propriedade intelectual, fazendo parte da rede norte. Conferencia dos Pajés; Programa Pesquisa FEPI e INPA.

Atividades e Resultados Alcançados CONSENTIMENTO PREVIO INFORMADO DE 6 PROJETOS Dossiê sobre artesanato Abertura do processo de registro do artesanato Tikuna como patrimônio cultural do Brasil , no livro dos saberes do IPHAN. Bolsistas do NEAPI Contrapartida do Governo do Estado

Dificuldades e Recomendações 50% do previsão do projeto foi cortado Exigência do CNPq e os editais Continuidade do Trabalho do NEAPI; RH e garantia do Gerente do Núcleo pela FEPI; Importância e funcionamento efetivo do NEAPI e apoio do CNPq.

Situação Atual NEAPI, abertura de processo de registro de artesanato Ticuna Tradução de cartilha sobre proteção do conhecimento Tradicional na Pesquisa em mais três línguas indígenas. Sub-procuradoria para cuidar do NEAPI a partir do 2006.

Núcleo e Escritório FEPI e vinculado a SDS, que coordena Programa Zona Franca Verde Programa Amazonas Indígena especifico voltado aos Povos Indígenas. Através de suas linha de ação de direito e cultura , onde funciona o Núcleo.

Desafio dos Povos Indígenas Desenvolver as terras indígenas, com tecnologia apropriadas,com uso de recursos naturais e manejo de ecossistema, a partir das técnicas tradicionais de conservação e preservação do ambiente. WWW.FEPI.GOV.BR