GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

SEMINÁRIO “Política da Alta Complexidade”
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Secretaria de Estado da Saúde
PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA Secretaria de Estado da Saúde
5° ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE MODELO DE GESTÃO
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Sistema Único de Saúde.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Pacto pela Saúde e Plano Estadual de Saúde Operacionalização
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS PARTE II
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Seminário Nacional de Disseminação de Experiências Inovadoras no SUS
ESTADO DO CEARÁ Ceará Fortaleza
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Divisão territorial e hierarquização dos serviços de saúde de Mato Grosso do Sul
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - IV PARTE II abril/2004.
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
ENTORNO SUL.
Estado do Amapá: Uma Experiência no Uma Experiência no Processo de Habilitação na NOAS na NOAS Apresentação: Dr. Ronaldo Dantas.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
OPERACIONALIZAÇÃO DA NOAS NO ESTADO DE ALAGOAS
Maria do Carmo Paixão Rausch Diretora de Programação Assistencial
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Sistema Único de Saúde - SUS
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
NOAS.
POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE Panorama do SUS em Santa Catarina
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE PDR /2002

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA ESTADO DO PARÁ ASPECTOS GEOGRÁFICOS – LOCALIZAÇÃO, ÁREA E LIMITES. O Estado do Pará é o segundo maior estado brasileiro, com uma área de ,5 km², o que representa 14,65% de todo o território brasileiro e 45,27% da Região Norte. Todo o litoral paraense, com 562 km de extensão, é banhado pelo Oceano Atlântico. Está situado na Região Norte do Brasil. Faz limites, ao Norte com o Estado do Amapá, a Guiana e o Suriname; ao Sul com o Estado do Mato Grosso; ao Oeste com o Estado do Amazonas; ao Sudoeste com os Estados do Amazonas e Mato Grosso; ao Sudeste com o Estado do Tocantins; ao Noroeste com o Estado de Roraima e Guiana; ao Nordeste com o Oceano Atlântico e ao Leste com o Estado do Maranhão.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA MESORREGIÕES DO ESTADO DO PARÁ SITUAÇÃO DE HABILITAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 44 – GESTÃO PLENA DO SISTEMA 98 – GESTÃO PLENA DA ATENÇÃO BÁSICA 01 – NÃO HABILITADO

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA NORMA OPERACIONAL DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE/SUS NOAS – SUS I - BASE LEGAL Portaria GM/MS nº 95, de 26 de janeiro de 2001 Portaria GM/MS nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 Aprova a Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS – SUS Cessa os efeitos da Portaria GM/MS nº 95 Atualiza as definições constantes da Portaria GM/MS nº 95, no que concerne à regulamentação da assistência à Saúde

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA II - DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO Portaria nº 010/ SESPA, 19 de março de 2001 Institui a Comissão de Elaboração do Plano Diretor de Regionalização do Pará Metodologia adotada para a elaboração do PDR => Fundamentada em quatro eixos principais: Elaboração de uma base diagnóstica, com objetivo de configurar a realidade sanitária do estado e os principais aspectos a ela relacionados; Difusão da NOAS e dos requisitos para a elaboração do PDR, buscando a participação mais ampla possível dos atores envolvidos no processo; Estabelecimento de parâmetros de assistência à saúde para o Estado do Pará; Levantamentos e análises da assistência à saúde no estado para fins de subsidiar o desenho do PDR.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA III - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS EM GESTÃO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL 44 municípios habilitados em GPSM pela NOB SUS 01/96, apenas 06 em condições de atendimento segundo preceitos da NOAS IV - DO DESENHO APROVADO -> REGIONALIZAÇÃO 09 Polos Regionais; 34 Regiões de Saúde; 62 Módulos Assistênciais; Obs.: Adequação dos conceitos da NOAS à realidade do Estado Região de Saúde Denominar a Unidade Territorial de Qualificação, definida na NOAS-SUS 01/2001 como a menor unidade de planejamento acima do Módulo Assistencial

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA Polo - Referências para Assistência a Saúde

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA VI - DAS ETAPAS PÓS QUALIFICAÇÃO Termo entre Entes Públicos Cronograma de Avaliação dos demais municípios com vistas à habilitação e/ou adequação pela NOAS SUS ½ e redesenho do PDR Implementação do PDI Qualificação das Regiões Acompanhamento e Regulação do SUS no Estado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA VII - DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DO ESTADO Após cumprido os requisitos legais conforme NOAS, o Estado do Pará, teve seu processo de qualificação aprovado em reunião da CIT do dia 20/06/2002, formalizado através da Portaria nº 1262/MS, de 10/07/2002 publicada no DOU nº 132 de 11/07/2002

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA ESTADO DO PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA ESTADO DO PARÁ – POLOS ASSISTENCIAIS (SEDE) 6 Belém Capanema São Miguel do Guamá Breves Tucuruí Marabá Altamira Santarém Redenção

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 1 - POLO REGIONAL METROPOLITANO

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 2 - POLO REGIONAL ATLÂNTICO

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 3 - POLO REGIONAL GUAMÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 4 - POLO REGIONAL MARAJÓ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 5 - POLO REGIONAL TOCANTINS

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 6 - POLO REGIONAL CARAJÁS

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 7 - POLO REGIONAL XINGU

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 8 - POLO REGIONAL ARAGUAIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA 9 - POLO REGIONAL TAPAJÓS

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA VIII - DA PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE – PPI Todo o processo de discussão e alocação dos recursos federais para Assistência à Saúde, levou em consideração o desenho aprovado, como forma de garantir o fluxo do atendimento pactuado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA PROGRAMAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE PPI/2002

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA PROCESSO DE PROGRAMAÇÃO DA ASSISTÊNCIA I - BASE LEGAL Norma Operacional Básica – NOB-SUS 01/96 Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS-SUS 01/2002 Portaria nº 1.020, de 31 de maio de 2002  Instrumento de fortalecimento da capacidade de gestão no SUS;  Traduz a responsabilidade de cada Município garantindo o acesso da população aos serviços organizados segundo o PDR;  Respeita a autonomia de cada gestor: Município elabora a sua programação O Estado organiza e compatibiliza e incorpora as ações sob sua responsabilidade

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA II - OBJETIVOS  Assegurar a alocação de recursos para atendimento das necessidades da população;  Explicitar os recursos federais, estaduais e municipais destinados ao financiamento das ações e serviços de saúde;  Consolidar o papel das secretarias estaduais de saúde na coordenação, regulação, controle e avaliação geral do sistema estadual de saúde;  Definir os limites financeiros globais para assistência de todos os municípios

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA III - DIRETRIZES GERAIS  Integrar o processo geral de planejamento em saúde de Estados e Municípios Planos Estadual e Municipal de Saúde serviços de saúde; Agenda de Saúde Quadro de metas  Assegurar que a memória da pactuação das metas físicas e financeiras/intermunicipais, integrará o Termo de Garantia de Acesso

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA IV - INSTRUMENTOS Organização e Programação da Assistência SISPPI V - PACTUAÇÃO  Instâncias Gestoras Conselhos Municipais de Saúde Comissão Intergestores Bipartite Conselho Estadual de Saúde

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA VI - RECURSOS PACTUADOS Recursos Federais Recursos Estaduais Recursos Municipais VII - ÁREAS PROGRAMÁTICAS Atenção Básica Ampliada Assistência Ambulatorial de Média e Alta Complexidade Assistência Hospitalar

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA V III - ETAPAS  Designação pela SES de Comissão Representação do COSEMS Representante da SES/PA  Proposta de Instrumentos, Parâmetros, Critérios e Cronograma para elaboração da Programação  Proposta Físico-Financeira, demonstrando a distribuição dos Recursos Financeiros Federais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA I X - PARÂMETROS  Sistema de Informação Ambulatorial - SIA MÉDIA COMPLEXIDADE Média Complexidade Nível I 4,57 percapta/ano Média Complexidade Nível II 1,95 percapta/ano Média Complexidade Nível III 2,12 percapta/ano Tratamento Fora de Domicílio (TFD) 1,00 percapta/ano ALTA COMPLEXIDADE  Hemodinâmica ,80  Terapia Renal Substitutiva (TRS) ,00  Radioterapia ,00  Quimioterapia ,64  Ressonância Magnética ,68  Medicina Nuclear ,68  Tomografia Computadorizada ,72  Hemoterapia (Gestão Estadual) ,30  Patologia Clínica Especializada ,72  Radiodiagnóstico ,00

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA  Sistema de Internação Hospitalar Internação 8% da população Média Complexidade 7,24% Alta Complexidade 0,76%

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA X - LIMITE FINANCEIRO DOS RECURSOS FEDERAIS – PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria Especial de Estado de Proteção Social Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – PDR-PA XI - ACOMPANHAMENTO DO TETO FINANCEIRO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL E HOSPITALAR