“A importância da literacia para uma maior cidadania “A importância da literacia para uma maior cidadania. Comunicar e capacitar a população” Cristina Vaz de Almeida | ISPA Mestre em Comunicação em e.learning Pós Graduada em Marketing II International Workshop: "Health and Citizenship: Equity in maternal-child healthcare in times of crisis", ISCTE, 28 Fev 2014
International Adult Literacy Survey (IALS) Canadá - 1995 O conceito de literacia é definido como: A capacidade do indivíduo «FUNCIONAR EM SOCIEDADE»
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Literacia em Saúde como o conjunto de competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para acederem, compreenderem e usarem informação de forma a que promovam e mantenham boa saúde;
DADOS GERAIS – 2006 INSTITUTE OF MEDICINE (IOM) E DO COMITÉ PARA A LITERACIA EM SAÚDE - CONCLUSÕES Mais de 90 milhões de adultos não têm competências em literacia para aceder aos sistemas de saúde. Harvard School of Public Health,Department of Society, Human Development, & Health Rima E. Rudd, Sc.D. Health Literacy Studies CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
IOM - 9 em 10 adultos poderão ter falta de competências para gerir a sua saúde e prevenir a doença» . CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
A literacia está relacionada com os níveis de competências funcionais. ∞ Competências em literacia não têm a ver com a inteligência. (Doak, Rooter) CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
«As pessoas com baixa literacia tendem a ler uma palavra de cada vez». ∞ «Geralmente saltam as palavras que não compreendem» (Anderson 1985) «Não dividem a informação em classes de informação ou categorias» (Doak, Rooter)
«A falta de uso e prática atrofia as pessoas» «Estudos mostram que, em média, os adultos lêem 3 a 5 níveis mais baixos comparativamente aos anos de escolaridade. O desuso e a falta de prática, atrofiam as competências dos adultos» (Doak, Rooter)«Teaching patients with low literacy skills» 2nd edition «A falta de uso e prática atrofia as pessoas»
Porque as pessoas … Apesar de conseguirem DESCODIFICAR palavras, frases e até textos, muitas pessoas não conseguem usar a informação escrita contida em livros, jornais, folhetos, suportes digitais, etc. Apesar de conhecerem os números, grande parte das pessoas não consegue fazer cálculos simples. SEMIME 2014 - CVA
LEGIBILITY E READABILITY - CONCEITOS 2 aspectos centrais em literacia são os conceitos de: LEGIBILIDADE (ou legibility) e de LECTURABILIDADE (readability - uma tradução possível. SEMIME 2014 - CVA
Legibility e readability - relação Legibilidade relaciona-se com a percepção visual e Lecturabilidade com a compreensão intelectual do texto SEMIME 2014 - CVA
A LEGIBILIDADE é a facilidade em realizar a descodificação. Legebilidade A LEGIBILIDADE é a facilidade em realizar a descodificação. É a capacidade de DISTINÇÃO DAS LETRAS, distinguindo umas das outras.
Readability - lecturabilidade Quando se fala de 'lecturabilidade' (ou 'apreensibilidade') refere-se à capacidade e apetência de um texto para ser lido, de facilitar a compreensão do seu conteúdo. SEMIME 2014 - CVA
NÍVEIS NO PROCESSO DE LEITURA LINGUAGEM ORAL E OUTROS PRE -REQUISITOS DESCODIFICAÇÃO COMPREEENSÃO LITERAL RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, RESPOSTA COGNITIVA-AFECTIVA INFERÊNCIA PENSAMENTO CRÍTICO EXPERIÊNCIA LÓGICA DE LINGUAGEM
Legibility e readability Legibilidade percepção Visual Lecturabilidade compreensão Intelectual do texto CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
Com a promoção da literacia em saúde pretende-se que a informação e educação em saúde conduzam a uma maior capacitação (empoderamento) dos cidadãos para a gestão e promoção da sua própria saúde. Anders Olauson - Presidente do Fórum Europeu dos Doentes
Empoderamento das pessoas, significa que elas também têm de participar no seu processo de saúde e contribuir para uma melhor saúde individual e social.
Os Factores de sucesso Anders Olauson, presidente da associação europeia de doentes: a Educação; a informação aos Media; a melhoria da Mobilização Social; o Activismo e Associativismo.
Na sua vivência, a pessoa torna-se cidadão quando intervém na realidade em que vive.
Dois dos pilares da Carta de Ottawa (1986) referiam-se à «Necessidade de reforçar Ações na comunidade» e de «Capacitar as pessoas» para poderem tomar decisões em saúde.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016 «A evolução positiva da saúde materna e infantil em Portugal tem sido referida como exemplo. A OMS (WHO, 2008) considera Portugal um dos países mais bem sucedidos na redução consistente das mortalidades, em especial da perinatal, infantil, dos 1 aos 4 anos e materna.
«No entanto, a sustentabilidade destes resultados está dependente da evolução social. A idade materna, o tratamento da infertilidade e o tabagismo são causas de maior número de gestações de risco, mais prematuridade e mais recém-nascidos com baixo peso e atraso de crescimento intrauterino12, situações com possível impacto em saúde pública» (Plano Nacional Saude 2011-2016)
PLANO NACIONAL DE SAUDE 2012 -2016 PORTUGAL
Auto apreciação do estado de Saúde Na população portuguesa, tanto nos homens como nas mulheres, parece registar-se uma mudança positiva da auto-apreciação do estado de saúde. Os r e s u l t a d o s evidenciam uma RELEVÂNCIA DE GÉNERO: a diferenciação homens/mulheres não é apenas BIOLÓGICA mas também é SOCIAL E CULTURAL. Fonte: Indicadores SNS – 30 anos
UNICEF – 2009 – RELATORIO: CRIANDO UM AMBIENTE DE APOIO PARA A SAÚDE MATERNA E NEONATAL «Sem que sejam empreendidas ações voltadas para as questões de género, que enfrentem a discriminação, as desigualdades e os abusos contra as mulheres e principalmente contra meninas, as ações de apoio aos cuidados primários de saúde poderão resultar muito menos eficazes, menos sustentáveis ou até mesmo menos possíveis. Fonte: CRIANDO UM AMBIENTE DE APOIO PARA A SAÚDE MATERNA E NEONATAL, «Unicef 2009
Lutar pela igualdade de género, maior CIDADANIA das mulheres «a discriminação de género transmitida de geração em geração por normas de tradição cultural, económicas, sociais e políticas – tem inúmeros efeitos perniciosos. Pode negar às meninas e às mulheres o acesso à educação que, segundo as pesquisas, poderia reduzir sua exposição aos riscos de morte materna e de bebês.» Fonte: CRIANDO UM AMBIENTE DE APOIO PARA A SAÚDE MATERNA E NEONATAL, Unicef 2009
Lutar pela igualdade de género, maior cidadania das mulheres «O aumento da participação das mulheres em processos fundamentais de tomada de decisão em relação a empregos e à vida política, é um fator crítico para a melhoria das condições de saúde materna e neonatal» Fonte: CRIANDO UM AMBIENT E DE APOIO PARA A SAÚDE MATERNA E NEONATAL, Unicef 2009
Quantos preconceitos existem sobre a baixa literacia??? … CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
Preconceito sobre Literacia Factos Os baixos níveis de literacia existem nos países em desenvolvimento mas não na Europa. Um em cada cinco ADULTOS EUROPEUS não adquiriram a literacia necessária para participar plenamente na sociedade moderna. CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
Preconceito sobre Literacia Factos Os baixos níveis de literacia são um problema importado pelos migrantes, mas não afetam as pessoas que nasceram e cresceram nos países europeus. A grande maioria das crianças e dos adultos com fracos níveis de literacia nasceram, cresceram no país em que vivem e utilizam a língua de instrução como língua materna. CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
CAPACITAÇÃO, PARTICIPAÇÃO ATIVA, EMPOWERMENT O REFORÇO DO PODER E DA RESPONSABILIDADE DO CIDADÃO EM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA, reforça-se através da PROMOÇÃO DE UMA DINÂMICA CONTÍNUA DE DESENVOLVIMENTO que integre: LITERACIA EM SAÚDE CAPACITAÇÃO, PARTICIPAÇÃO ATIVA, EMPOWERMENT (PNS 2012-2016)
(PNS 2012-2016) Produção e partilha de informação e conhecimento (LITERACIA EM SAÚDE) Cultura de pro-atividade, compromisso e autocontrolo do cidadão (CAPACITAÇÃO/PARTICIPAÇÃO ATIVA) Máxima responsabilidade e autonomia individual e coletiva (EMPOWERMENT)
OPORTUNIDADES DECORRENTES DA PROMOÇÃO DE CIDADANIA EM SAÚDE: PARA O CIDADÃO O cidadão é um agente social de mudança, de intervenção na realidade em que vive.
Comunicar e capacitar a população. COMO? A importância da literacia para uma maior cidadania. Comunicar e capacitar a população. COMO?
1º passo: A importância da segmentação dos públicos
CLAREZA na SEGMENTAÇÃO O público-alvo tem de estar bem identificado. É indispensável saber para quem estamos a comunicar e a preparar os conteúdos. Profissionais de saúde? Mulheres gravidas? Cuidadores informais, pessoas com deficit cognitivo?..... CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
Contribuir para a COMPREENSÃO das mensagens COGNITIVOS SENSORIAIS VISUAIS ESTÍMULOS
Estímulos diversos obrigatórios Videos Textos, word, pdf, ppt Audios Fotos, Imagens Links para webs
EVENTOS
ARTIGOS/ESTUDOS PUBLICADOS
RELATÓRIOS
FOLHETOS E CAMPANHAS
Eventos, POSTERS CALL FOR PAPERS
Noticias publicadas nos Media
BLOGS INFORMATIVOS Sugestões para melhorar a comunicação com mulheres grávidas
2º passo - A importância da linguagem clara - acessível
Em todos os meios, uma regra: Linguagem Acessível
O que é uma linguagem acessível? Linguagem acessível, é a comunicação que os utilizadores entendem à primeira.
A capacidade das pessoas de compreenderem informações está relacionada com a clareza da comunicação. CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
ESCREVER CLARO _ COMISSÃO EUROPEIA 2013 Guia da linguagem clara ESCREVER CLARO _ COMISSÃO EUROPEIA 2013 http://ec.europa.eu/translation CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
PALAVRAS SIMPLES CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
USE VERBOS ELIMINE SUBSTANTIVOS CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
USE VERBOS CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
USE PALAVRAS SIMPLES E OBJECTIVAS O GUIA pode ser consultado em http://ec.europa.eu/translation Publications Office Graphic Design Service — Layout made by DGT.02 CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2014
Regras básicas para construir documentos
O que é um texto confuso? Por ex: Sem espaços; Letra pequena; Sem paragens Com muitas ideias num mesmo espaço reduzido;
O que é um texto confuso. Por ex:
O que consideramos um texto CONFUSO e pouco acessível? MISTURAR FRASES COM LETRAS maiúsculas E MINÚSCULAS; Com fontes e formatos diferentes; Com demasiadas cores;
O que consideramos um texto confuso e pouco acessível? Muitas frases em itálico…itálico…itálico..itálico Muitos sublinhados…;
Controle a quantidade de informação Deixar bastante espaço em branco ao redor das margens e entre as sessões. SIMPLICIDADE – site saúde NHS.uk
Use linguagem acessível = simples Evite complexidade de discurso que esteja além do nível de compreensão do seu destinatário. Use frases simples com sujeito-verbo-objeto. CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
Use linguagem acessível = simples Quanto mais básica uma palavra for, melhor será a possibilidade de que ela seja entendida. Por exemplo, "GRANDE" é uma escolha melhor do que "IMENSO"; "LIVRO" é uma escolha melhor do que «LITERATURA»… http://pt.wikihow.com/se-Comunicar-com-uma-Pessoa-com-Transtornos-Mentais http://www.cedipod.org.br/quando.htm CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
«é necessário» para dar indicação para as acções; Use a palavra «deve» e «é necessário» para dar indicação para as acções; SEMIME 2014 - CVA
Evite «jargões» técnicos quando comunica/lida com o público em geral: Ex: «os aportes teóricos da Sociolinguística Interelacional para a contextualização dos cenários e discussão do comportamento verbal das situações de trabalho»!!!!! SEMIME 2014 - CVA
Limite o número de mensagens (2 ou 3 mensagens principais SEMIME 2014 - CVA
Divida os textos em pequenos blocos, com vários subtítulos; Dê espaçamento (arejamento) ao texto; SEMIME 2014 - CVA
Não corte palavras entre linhas; Destaque as ideias principais; Use «bullets» em vez de letras maiúsculas em todo o texto SEMIME 2014 - CVA
Não use sombras ou padrões confusos debaixo do texto; Faça um bom contraste entre a fonte e o fundo do suporte; SEMIME 2014 - CVA
Não use sombras ou padrões confusos debaixo do texto; Nos documentos (folhetos, formulários e sites…): Não use sombras ou padrões confusos debaixo do texto; Faça um bom contraste entre a fonte e o fundo do suporte; SEMIME 2014 - CVA
Use fonte «sans serif» na fonte do computador. Arial/Calibri Letra redonda, legível
Se fizer um documento para computador (transformar em pdf e coloca-lo on line) não divida em colunas pequenas- dificulta leitura; Evite fazer o scroll; ,
Limite o comprimento da linha entre 40 e 50 caracteres; Garantir que o comprimento do texto na página se ajusta ao tamanho da janela
Deixar bastante espaço em branco ao redor das margens e entre as sessões.
Utilize pelo menos fonte de 12 pontos/texto; Tamanho das fontes Utilize pelo menos fonte de 12 pontos/texto; 16 a 18 pontos nos subtitulos 20 a 24 pontos nos Titulos SEMIME 2014 - CVA
Pergunta:……… Resposta:……… Nos documentos Coloque o texto tipo «Pergunta – Resposta», pois ajuda a leitura e compreensão; Pergunta:……… Resposta:……… SEMIME 2014 - CVA
Qual o comportamento positivo que posso induzir? Focus nos comportamentos e ações, em vez de ser nas teorias, isto é: Qual é o comportamento que desejo que o meu «alvo» tenha? SEMIME 2014 - CVA Qual o comportamento positivo que posso induzir?
A importância das imagens acessíveis
Use desenhos simples e orientadores da informação em causa; CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
Certifique-se de colocar as imagens no contexto; Ilustrar bem - Ao ilustrar partes do corpo interno, por exemplo, incluir a parte externa do corpo; As legendas são informações - chave; O cérebro humano está localizado na cabeça
Mostre a mensagem principal na parte da frente dos materiais; Use imagens que ajudam a transmitir a sua mensagem e familiares ao público- alvo; CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
imagens familiares CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
Uso de imagens familiares CVA/COMUNICAÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE/2013
CAPACITAR AS PESSOAS para poderem tomar decisões em saúde CIDADANIA Nos pilares da CARTA DE OTTAWA (1986): NECESSIDADE DE REFORÇAR AÇÕES NA COMUNIDADE CAPACITAR AS PESSOAS para poderem tomar decisões em saúde CIDADANIA com maior LITERACIA.
Obrigada! Cristina Vaz de Almeida cvalmeida@iol.pt