Ciência /07/2017 Paulo Simões Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ( ) GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT Ciência 2010– 6.
FATEC Analise e desenvolvimento de sistemas. Prof. Norton Glaser  Formado pela UNICAMP  Professor universitário desde 2005  Ministro aulas na Fatec.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Biologia e Geologia de Matosinhos – 8 Jul 2016 Experiment…ANDO com Ciência em Perafita.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Recepção na Universidade de Lisboa
Projeto de Extensão Unisul
Universidade Técnica de Lisboa
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar
A afirmação da Europa.
Sustainability in changing societies
TEMA: DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Marcos Rogério de Souza
Universidade de Coimbra: Estrutura Básica
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
E.E. Zumbi dos Palmares Local Jaraguari – MS Projeto Semana ciências e tecnologias. QUARTO SEMESTRE DE 2016.
Visita de trabalho da Exma. Comissão do
MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA
O que é o Civitas? CiViTAS: City + ViTA + Sustentability
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O LARSYS reune 217 investigadores doutorados de 6 Unidades de I&D:
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
Ciência aberta no contexto agroambiental Joana Costa |CEF U. Coimbra
Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa: novas formas de conhecimento, representação e uso da língua Rute Costa | Matilde Gonçalves | Raquel.
Gestão democrática; Lei da mordaça; Reforma do Ensino Médio
Metodologia do Ensino de Física I
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
Educação Ambiental frente à Reforma do Ensino Médio no Brasil
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Formação de professores de ciências no Brasil
Documentos e Propostas legais
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
Ciência & Engenharia da Computação
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
RAZÕES PARA O ENSINO SUPERIOR ATIVAR O SERVIÇO COMUNITÁRIO
Pesquisa Quantitativa
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
7.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 29 E 30 NOV, 1 DEZ 2017
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Como estudar em Portugal
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UFRN - ESTRUTURA CURRICULAR (A5)
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2019) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA:
A Formação Profissional na Odontologia
SOLUÇÕES PARA OS ESPAÇOS URBANOS REQUALIFICAÇÃO URBANA
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Orador David MAGONAGONA Nampula, 2018 UNIVERSIDADE LÚRIO FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE Factores que influenciam ao processo de investigação científica.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Transcrição da apresentação:

PATRIMÓNIO E INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS FRONTEIRAS PARA O CONHECIMENTO Ciência 2017 - 3/07/2017 Paulo Simões Rodrigues CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora

PATRIMÓNIO Abordagem crítica e transdisciplinar. Processo cultural, social e político. Utilização selectiva do passado como recurso do presente e do futuro. Transdisciplinaridade como instrumento de alteração das fronteiras do conhecimento: . Ciência e Tecnologia; . Conservação e Restauro; . Aprofundamento do conhecimento e novas formas de utilizar o passado e de o conciliar com o presente e a mudança.

HERITAS - Estudos de Património / Heritage Studies Programa Doutoral FCT (Ref.ª PD/00297/2013) - Consórcio de Programas Doutorais aprovados pela A3ES Instituições de Acolhimento Universidade de Évora - UÉ . Arquitectura . História . História da Arte Universidade de Lisboa - UL . Belas Artes (Museologia, Conservação e Restauro, Ciências da Arte) Unidades Orgânicas e de I&D participantes CFA – Centro de Física Atómica (UL), http://cfa.cii.fc.ul.pt; CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística (UE), www.chaia.uevora.pt; CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (UE), www. cidehus.uevora.pt; CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes (FBA/UL), http://cieba.fba.ul.pt; FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, http://www.fba.ul.pt; HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (UE), www.hercules.uevora.pt. Equipa - 30 docentes e investigadores de 10 áreas científicas: Arqueologia (2), Arquitectura (1), Arquitectura Paisagista (1), Artes Visuais (2), Bioquímica (1), Física (5), História (4), História da Arte (8), Museologia (1), Química (5).

NÚMERO TOTAL DE ESTUDANTES ESTUDANTES INTERNACIONAIS ESPANHA ITÁLIA Objectivos Disponibilizar uma plataforma integrada, na qual os alunos possam enquadrar e sustentar teoricamente a valorização patrimonial dos seus objetos de estudo, conhecer a sua natureza material, assim como adquirir competências e especializações nesta área, em conformidade com as especificidades das respetivas teses de doutoramento. Criação e a fixação de uma linguagem comum aos seus diferentes ramos de especialização. NÚMERO TOTAL DE ESTUDANTES ESTUDANTES INTERNACIONAIS ESPANHA ITÁLIA BRASIL CABO VERDE 21 (100%) 5 (23,8%) 1 (20%) 2 (40%) CONSER-VAÇÃO E RESTAURO HISTÓRIA DA PINTURA HISTÓRIA DA ARQUITETURA CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO TEORIA E CRÍTICA DO PATRIMÓNIO ARTES 3 (14,3%) 2 (9,5%) 6 (28,6%) 4 (19%) 5 (23,8%) 1 (4,8%)

ÉVORA 4D - MODELO ORGÂNICO PARA A ANÁLISE DA DINÂMICA DAS CIDADES Unidades de I&D Proponentes . CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora . CIMA - Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora Objectivos Pretende-se construir um modelo de rede dinâmica multicamadas, com dependência temporal, que identifique, descreva e analise as interacções que ocorrem num determinado intervalo cronológico, entre as diferentes variáveis que modelam e caracterizam a morfologia de uma cidade. O modelo será construído a partir do estudo de caso da cidade de Évora entre os anos de 1864 e 1960, que corresponde à fase de maior crescimento da cidade e das maiores e mais profundas alterações urbanas. As ferramentas multidisciplinares de análise serão a Matemática,a partir da qual se construirá o modelo, a História, a História da Arte, a Demografia, a Geografia, a Geologia e o Clima. O modelo visa uma aplicação no presente, de modo a permitir a previsão de cenários futuros de políticas urbanas. O principal objetivo é antecipar o impacto dessas interacções e das dinâmicas urbanas que delas decorrem na morfologia de uma cidade, compreender e eventualmente limitar os efeitos negativos desse processo, e contribuir para um desenvolvimento urbano mais compatível com as suas especificidades e a sua sustentabilidade.

Modelo Tomando a demografia como factor de referència, pelo seu impacto direto e visível na forma urbana, analisará a sua interacção com outras camadas de parametrização da estrutura da cidade: a biofísica do território em que a cidade está implantada (topografia, geologia e clima); o desenho urbano; o edificado; as atividades económicas, sociais e culturais; os grupos sociais e económicos.

MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO! Ciência 2017 - 3/07/2017 PATRIMÓNIO E INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS FRONTEIRAS PARA O CONHECIMENTO MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO! Ciência 2017 - 3/07/2017 Paulo Simões Rodrigues CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora