João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros PNAFM – 2ª Fase.
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
Francisco Vilar Brasileiro
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
O PROGRAMA NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES
TÍTULO Plano Safra Cuidados para não perder a cobertura do SEAF.
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Biodiesel como agente do desenvolvimento regional sustentável
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
R E D E S D E C E N T R O S T E C N O L Ó G I C O S E A P O I O À S P M E S NO BRASIL _____________________________________________ COOPERAÇÃO TÉCNICA.
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
A Cadeia Produtiva do Etanol
Caracterização do Problema:
Combustível limpo e inovador
Combustível limpo e inovador
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Workshop de Co-produtos do Biodiesel - MCT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
Estado do Mato Grosso do Sul Universidade Católica “Dom Bosco” P rojeto Biodiesel Prof. Dr. Engº Agrº Antonio Renan Berchol da Silva Junho/2005.
Pesquisa , Desenvolvimento e Inovação no Setor Energético
PROJETO CENTRO SUL DE FEIJÃO E MILHO
Painel: Aspectos destacados
Matriz energética do Brasil Lenha/Carvão Vegetal: 11,9%
Julho de 2007.
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Panorama da Saúde no Brasil
PROJETO DE PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL DO ESTADO DE SERGIPE
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Rede Baiana de Biocombustíveis
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
A PRODUÇÃO DE SEMENTES DE TRIGO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE INDUSTRIAL DO GRÃO: CONSTRUINDO UMA NOVA IDENTIDADE Sergio Roberto Dotto Chefe-Geral da.
Tecnologia e Produção de Sementes
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
Drª. Simoni M. Plentz Meneghetti
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Combustível limpo e inovador Eduardo Cavalcanti & Vera Maria Bini
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Identificação dos gargalos nos procedimentos de coordenação e de gestão que ameaçam a consolidação.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ Valéria Saldanha Bezerra pesquisadora Embrapa.
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE “O PRODUTOR RURAL E A FEPAGRO” Porto Alegre, 20 de agosto de 2008.
COMPARAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA DESCRIÇÃO DA CINÉTICA DE SECAGEM DO FARELO DE MAMONA DE SECAGEM DO FARELO DE MAMONA M. S. SILVA 1,3, S. A. RAMALHO.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador

Projeto: Apoio a realização de estudos e pesquisas em CT&I e a implantação da Rede Tecnológica do PB-Biodiesel Ricinus communis

Objetivo Geral  Apoiar a realização de estudos e pesquisas em CT&I, visando:  Obter biodiesel a partir do óleo de mamona e avaliar suas misturas (B5, B10, B25 e B50);  Obter genótipos superiores de mamona visando a produtividade, teor de óleo, precocidade e resistência às doenças;  Apoiar a implantação da Rede Tecnológica do PB-Biodiesel.

Objetivos específicos  Caracterizar o biodiesel e suas misturas;  Determinar o potencial energético do biodiesel e de suas misturas;  Determinar a estabilidade térmica e cinética da decomposição do biodiesel e glicerina;

Objetivos específicos (cont.)  Determinar as condições ideais de armazenamento do biodiesel;  Formar recursos humanos;  Divulgar os resultados das pesquisas;  Melhorar as sementes básicas;

Objetivos específicos (cont.)  Pesquisar a destoxicação da torta para a alimentação animal;  Pesquisar o uso da haste e casca da mamoneira;  Otimizar rotas tecnológicas, metílica e etílica de obtenção do biodiesel.

Resultados esperados  Identificação de rotas tecnológicas de obtenção de biodiesel;  Melhor mistura em termos de eficiência energética;  Estabilidade térmica e oxidativa do biodiessel;  Cinética da degradação térmica do biodiesel;

Resultados esperados (cont.)  Condições ideais de armazenamento;  Incremento na produtividade e maior dinâmica na cadeia produtiva da mamona;  Tecnologias capazes de elevar a rentabilidade da cultura da mamona;  Diagnóstico da cadeia produtiva da mamona;  Recursos humanos formados e capacitados.

Recursos previstos Recursos previstos Financeiros Não Financeiros Total Financeiros Não Financeiros Total FINEP/FNDCT , ,24 FAPEP* , , ,00 UFPB** , , ,00 EMBRAPA*** , , ,00 TOTAL , , ,24 * Proponente ** Executor *** Co-executor

Atividades de P&D na Paraíba Atividades de P&D na Paraíba  Plano de desenvolvimento da ricinocultura: Transferência de tecnologia, integração do produtor/industria e financiamentos direcionadas para elevação da produtividade e ampliação da área cultivada com mamona no Estado.  Acordo de cooperação técnica e científica que entre si celebram a união, por intermédio do MCT e a FINEP: E xecução de estudos, pesquisas e projetos, em mútua cooperação técnica e científica, para o alcance de esforços conjuntos em atividades envolvendo a investigação tecnológica, o desenvolvimento e a viabilização da produção e utilização de biodiesel.

Atividades de P&D na Paraíba (cont.)  Zoneamento e época de plantio da mamoneira para o Nordeste Brasileiro: Temos 52 municípios zoneados pela EMBRAPA. Temos 52 municípios zoneados pela EMBRAPA.  Convênio com a FINEP: Transferência de recursos financeiros para a execução do Projeto APOIO A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CT&I E A IMPLANTAÇÃO DA REDE TECNOLÓGICA E LABORATORIAL DO PB- BIODIESEL. Transferência de recursos financeiros para a execução do Projeto APOIO A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CT&I E A IMPLANTAÇÃO DA REDE TECNOLÓGICA E LABORATORIAL DO PB- BIODIESEL.

Atividades de P&D na Paraíba (cont.)  Produção de Sementes fiscalizadas para fomentar a agricultura familiar: Distribuição de sementes fiscalizadas de cultivares desenvolvidos no Estado, com alto potencial genético, ampliando, dessa forma, a oferta desses insumos de acordo com o calendário agrícola.  I Congresso Brasileiro Mamona realizado pela EMBRAPA: Realizado em Campina grande/PB de 23 a 26 de novembro de participantes. 650 participantes. 144 trabalhos publicados nos anais. 144 trabalhos publicados nos anais.

Atividades de P&D na Paraíba (cont.)  Cultivares de mamona desenvolvidos pelo CNPA/EMBRAPA: BRS 149 Nordestina BRS 149 Nordestina BRS 188 Paraguaçu BRS 188 Paraguaçu  Laboratório de Combustíveis da UFPB Síntese, purificação, caracterização físico-química e estudo térmico do biodiesel de várias oleaginosas. Síntese, purificação, caracterização físico-química e estudo térmico do biodiesel de várias oleaginosas.

Contato Jurandir Antonio Xavier Presidente da FAPEP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba Homero Perazzo Barbosa Coordenador de Assessoria Técnica da FAPEP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba Av. Epitácio Pessoa, Tambauzinho CEP João Pessoa, PB Tel.: (83) / FAX: (83)