Camilo Castelo Branco (1825-1890).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por...
Amor de Perdição faz parte da chamada segunda fase do romantismo. Publicado em 1862 se tornou um dos mais famosos romances de Camilo Castelo Branco.
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO
Subsídio conceitual para a Páscoa
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
As Pedras do Caminho Clicar.
A mensagem é linda e profunda.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
O que pesquisa o historiador
Ser Feliz. Ser Feliz Você pode ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do.
Editora Zahar, 2015, tradução de Denise Bottmann.
Friso cronológico.
Natividade de Nossa Senhora
"Preparai o caminho...".
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
A estruturação da personalidade
Crônica Narrativa 9º. ANO
Evangelho de João.
Clique para mudar o slide
“Declaração dos direitos
Edifício inacabado no centro Benedita
"E foi levado pelo Espírito
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2015/2016
As Estrelas e a sua evolução
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
FENG SHUI.
Saudade....
A exibição de cinema português nas salas lisboetas na década de 1940
Todo Casal Deveria Ler....
FENG SHUI.
Vida e obra de Gil Vicente
Estudo de caso- Rua Pinheiro Chagas
Papel da mulher no século XXI
de Fernão Lopes A Crónica de D. João I 2. Fernão Lopes
2ª TIMÓTEO. 2ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Agrupamento de Escolas
Moisés, chamado por Deus
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Moisés, chamado por Deus
A Missão Francesa no Brasil
O Verbo se fez carne.
Lisboa e a Arquitectura
TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
Almeida Garrett ( )
Saudade....
Aula 7 As Relações Divinas
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
ESTUDO BÍBLICO.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Senhor, Tu me conheces no íntimo do meu ser
Salazar, o Obreiro da Pátria
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
6-dez-18 10:59:01 É Triste Dizer Adeus.
MORRER É VOLTAR PARA CASA
Que fazeis a mais que os outros?
Matemática Prof. Kmarão.
Todo Casal Deveria Ler....
DANDO OS PRIMEIROS PASSOS
Saudade....
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Todo Casal Deveria Ler....
Quando meu pai perdeu o emprego
A EDUCAÇÃO PARA O USO SAUDÁVEL DAS REDES SOCIAIS
Lição 12: As marcas do evangelho
Transcrição da apresentação:

Camilo Castelo Branco (1825-1890)

«A última pessoa falecida, há vinte e seis anos, foi Manuel Botelho, pai do autor deste livro.» Amor de Perdição (Conclusão)

«Falhou nos estudos (oficiais) e nas relações amorosas.» Alexandre Cabral, in «Camilo», Dicionário de Camilo Castelo Branco. «A acidentada vida passional de Camilo Castelo Branco foi a mais importante fonte da própria novela camiliana […].» A. J., Saraiva e O. Lopes, História da Literatura Portuguesa. «Camilo viveu uma vida em estado de representação […].» Abel Barros Baptista, O Inexorável Romancista. Episódios da Assinatura Camiliana.

«Continuo a padecer de tudo, e principalmente dos olhos «Continuo a padecer de tudo, e principalmente dos olhos. Tenho à volta de mim 14 luzes para ver o que te escrevo. Desde que o sol se esconde, estou cego; e não apresento sintomas de amaurose nem de cataratas.» Camilo Castelo Branco, carta de 18 de novembro de 1886, in Camilo Íntimo. Cartas de Camilo Castelo Branco ao Visconde de Ouguela.

1825 — Camilo nasce em Lisboa, filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e mãe incógnita (talvez Jacinta Espírito Santo, morrendo esta em 1827). 1835 — Depois da morte do pai, passa a ser educado por familiares, em Trás-os- -Montes, região que o marcará. 1841 — Casa-se com Joaquina Pereira, que morre em 1847 e de quem tem uma filha (que viverá até aos cinco anos). Casa onde nasceu Camilo Castelo Branco, na Rua da Rosa (atuais números 3-15), em Lisboa.

1842-1845 — Sem sucesso, tenta concluir o curso de Medicina. Michiel Mierevelt, Lição de Anatomia (1617). 1842-1845 — Sem sucesso, tenta concluir o curso de Medicina. Curiosidade Diz-se que, enquanto cursou Medicina, terá ido buscar, para estudos médicos, os despojos mortais de uma das suas amadas.

J. G. Martini, Navios no Rio Douro (1835). 1848 — Inicia-se na atividade literária, frequentando locais como o Café Guichard, no Porto. 1850-1852 — Matricula-se no Seminário do Porto, depois de uma crise religiosa relacionada com o casamento de Ana Plácido, por quem se apaixonara, tendo vivido antes várias aventuras amorosas. Retrato de Ana Plácido na Casa de Camilo Castelo Branco, em Famalicão (Joseolgon).

1859 — Ana Plácido abandona o marido e vai viver com Camilo para Lisboa, originando grande escândalo e perseguições judiciais, que culminam na prisão dos dois apaixonados na Cadeia da Relação do Porto. Edmund Blair Leighton, Assinando o Registo (século xix). Edifício onde funcionava a Cadeia da Relação (Porto); atualmente, está instalado neste edifício o Centro Português de Fotografia.

1861 — Absolvição de Camilo e Ana Plácido. 1862 — Publicação de Amor de Perdição. Apesar de ser inquestionável, nesta altura, o valor de Camilo enquanto novelista, as dificuldades monetárias continuam a afligir o escritor. 1863 — Camilo passa a viver numa casa herdada, em São Miguel de Seide (Famalicão). A escrita, que passa a assegurar a sua sobrevivência, revela influências da nova técnica realista. A residência habitual de Camilo Castelo Branco, atual Casa-Museu em São Miguel de Seide (Joseolgon).

1861 — Absolvição de Camilo e Ana Plácido. Quarto de Camilo, quarto de Ana Plácido e escritório de Camilo — Casa-Museu em São Miguel de Seide (fotogramas de LER+, Ler Melhor, RTP). 1861 — Absolvição de Camilo e Ana Plácido. 1862 — Publicação de Amor de Perdição. Apesar de ser inquestionável, nesta altura, o valor de Camilo enquanto novelista, as dificuldades monetárias continuam a afligir o escritor. 1863 — Camilo passa a viver numa casa herdada, em São Miguel de Seide (Famalicão). A escrita, que passa a assegurar a sua sobrevivência, revela influências da nova técnica realista. A residência habitual de Camilo Castelo Branco, atual casa-museu em São Miguel de Seide (Joseolgon).

1888 — A ligação entre Camilo e Ana Plácido torna-se legítima. 1890 — As dificuldades financeiras, os dissabores familiares (dois filhos que o desiludem) e a cegueira, que Camilo sabia ser definitiva, dão origem a um desencanto extremo, para o qual o escritor não encontra solução, optando pelo suicídio.