Uso das Ferramentas Tecnológicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Advertisements

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
Paula Xavier dos Santos Serviço de Gestão da Informação Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz I Reunião do Comitê técnico da BVS Brasil BIREME/
Projeto Wikipédia na Universidade Física III – C Cursos de Engenhariga Prof. Rafael Peretti Pezzi Instituto de Física UFRGS 23 de Maio de 2013.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Medições de Audiência na Web Autora: Liliane Moiteiro Caetano (Orientador: Walter Teixeira Lima Jr) Instituição de Ensino: Faculdade Cásper Líbero.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Polliana Érika Araújo de MORAIS Juciano de Sousa LACERDA Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN AS REDES SOCIAIS E SUA APROPRIAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
VESCO Modelo de negócio.. Segmento de clientes.  Nosso público alvo são estudantes que desejam cursar faculdade ou a quem quer prestar concurso público,
Relato de experiência na implantação de um gerenciador de chamados acadêmicos Autores: Fabiano Pereira Filipe Medeiros Josiane Machiavelli Cristine Gusmão.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI Curso: ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA Disciplina: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA.
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
Aula 8: Plano Nacional de Educação
Armazenamento de dados em Nuvem
FUNIL DE VENDAS CAMINHO PARA GERAR RESULTADOS.
Plano de mídia digital João Flávio de Almeida.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
Eliana Kátia Pupim 29 março de 2017
Um serviço inovador ao seu dispor Daniel Gomes
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
American Chemical Society
Flashmeeting no serviço de Informação
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
Espaços da Web 2.0.
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
GESTÃO DE Eventos 7º ADM – UDC
Tecnologias de Informação e Comunicação
Técnicas para Apresentação do Vídeo Pitch
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB MATRÍCULA WEB CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PASSO A PASSO.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
POSSIBILIDADES DE NOVOS ESPAÇOS EDUCATIVOS INTERATIVOS
Geopolítica Prof.ª Rachel.
BRUNO SOBIESKI – Agosto 2016
Comunicação comunitária
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Capacitação para professores
Tópicos Especiais em TI 2
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Cronograma.
Bibliotecas Públicas Estaduais Brasileiras e os catálogos online
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Leia tudo a respeito Microsoft Notícias do SharePoint
Operadores de nomes de domínio
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
Saiba tudo sobre as Notícias do Microsoft SharePoint
HighWire Press.
American Chemical Society
Serviço de Psicologia e Orientação
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
BLOGS Mídias na Educação Maria Rosangela Bez.
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO
Web 2.0 em Educação Anna Cecília, Rosa Brígida
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Auto Arquivo.
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Como criar um documento colaborativo no Google Documentos.
Lirando de Azevedo Jacundá 1º Vice-Presidente da Febrafite
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
Equipe de bibliotecários da Rede de Bibliotecas
Transcrição da apresentação:

Uso das Ferramentas Tecnológicas Histórico da Internet Uso do Google Docs Prof. Maximiliano

Histórico da Internet A internet surgiu a partir de pesquisas militares no período da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

Histórico da Internet No Brasil, os primeiros embriões de rede surgiram em 1988 e ligavam universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos. No mesmo ano, o Ibase começou a testar o AlterNex, o primeiro serviço brasileiro de Internet não-acadêmica e não-governamental. Inicialmente o AlterNex era restrito aos membros do Ibase e associados e só em 1992 foi aberto ao público.

Transição da WEB Segundo Coutinho (2007, pág.199) , primeira versão da internet, a WEB 1.0, que caracterizava o usuário apenas como um mero expectador, ambientes pagos, sem a possibilidade de edição pelo internauta, deu lugar ao termo WEB 2.0, a partir de outubro de 2004, numa conferência internacional conhecida como Brainstorming.

WEB 1.0 e 2.0 Segundo Coutinho (2007, pág.199) , primeira versão da internet, a WEB 1.0, que caracterizava o usuário apenas como um mero expectador, ambientes pagos, sem a possibilidade de edição pelo internauta, deu lugar ao termo WEB 2.0, a partir de outubro de 2004, numa conferência internacional conhecida como Brainstorming.

WEB 2.0 Ao contrário da versão anterior, a WEB 2.0 permite aos usuários, de forma gratuita, a elaboração de páginas na internet, numa interface simples de edição, onde o usuário não precisa ter uma formação técnica específica para criar uma página deste segmento, podendo utilizar o ambiente como uma hospedagem de arquivos diversos, como textos, vídeos, imagens, links, etc.

Segundo Tim O'Reilly citado por Coutinho (2007, p. 200), “a WEB 2 Segundo Tim O'Reilly citado por Coutinho (2007, p. 200), “a WEB 2.0 é um meio de utilização da rede global de forma colaborativa onde o conhecimento é compartilhado de forma coletiva e descentralizada de autoridade, com liberdade para utilizar e reeditar”.

Exemplos WEB 2.0 Wikis Blogs MSN Orkut Facebook YouTube Google Docs

Google Docs Nesta atividade, iremos aprender como se cria formulários online no Google Docs. O formulário trata-se basicamente, de perguntas-respostas que podemos aplicar online, para realizar pesquisas com os educandos, inscrições para matrículas, enquetes, entre outras possibilidades.