CÂNCER DE MAMA ALUNA: JOANA FALCÃO PROFESSORA: ROBERTA WALESKA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÂNCER DE PELE.
Advertisements

SITEMA GENITAL FEMININO
PATOLOGIA MAMÁRIA CANCRO DA MAMA 4º ano / 2006.
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Prevenção do Câncer Genital
Imagem da Mama Sociedade Brasileira de Mastologia – DF
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
EZIO NOVAIS DIAS Por que o câncer de mama tornou-se um problema tão sério de saúde pública?
Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle.
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Caso Clínico Erika da Cunha Fernandes de Souza - A4 Orientadora: Dra. Juliana Alves de Souza São Paulo – Fevereiro 2014.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
Filosofia e Sociologia. Idade: não deixar para engravidar tarde; Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente; Peso:
União de Ensino Superior de Campina Grande FAC-CG Disciplina:Fisioterapia em oncologia Docente:Sheila Bezerra Costa Discente: Eliane maria Ismenia Gabriel.
Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos
NOVOS SINTOMAS DE CANCRO DA MAMA Quero partilhar esta mensagem com vocês dado que há pouco tempo faleceu uma amiga devido a esta doença. Por favor leiam.
DR VERLINGETON CRUZ BELEZA FORMACAO MEDICINA - PELA FAC DO AMAZONAS; MATEMATICA – PELA FAC FED DO AMAZONAS; ONCOLOGIA - PELA FAC DE CURITIBA; PHTLS –
Câncer de Mama Dra. Elisa Fontes Ramos Oncologia Clínica.
E STÁGIO EM B IOLOGIA NO E NSINO M ÉDIO I M ARIA C RISTINA P ANSERA DE A RAUJO Jaqueline Bhen Marilia Kerber Marla Copetti Regina Pasqualoto.
Outubro Rosa.
Vigilância Epidemiológica em Câncer
Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira
05/12/2017.
PANCITOPÉNIA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE NEOPLASIA DA MAMA Nadine Monteiro, Daniel Romeira, Eduarda Comenda, Ana Sofia Santos, Filipa Moleiro, Helena.
Informação sobre o Câncer em Homens: Pele
GEMA Jociana Paludo A4 MAMA Orientadoras: Dra. Juliana Alves
História Natural da Doença
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
RETINOBLASTOMA.
TUMOR NEUROENDÓCRINO DO COLO CASO CLÍNICO A. MENDES, C. MARQUES, A
CIRURGIA ONCOPLÁSTICA DA MAMA
CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA
SUGESTÃO 100 QUADROS PORTUGUESES NO SÉCULO XX JOSÉ-AUGUSTO FRANÇA.
AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!. AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!
Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
3° Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
FATORES PROGNÓSTICOS E PREDITIVOS DO CÂNCER DE MAMA:
CÂNCER DE MAMA Luciano costa.
História da Mamografia no Brasil
- Belo Horizonte, abril de 2012
AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!. AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!
 FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA  Aluno: Alex Ferreira de Souza  Orientador: Prof. Paulo Coelho.
EFEITOS DO EXERCICIO FISICO E/OU ATIVIDADE FISICA EM PACIENTES COM CÂNCER.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
Neoplasia.
História Natural da Doença
Visão Geral do Sistema Imune
CÂNCER DE MAMA.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
OUTUBRO ROSA Serviço de Convivência Sodiprom
Endometriose. Introdução Glândulas e estroma endometrial fora da cavidade uterina Podem ocorrer → pelve, peritônio, diafragma,intestino e também na cavidade.
Vanessa Carla de Moraes Gonçalves Cirino
EDUCAÇÃO FISICA PROFESSOR: WELLINGTON. 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes.
Câncer de mama – estratégias de prevenção e diagnóstico.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Enfermeira Especialista Ginecologia e Obstetricia Claudiane Demarchi Matielo.
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
PSICO-ONCOLOGIA FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

CÂNCER DE MAMA ALUNA: JOANA FALCÃO PROFESSORA: ROBERTA WALESKA

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?  O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios.  É caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células anormais no tecido mamário.

 Quando diagnosticado em sua fase precoce, tem índice maior de cura.  Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos fato que chamamos de metástases.  A extensão do tumor determina a forma de tratamento.

 Obesidade e sobre peso  Sedentarismo  Consumo de bebida alcoólica e Cigarro  Exposição a radiação (raio x)  Menarca precoce  Menopausa após os 55 anos  1ªgravidez após os 30 anos  Não ter filhos, Não amamentar  Histórico familiar de câncer de mama e ovário, principalmente de 1ºgrau antes dos 50 anos  Mutações de genes, transmitidos na família, especialmente BRCA1 e BRCA2 AMBIENTAIS HORMONAIS GENÉTICOSGENÉTICOS FATORES DE RISCO

SINTOMASSINTOMAS

DETECÇÃO PRECOCE 7 Auto exame mensal das mamasMamografiaExame clínico das mamasUltrassonografiaBiópsia aspirativa

90% do câncer ocorrem nos ductos ou nos lóbulos mamários In Situ (Processo localizado) Quando rompe os ductos ou os lóbulos mamários atingindo os tecidos em volta, Chamamos de Câncer Invasivo

TIPOS DE CÂNCER DE MAMA 1. Carcinoma Ductal In Situ (CDIS) 2. Carcinoma Lobular In Situ (CLIS) 3. Carcinoma Ductal Invasivo (CDI) 4. Carcinoma Lobular Invasivo (CLI) 5. Carcinoma Inflamatório da mama 6. (TIPOS RAROS) Carcinoma Medular, Tubular, Mucinoso, Tumor Filoide Maligno, Escamoso, Moléstio de Paget, entre outros.

1- CARCINOMA DUCTAL IN SITU (CDIS) O CARCINOMA DUCTAL IN SITU É UM TIPO DE CÂNCER DE FASE INICIAL, CUJO AS CÉLULAS CANCEROSAS SE LOCALIZAM NO INTERIOR DOS DUCTOS, OU SEJA, AINDA NÃO SE ESPALHARAM. O CARCINOMA DUCTAL IN SITU É UM TIPO DE CÂNCER DE FASE INICIAL, CUJO AS CÉLULAS CANCEROSAS SE LOCALIZAM NO INTERIOR DOS DUCTOS, OU SEJA, AINDA NÃO SE ESPALHARAM.

2- CARCINOMA LOBULAR IN SITU (CLIS) O CARCINOMA LOBULAR IN SITU É O SEGUNDO TIPO DE CÂNCER MAIS COMUM. É MENOS AGRESSIVO E NÃO DESENVOLVE ALÉM DAS PAREDES DOS LÓBULOS. O CARCINOMA LOBULAR IN SITU É O SEGUNDO TIPO DE CÂNCER MAIS COMUM. É MENOS AGRESSIVO E NÃO DESENVOLVE ALÉM DAS PAREDES DOS LÓBULOS.

3 4 O CARCINOMA DUCTAL E LOBULAR INVASIVO PODE SE ESPALHAR PARA O TECIDO DA MAMA E OUTRAS PARTES DO ORGANISMO. CERCA DE 80% DOS CÂNCERES DE MAMA É DO TIPO DUCTAL INVASIVO. E CERCA DE 10% CORRESPONDEM AO TIPO LOBULAR INVASIVO. É O MAIS DIFÍCIL DE SER DIAGNÓSTICADO.

5- CARCINOMA INFLAMATÓRIO DA MAMA É UM TIPO RARO MAIS AGRESSIVO DE CÂNCER. APRESENTA DE 1 A 3% DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA. ESTA SEMPRE EM UM ESTÁGIO AVANÇADO.

ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO DO CÂNCER ESTÁGIO 0 É o chamado carcinoma in situ que não se infiltrou pelos dutos ou lóbulos, sendo um câncer não invasivo. Restrito a área inicial onde aparece

ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO DO CÂNCER

Taxa de sobrevida de mulheres com câncer de mama, de acordo com o estágio de diagnóstico. Fonte- INCA- 2014

TRATAMENTO DO CÂNCER CIRURGIARADIOTERAPIAQUIMIOTERAPIAHORMONIOTERAPIA Lumpectomia e Mastectomia Usa raios-x para o tratamento Envolve o uso de drogas anticâncer Utiliza remédios para bloquear a ação desses hormônios

CURIOSIDADES NO BRASIL, DE ACORDO COM O INCA, OCORREM 50 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA POR ANO.

CURIOSIDADES