I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Advertisements

GEOMETRIA DESCRITIVA PROJEÇÃO ORTOGONAL
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
PROJEÇÕES.
Projeção Ortogonal Desenho I
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Normas Técnicas Brasileiras
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
PLANOS DE PROJEÇÃO. GEOMETRIA DESCRITIVA
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
SISTEMA MONGEANO DE PROJEÇÕES
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Estudo da Reta.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Douglas Alexandre Desenho Técnico – Ferreira Patricia e Miceli Tereza.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Desenho Técnico para Mecânica
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Funções de Várias Variáveis
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Técnico.
Prof. Fernando Cardoso 10/03/15 Geometria Espacial Prof. Fernando Cardoso 1.
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
01 – INTRODUÇÃO. Formatos de papel - NBR /1980 (DIN 476)
Leitura e interpretação de desenho técnico
ESCOLA ESTADUAL ´JOÃO COTTA DE FIGUEIREDO BARCELOS PROFESSOR: ASSIS ALVES.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
Função de mais de uma variável
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
GEOMETRIA DESCRITIVA A
O que você deve saber sobre
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Mapa Componentes MAPA (Características): -representação plana;
PROJEÇÕES.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Desenho Aplicado à Automação e Controle
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Para que isso ocorra de forma satisfatória empregamos uma técnica chamada “projeção cartografia”. Para começo a pensar. O que são mapas? São representações.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Transcrição da apresentação:

I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas auxiliares e vista parcial PROF.º Msc. Hércules de Melo Barcelos Data da Apresentação: 07/02/2018

Sumário: Definição de projeções 1. Definição de projeções 1.1 Projeções cônicas e cilíndricas 2. Diedro de Projeção 3. Épura 4. Vistas ortográficas 4.1 Vista superior e frontal 4.2 Plano de perfil Vista lateral esquerda 5. Vistas auxiliares e corte rebatido 6. Autoavaliação 7. Perguntas 8. Bibliografia

L EMBRETE DA AULA ANTERIOR

Introdução ao desenho técnico: Papel – formatos (NB-8)

Introdução ao desenho técnico: Corte de folha A0

Introdução ao desenho técnico: Linhas: NB - 8

Introdução ao desenho técnico: Demais assuntos:  Escalas  Símbolos convencionais  Perspectiva Cavaleira  Fugitivas  Perspectivas isométrica  Escala gráfica  Construção  Perspectivas isométricas de Círculo

1. D EFINIÇÃO DE P ROJEÇÕES.

1 - Projeções O desenho técnico de um objeto é expresso por meio de vistas ortográficas e perspectiva[4], onde ambas são aplicações do estudo de projeções ao desenho. Exemplo da operação geométrica de projeção: Projetando um ponto (A)Sobre uma superfície Qualquer sem localização

1 - Projeções Projeção cônica: Projeção cônica ou central ocorre quando o centro de projeção está a uma distância finita do plano ou superfície

1 - Projeções Projeção cilíndrica: Projeção cilíndrica ou paralela ocorre quando o centro de projeção está a uma distância infinita do plano ou superfície

1 - Projeções Projeção cilíndrica: A projeção cilíndrica pode ser classificada em 2 tipos:

2. D IEDRO DE PROJEÇÕES

2 - Diedro de projeção É fácil entender que uma única projeção ortogonal não é suficiente para localizar um determinado ponto do espaço: (A)

2 - Diedro de projeção Diedro de projeção: Sistema de dois planos de projeção (vertical e horizontal), que se interceptam numa reta chamada linha de terra. As duas projeções ortogonais Identificam o ponto (A)

3. É PURA

3 - Épura Segundo o dicionário Michaelis: Épura é uma representação, no plano, de uma entidade geométrica, mediante projeções ortogonais.

3 - Épura A Épura garante que dois planos de projeção sejam representados na mesma superfície, facilitando a leitura e interpretação do desenho, desta maneira o plano horizontal fica rebatido em 90º

3 - Épura Nota: a)O plano horizontal e vertical formam 4 diedros iguais e retos, denominados 1º, 2º, 3º e 4º em geometria descritiva. b)No Brasil, usa-se apenas o 1º Diedro, onde as vistas são tomadas no semipleno vertical superior e no semipleno horizontal anterior

4. V ISTAS ORTOGRÁFICAS

4 – Vistas ortográficas No desenho técnico, a projeção vertical corresponde a vista frontal (ou de frente) e a projeção horizontal à vista superior (ou de cima). Com a especificação das vistas, a linha terra pode ser suprimida.

4 – Vistas ortográficas 4.1 – Vista frontal e superior a)Vista frontal Projeção vertical do objeto

4 – Vistas ortográficas 4.1 – Vista frontal e superior b) Vista superior Projeção horizontal do objeto

4 – Vistas ortográficas 4.2 – Plano perfil Corresponde a um terceiro plano, perpendicular simultaneamente ao vertical e horizontal, ou seja, é um plano perfil que auxilia a interpretação do desenho técnico. Para esta terceira vista gerada, a localização do plano é arbitrária, contudo supõe-se que esteja situado à direita do objeto e que o observador olha da esquerda para a direita.

4 – Vistas ortográficas 4.2 – Plano perfil b) Vista lateral esquerda Projeção ortogonal rebatida à direita da projeção Frontal, executando a épura.

4 – Vistas ortográficas 4.2 – Plano perfil b) Vista lateral esquerda Projeção ortogonal rebatida à direita da projeção Frontal.

4 – Vistas ortográficas 4.2 – Plano perfil – Vista lateral esquerda Nota 1: A vista lateral pode ser obtida, em épura descrevendo um giro de 90º do plano perfil:

4 – Vistas ortográficas 4.2 – Plano perfil – Vista lateral esquerda Nota 2: A vista lateral pode ser obtida, em épura, pelo orifício da Oblíqua.

4 – Vistas ortográficas 4.2 – Plano perfil – Vista lateral esquerda Nota 3: Identificado as 3 vistas, eliminam-se as retas de interseção entre planos.

5. V ISTAS AUXILIARES

5 – Vistas auxiliares Existem situações durante a fabricação de uma peça, em que certas regiões geométricas não ficam representadas em sua verdadeira grandeza nos planos ortogonais.

5 – Vistas auxiliares Com isto, problemas podem surgir caso todas as geometrias da peça não estejam em sua verdadeira grandeza, como por exemplo: A)Compra de anéis de vedação com diâmetros errados B)Fabricação de furos fora de posição nas peças. C)Mandrilhamento inadequado, impedindo a montagem de certos componentes

5 – Vistas auxiliares Para resolver este problema, utiliza-se as vistas auxiliares, que são projeções em épura de planos auxiliares, onde estas representam a verdadeira grandeza uma região específica da peça.

5 – Vistas auxiliares

6. Auto avaliação

Exercício de fixação: 1 - Identifique as vistas no desenho técnico abaixo marcando: VF para vista frontal, VS para vista superior e VL para vista lateral. Nota: nas cotas abaixo, números grandes simbolizam item de medida, Letras representam superfícies e números pequenos os valores ou dimensões de cotas. 2. Com base no exemplo anterior, responda (V) ou (F). ( ) – A linha “E” da vista lateral está representada na vista superior pela linha “F”. ( ) – A medida “1” da vista frontal é de 36 mm. ( ) – A superfície “A” da lateral está representada na vista frontal pela linha “B”. ( ) – O medida “2” da vista lateral é de 18 mm. ( ) – A altura maior da peça é de 45 mm. ( ) – A medida 3 superior é de 50 mm. ( ) – A linha “D” da vista superior está funcionando apenas como um eixo de simetria. ( ) – A superfície “G” da frontal é representada na lateral pela linha “H”.

Exercício de fixação: 1 - Identifique as vistas no desenho técnico abaixo marcando: VF para vista frontal, VS para vista superior e VL para vista lateral. Nota: nas cotas abaixo, números grandes simbolizam item de medida, Letras representam superfícies e números pequenos os valores ou dimensões de cotas. 2. Com base no exemplo anterior, responda (V) ou (F). ( ) – A linha “E” da vista lateral está representada na vista superior pela linha “F”. ( ) – A medida “1” da vista frontal é de 36 mm. ( ) – A superfície “A” da lateral está representada na vista frontal pela linha “B”. ( ) – O medida “2” da vista lateral é de 18 mm. ( ) – A altura maior da peça é de 45 mm. ( ) – A medida 3 superior é de 50 mm. ( ) – A linha “D” da vista superior está funcionando apenas como um eixo de simetria. ( ) – A superfície “G” da frontal é representada na lateral pela linha “H”. VF VS VL V F V F V V V V

Para a próxima aula Cotagem, Cortes e acabamento.