Motor de combustão interna CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL Conduz o combustível deste o tanque de combustível até o interior dos cilindros. Responsável pela dosagem e injeção do combustível pulverizado no interior dos cilindros. É constituído de tanque de combustível, copo de sedimentação, bomba alimentadora, filtros de combustível, tubulações de baixa pressão, bomba injetora, tubulações de alta pressão, bicos injetores tubulações de retorno
Motor de combustão interna SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO Distribui o óleo lubrificante entre as partes móveis do motor Objetivo de diminuir o desgaste, o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor. Armazenado no cárter do motor. O fluxo de óleo é feito sobpressão através de galerias existentes no motor. Sistema constituído de: reservatório de óleo, bomba de óleo, galerias, filtro de óleo, válvula de alívio, manômetro, radiador de óleo.
Motor de combustão interna LUBRIFICANTES São fluidos utilizados na lubrificação dos motores e no sistema de transmissão dos tratores Sempre utilizar o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante. Óleos com viscosidades acima da recomendada (grossos) não penetram nas folgas, deixando de executar a lubrificação Óleos com viscosidades abaixo da recomendada (finos) escorrem entrem as folgas não realizando a lubrificação.
Motor de combustão interna Funções do óleo lubrificante Diminuir o atrito e o desgaste das partes em contato; Atuar como agente de limpeza, retirando os carvões e partículas de metais que se formam durante o funcionamento do motor; Realizar um resfriamento auxiliar do motor; Impedir a passagem dos gases da câmara de combustão para o cárter, completando a vedação entre os anéis do pistão e a parede do cilindro; Reduzir o ruído entre as partes em funcionamento; Amortecer os choques e as cargas entre os mancais.
Motor de combustão interna Lubrificante – Classificação SAE Padrão de medida da viscosidade de óleos lubrificantes. Quanto maior o número, maior é a viscosidade do óleo. Óleos de baixa viscosidade contêm aditivos anticongelantes, identificados pela letra “W” (Winter = Inverno). Existem óleos monoviscosos (SAE-30) e óleos multiviscosos (SAE 10W-40)
Motor de combustão interna Sistema de arrefecimento É um conjunto de dispositivos eletromecânicos que controla a temperatura dos motores de combustão interna. Tem como objetivo retirar o excesso de calor do motor mantendo a temperatura na faixa de 85-95 ºC. Os motores de combustão interna aproveitam apenas 35% do calor total da combustão é transformado em trabalho efetivo. O restante (65%) é calor que necessita ser dissipado
Sistema de transmissão Composto por embreagem, caixa de marchas, diferencial e redução final.
Sistema de transmissão Sistema de embreagem É um interruptor do movimento do motor para as rodas possibilita o início e o fim do movimento do trator de forma suave e também a mudança de marcha. Alguns tratores segunda embreagem, que tem a função de interromper o movimento entre o motor e a tomada de potência, com comando independente ou pedal integrado.
Sistema de transmissão Caixa de câmbio Mecanismo composto por combinações de engrenagens Transmite diferentes velocidades e forças às rodas de tração do trator. Modifica o sentido do movimento (marcha a ré) Possibilita o ponto neutro.
Sistema de transmissão Diferencial Principal função é a de diferenciar a rotação entre as duas rodas motrizes, traseiras ou dianteiras, em curvas e patinagem. Transfere o movimento em ângulo de 90º do pinhão para os semi-eixos Aumentar o torque para as rodas através da redução da relação pinhão e coroa.
Sistema de transmissão Diferencial Incorporado ao diferencial existe o bloqueio Tem a função de eliminar o efeito do diferencial, igualando o giro das rodas, quando uma das rodas perde aderência com o solo em patinagem.