Taxonomia de Objetivos Educacionais: referencial para a avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Advertisements

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra.
A avaliação da aprendizagem na escola
Focando a habilidade de Pensar
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Uma possível “arrumação” para a panóplia de software educativo
Alianças Estratégicas
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Tatiana Schor PROCAM/USP
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Aluna: Fernanda Monteiro Eliott.
Formação por competências
Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
Metas de Aprendizagem na área das TIC
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Currículo por Competências e Habilidades.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Fármacos e Quiralidade: uma abordagem sobre formas puras e racêmicas.
Daniel de Souza Martins
A Importância da Temperatura nos Processos Ecológicos
Governabilidade Empresarial Quadro 1 – Componentes de um modelo de análise do governo das sociedades – Jorge Rodrigues (2009), p. 33. Quadro 2 – Síntese.
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi DME/PPGE-UFSCar
Os objetivos.
Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Escola Politécnica da USP
“BENEFITS AND BARRIERS OF LOW CARBON TRANSITION”
 Percepções sobre o cenário atual  Crenças em relação ao futuro das tecnologias da educação  Características fundamentais das tecnologias usadas 
Jogos Educacionais Aplicações pedagogicamente embasadas.
TEORIA NEO-SCHUMPETERIANA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
A Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
Contato: ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Procedimentos de Ensino
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
Low Quality Education as a Poverty Trap Stellenboch University Eduardo Chaves.
Economia e Gestão Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo
Ives Solano Araujo Marco Antonio Moreira Eliane Angela Veit UFRGS
Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar.
THE DEVELOPMENT OF THINKING AND SPEAKING: THE CENTRAL CONCEPT IN VYGOTSKY’S THEORY OF HUMAN PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT Peter Feigenbaum, Ph.D. Fordham University.
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Objetivos Educacionais
OBJETIVOS FORMPED DISCIPLINA: OTP Denise Zanon.
Ambientes online E Avaliação. Design de espaços online. B-learning. E-learning.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Best Pictures of the Year 2003.
Transcrição da apresentação:

Taxonomia de Objetivos Educacionais: referencial para a avaliação Workshop: Avaliação da Aprendizagem Taxonomia de Objetivos Educacionais: referencial para a avaliação Bayardo B. Torres Depto. Bioquímica - USP

Currículo Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação

Chemical Abstracts

TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS (B. BLOOM) I - DOMÍNIO COGNITIVO II - DOMÍNIO AFETIVO III - DOMÍNIO PSICOMOTOR

I - DOMÍNIO COGNITIVO 1. Conhecimento Métodos convencionais 2. Compreensão 3. Aplicação Aprendizagem ativa 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação

Structure of the Observed Learning Outcome* Taxonomia SOLO Structure of the Observed Learning Outcome* 1. Pré-estrutural 2. Uniestrutural 3. Multiestrutural 4. Relacional 5. Expansão abstrata *Biggs,J. and Collis, K. – Evaluating the quality of learning: the SOLO taxonomy – New York: Academic Press 1982

Taxonomia de Zoller LOCS, HOCS E ALGORITMOS LOCS = Lower order cognitive skills HOCS = Higher order cognitive skills Zoller, U., Fastow, M.D., Lubezky, A. &, Tsaparlis, G. (1998) J Chem. Educ. 76(1), 112-113.

Muito obrigado pela atenção!