Taxonomia de Objetivos Educacionais: referencial para a avaliação Workshop: Avaliação da Aprendizagem Taxonomia de Objetivos Educacionais: referencial para a avaliação Bayardo B. Torres Depto. Bioquímica - USP
Currículo Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação
Chemical Abstracts
TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS (B. BLOOM) I - DOMÍNIO COGNITIVO II - DOMÍNIO AFETIVO III - DOMÍNIO PSICOMOTOR
I - DOMÍNIO COGNITIVO 1. Conhecimento Métodos convencionais 2. Compreensão 3. Aplicação Aprendizagem ativa 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação
Structure of the Observed Learning Outcome* Taxonomia SOLO Structure of the Observed Learning Outcome* 1. Pré-estrutural 2. Uniestrutural 3. Multiestrutural 4. Relacional 5. Expansão abstrata *Biggs,J. and Collis, K. – Evaluating the quality of learning: the SOLO taxonomy – New York: Academic Press 1982
Taxonomia de Zoller LOCS, HOCS E ALGORITMOS LOCS = Lower order cognitive skills HOCS = Higher order cognitive skills Zoller, U., Fastow, M.D., Lubezky, A. &, Tsaparlis, G. (1998) J Chem. Educ. 76(1), 112-113.
Muito obrigado pela atenção!