Programação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Programação I Reconhecer e aplicar corretamente o conceito da Estrutura de Repetição com variável de controle.
Advertisements

UNIFESO Ciência da Computação - 3º Ano Paradigmas de Programação Professor: Bruno Costa Alunos: Rafael Telles, Williams Gomes 2 UNIFESO – Paradigmas de.
SISTEMAS EMBARCADOS I UNIDADE 4 – O SOFTWARE IAR TURMA: 7º Período DISCIPLINA: Sistemas Embarcados I PROFESSOR: Pedro Pacheco Bacheti
Disciplina:PROA3V José Henrique Verhalem e Renan Tenório Professor: Alexandre Cassimiro Novembro 2015.
Introdução à Informática com Software Livre 11:37.
Ferramenta de apoio aos testes baseados em requisitos Acadêmico: Leandro da Cunha Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Programando em Python Claudio Esperança. Por que programar? É divertido Melhor que usar programas feitos por outros Fazer programas = resolver quebra-cabeças.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
ESTRUTURAS DE CONTROLO Estrutura sequencial: é um conjunto de instruções em que são executadas pela ordem em que aparecem escritas no programa. Mas como.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
Introdução e Conceitos.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
Introdução a Algoritmos
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Linguagem C Para programadores Python
Prof. Wellington Franco FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO - T02
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
Prof. Wellington Franco Estrutura de um Programa Usando o VisuAlg
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Prof. Wellington Franco
IP – Condicionais e controle de fluxo
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Introdução à Programação BCC 201 Aula
Linguagem de programação e compiladores
Prof. Wellington Franco Manipulação de Arquivos em C
Algoritmos e Fluxogramas
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Arquitetura de Computadores
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
Projeto e Análise de Algoritmos
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Andrew Rodrigues.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Introdução à Programação
Estrutura de Repetição
Arranjo Físico Celular
Sistema de Abertura de Chamados
Instituto Federal de Santa Catarina
Linguagem de Programação I
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Complexidade de Algoritmos
Aula 3.2.
AQUI VAI O TÍTULO DO TRABALHO
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Algorítmos e Técnicas de Programação
Interpretação Gráfica
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
Sistemas Distribuídos
Algorítmos e Técnicas de Programação
Algorítmos e Técnicas de Programação
EDA - Prof. Paulemir Campos
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Introdução à Programação INF Programação I
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Linguagem de Programação I
Trabalho de Conclusão de Curso I
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Lógica de Programação Apresentada por:.
Logomarca da sua Instituição
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
ALGORITMOS.
ALGORITMOS.
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Prof. Elisson de Andrade
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Programação

Objetivo da disciplina Saber programar usando a Técnica de Programação Estruturada e uma Linguagem de programação estruturada. Saber usar ferramentas para a implementação e teste de programas simples.

Definições

Técnicas de Programação Estruturada Técnicas de Programação Estruturada (Niklaus Wirth) é uma técnica de programação baseada no princípio de que todo algoritmo pode ser desenvolvido usando-se certas estruturas fundamentais de controle.

Linguagem de Programação Estruturada É uma linguagem composta por um conjunto finito de palavras, comandos e instruções. Sendo que, seu objetivo é orientar o computador a realizar as ações no cumprimento de uma tarefa. Ex: Linguagem Pascal

Ferramentas de Implementação e Testes Turbo Pascal  Ferramenta que irá traduzir o programa escrito em uma linguagem de programação estruturada para uma linguagem de máquina.

Resumindo: O objetivo é desenvolver programas de computador.

Como desenvolver um Programa? Início de um programa Descrição das soluções no papel na qual chamamos de algoritmo Análise do Problema Codificação do algoritmo em uma linguagem de programação. Fim de um programa Estas duas etapas serão realizadas na disciplina de Algoritmos Esta etapa será realizada na disciplina de Programação (Aqui!!!!!)

Obter a multiplicação de dois números. Início Algoritmo Análise Codificação Fim Problema: Obter a multiplicação de dois números. Análise: Ler o enunciado e montar a resolução do problema de maneira lógica (raciocínios lógicos).

Descrever a resolução do problema. Existem três tipos de resoluções: Início Algoritmo Análise Codificação Fim Algoritmo: Descrever a resolução do problema. Existem três tipos de resoluções: Descrição Narrativa Fluxograma Pseudocódigo

Algoritmo: Descrição Narrativa Passo 1 – Receber o primeiro número; Início Algoritmo Análise Codificação Fim Algoritmo: Descrição Narrativa Passo 1 – Receber o primeiro número; Passo 2 – Receber o segundo número; Passo 3 – Multiplicar o primeiro número pelo segundo; Passo 4 - Mostrar o resultado da multiplicação.

Algoritmo: Fluxograma Início Análise Algoritmo N1 Codificação N2 Fim M  N1*N2 M

Algoritmo: Pseudocódigo Algoritmo Multi; Var N1,N2,M: Inteiro; Início Análise Codificação Fim Algoritmo: Pseudocódigo Algoritmo Multi; Var N1,N2,M: Inteiro; Início Leia(N1); Leia(N2); M  N1*N2; Escreva(M); Fim.

Codificação: Program Multi; Uses wincrt; Var N1,N2,M:integer; Begin Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação: Passar o algoritmo para uma linguagem de programação, de modo que o computador entenda o que deve ser processado. Nesta disciplina iremos usar a Linguagem de programação Pascal. Program Multi; Uses wincrt; Var N1,N2,M:integer; Begin Writeln(‘Entre com o primeiro número:’); Readln(N1); Writeln(‘Entre com o segundo número:’); Readln(N2); M := N1*N2; Writeln(‘O Resultado da multiplicação é ’,M); End.

Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação: Código-fonte

Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação:

Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação:

Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação:

Tradutores Para que um computador possa "entender" um programa escrito em uma linguagem de programação, torna-se necessário um meio de tradução entre a linguagem utilizada no programa e a linguagem de máquina (do computador). Este meio pode ser de dois tipos: compilador e interpretador.

Interpretador Traduz e envia para execução, instrução por instrução e o programa permanece na forma fonte. ( .pas) ( .exe)

Compilador Traduz o programa escrito em linguagem de alto nível (programa-fonte) para um programa equivalente escrito em linguagem de máquina (programa-objeto). Código fonte Compilação Código Ajustável Link-edição Código Executável ( .pas) ( .obj) ( .exe)

Possibilidades de Erros no Programa: Erros de Compilação : erros de digitação e de uso da sintaxe da linguagem. Erros de Link-Edição: erro no uso de bibliotecas de sub-programas necessárias ao programa principal. Erros de Execução : erro na lógica do programa (algoritmo).

Faça a 1ª Produção!!!!

Siga os procedimentos abaixo: Abrir o TPW  Inicio>Programas>TPW1.5; Abrir um arquivo novo e salvar com o nome de ativ1.pas; Digitar o código abaixo neste arquivo; Program ativ1; Uses wincrt; Var x: integer; begin x := 10; writeln(‘Valor de x = ‘,x); end. Clicar em Compile e submenu Compile; Clicar em Run e run. Resultado: Será aberta uma janela que chamamos de janela de execução. Aparecerá a mensagem: Valor de x = 10. Verifique também no diretório que salvou o código fonte e verá que terá os seguintes arquivos: ativ1.pas e ativ1.exe.

Critérios de Qualidade de um Programa Integridade: refere-se à precisão das informações manipuladas pelo programa, ou seja, os resultados gerados pelo processamento do programa devem estar corretos, caso contrário o programa simplesmente não tem sentido;

Clareza: Escrever um programa que permita ao autor ou a qualquer outro programador realizar manutenções. Importante: identação e comentários.

Simplicidade: Muitas vezes torna-se necessário sacrificar alguma eficiência de processamento, de forma a manter a estrutura do programa mais simples;

Eficiência: refere-se à velocidade de processamento e a correta utilização da memória para solucionar o problema.

Modularidade: consiste no particionamento do programa em módulos menores, com funções específicas de forma que a interação entre eles permite a resolução do problema de forma mais simples e clara;

Generalidade: é interessante que um programa seja tão genérico quanto possível de forma a permitir a reutilização de seus componentes em outros projetos.