Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Taissa Morellato Basso
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância: Turma 3/ 2012 Qualificação Da assistência pré-natal e puerpério em são josé do norte/rs Orientanda: Enfª Jeane Zanini da Rocha Orientadora: Profª Lenise Menezes Seerig

INTRODUÇÃO Situação demográfica do município Nº habitantes/ escolaridade/ renda Situação da saúde no município UBS/ESF Estrutura das equipes Hospitais Referência/ contra-referência

INTRODUÇÃO ESF Hélio Rossano Equipe População Programas 2312 hab 48 gestantes Programas Saúde da mulher (Pré-natal/ CP) Hiperdia Saúde da criança

Objetivo geral Qualificar a assistência pré-natal e puerpério no ESF Hélio Rossano, situado no município de São José do Norte/RS.

Objetivos específicos Ampliar cobertura do pré-natal Melhorar adesão ao pré-natal Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério Melhorar as formas de registros e informações Mapear e assistir às gestantes de risco Realizar ações de promoção de saúde

Metodologia Capacitação da equipe para implementação do Protocolo de Assistência ao pré-natal e puerpério do MS Reuniões com equipe e gestão para planejamento da intervenção Divulgação na comunidade Busca ativa de gestantes pelos ACS

Metodologia Ações Ampliação da agenda pré-natal Elaboração de uma ficha espelho das gestantes Liberação para solicitação dos exames pelo enfermeiro Incremento da equipe com médico obstetra

Metodologia Logística Registros atualizados em prontuário e cartão espelho Elaboração de planilha de gestantes Monitoramento das faltosas Envolvimento de toda equipe Qualificação do acolhimento da gestante

Metas Ampliar cobertura do pré-natal para 80% Captar 100% das gestantes que não realizavam pré-natal Realizar busca ativa a 100% das faltosas Capacitar equipe para utilização do Protocolo Solicitar todos os exames preconizados na primeira consulta Garantir suplementação de ácido fólico e sulfato ferroso

Metas Garantir vacinação adequada das gestantes Realizar avaliação de risco na 1ª consulta e garantir referência para atendimento especializado Realizar exame de mamas e ginecológico em todas as gestantes Realizar exame puerperal até o 30º dia pós parto Registrar e monitorar dados de acompanhamento em ficha espelho Orientar gestantes quanto à alimentação saudável, aleitamento materno, cuidados com recém-nascido e anticoncepção pós-parto.

Resultado para as metas Ampliar cobertura do pré-natal para 80%

Resultado para as metas Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas

Resultado para as metas Solicitação de todos exames preconizados na 1ª consulta

Resultado para as metas Garantir vacinação adequada das gestantes

Resultado para as metas Garantir suplementação de ácido fólico e sulfato ferroso

Resultado para as metas Realizar exame de mamas e ginecológico nas gestantes

Resultado para as metas Realizar avaliação de risco na 1ª consulta

Resultado para as metas Identificar e garantir referência para atendimento especializado às gestantes de risco

Resultado para as metas Realizar exame puerperal até o 30º dia pós parto

Resultado para as metas Orientar gestantes quanto aos cuidados com o recém-nascido

Resultado para as metas Orientar gestantes quanto ao aleitamento materno

Resultado para as metas Orientar gestantes quanto à anticoncepção pós-parto.

Discussão Ampliação significativa da cobertura pré-natal Maior adesão das gestantes Aumento do nº de consultas e início do pré-natal ainda no 1º trimestre de gestação MS (2005) recomenda realização da primeira consulta até os 120 dias e ,no mínimo, seis consultas de pré-natal.

Discussão Solicitação dos exames preconizados e avaliação de risco garantida já na primeira consulta conforme recomendação do MS (2005) Aumento na suplementação com ácido fólico e sulfato ferroso, aumento da cobertura vacinal das gestantes, aumento na quantidade de exames de mama e ginecológico das gestantes, aumento no número de revisões puerperais.

Discussão Fortalecimento de ações de educação em saúde Segundo Cardoso et al (2007), ações educativas fortalecem a autonomia e poder de escolha da mulher, sua participação ativa no processo de cuidado, avaliação crítica dos profissionais de saúde e maior capacidade de sugestões e recomendações para melhorias do serviço.

Discussão Fortalecimento do vinculo com a comunidade, assim como entre os membros da equipe Fortalecimento do serviço de atenção à saúde da mulher no município Produção de dados importantes para planejamento das ações futuras Provável impacto na redução da morbi- mortalidade materno-infantil.

Discussão Qualificação do acompanhamento no puerpério, com adoção de estratégias para maior captação das mulheres no período puerperal, tendo em vista que boa parte das situações de morbidade materna e neonatal ocorrem nesse período (MS, 2005).

Discussão As ações de qualificação à assistência ao pré-natal e puerpério foram tão satisfatórias que serão implantadas definitivamente na rotina do serviço. Pontos de melhoria Saúde bucal Humanização do parto

Reflexão crítica sobre processo de aprendizagem Mitos desfeitos como falta de supervisão e pouca cobrança Orientação constante e incentivadora Satisfação de testemunhar as melhorias à comunidade proporcionadas pela intervenção

Reflexão crítica sobre processo de aprendizagem Casos clínicos ilustrando situações reais do cotidiano Ensinamentos gerados podem ser implementados para qualificação da assistência à saúde nas demais áreas.

Bibliografia ARAÚJO, E C. Importância do pré-natal na prevenção da sífilis congênita. Rev Paranaense de Medicina. 20 (1): 47-51p. 2006 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência pré-natal: manual técnico. 3 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. 66p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada: manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 158p. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Humanização do parto, pré-natal e puerpério. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 4p.

Muito Obrigada!!