Conteúdo Módulo 2 Capítulo 1: Introdução ao estudo da Biologia;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos processos fermentativos – Primeira parte
Advertisements

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Darwinismo Fundamentos de uma teoria evolucionista Por Guilherme Cadorim”
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
1 TRÂNSITO 21 - MATERIAIS DIDÁTICOS - (62 ) MEIO AMBIENTE PARTE 1 INTRODUÇÃO.
Características dos seres vivos
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Biológicas (Bach & Lic) BIO Genética Tipos de Herança Dr. Cláudio C Silva.
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
Genética Molecular Centro de Ciências Exatas e da Natureza
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
Professor Cris Oliveira
Gabarito exercícios capítulo 10.
Biologia 2 ano EM profª Juh
BIOTECNOLOGIA.
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Evolução.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Seleção e organização de conteúdos
Ciências Naturais 7.º Ano
Biotecnologia.
A estruturação da personalidade
ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR.
Níveis de Organização META OBJETIVOS
Disciplinas Optativas
Professor: Guilherme Vieira
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Ligação Gênica (“linkage”)
BIOTECNOLOGIA Página 317.
HEREDITARIEDADE Página 160.
Professor: Guilherme Vieira
Evolução Seleção Natural.
Noções básicas de hereditariedade
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Primeira Lei de Mendel.
Professor: Guilherme Vieira
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA.
Leonardo Rodrigues EEEFM “Graça Aranha”
1 2 3 Capítulo 1 – Reprodução Assexuada Capítulo 2 –
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Genética A hereditariedade.
A herança de uma característica
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Conceitos e pensamentos
Evolução: Seleção Artificial X Seleção Natural
Necessidades vitais dos seres vivos
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Características gerais dos seres vivos
Genética e os padrões de transmissão de herança
Introdução à Química Orgânica
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Evolução Seleção Natural.
TRANSMISSÃO DA VIDA.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
DNA o veículo da hereditariedade
Ciências Níveis de organização
INTRODUÇÃO Explicação do conceito. Definição de palavras-Chave através de um breve histórico. CASO DE ESTUDO Ficha identificação (nome, edifício, data,
Profª Janaina Q. B. Matsuo
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA - conceitos importantes -
EVOLUÇÃO.
REPRODUÇÃO SEXUADA.
O que você deve saber sobre
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Teorias Evolucionistas III
Transcrição da apresentação:

Conteúdo Módulo 2 Capítulo 1: Introdução ao estudo da Biologia; Capítulo 2: Evolução; Capítulo 3: Conhecendo o DNA e os avanços da Biotecnologia; Capítulo 4: Transgênicos; Capítulo 5: A reprodução dos seres vivos; Capítulo 6: Clonagem de organismos; Capítulo 7: Ecologia. Módulo 2

Distribuição das notas: Serão 4 bimestres: 100 pontos; Total por bimestre: 25 pontos; - N1: 8 pontos; - N2: 8 pontos; - ST: 5 pontos; - AP: 3 pontos; - C: 1 ponto. 70% para aprovação; Média para aprovação bimestral: 17,5 pontos; Média para aprovação final: 70 pontos.

Vídeo 1: Seja um milagre!!!

#preserve #cultive #sejasustentavel Vídeo 2: #plante #preserve #cultive #sejasustentavel

Capítulo 1: Introdução ao estudo da Biologia [...] Há quem fale que a vida da gente É um nada no mundo É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo Há quem fale que é um divino mistério profundo É o sopro do criador numa atitude repleta de amor [...] (Gonzaguinha. O que é? O que é?)

Para você, qual a definição de vida? Quais são as principais características de um ser vivo? Quais mecanismos os seres vivos utilizam para sobreviver e perpetuar a espécie?

O que é vida? É o estado de atividade funcional dos seres organizados, que impõe o consumo de energia e que tem a sua origem num ato reprodutivo, concluindo-se pela morte.

Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida O que é Biologia? Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida Surgiu como ciência em 1778, com o naturalista francês LAMARCK que propôs: Seres INorgânicos - sem organização, pertencentes ao grupo dos minerais. Seres ORGÂNICOS - com organização corporal. Ex.: animais e vegetais. É composta por outras diversas áreas. Ex.: Citologia – estudo das células Bioquímica – estudo das substâncias químicas e os seres Genética – estudo da transmissão de características para outros seres Evolução – estudo das modificações das características transmitidas Anatomia – estudo das formas (formatos e composições) dos seres Fisiologia – estudo do funcionamento dos seres Ecologia – estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente Embriologia – estudo do desenvolvimento dos embriões ... Dentre outros....

Portanto Biologia significa “estudo da vida”, é a ciência que se dedica à compreensão dos seres vivos e de suas interações com a natureza.

Os seres vivos produzem e consomem energia, realizando diferentes funções metabólicas e também tem a capacidade de se perpetuar através da reprodução. A biologia busca conhecer o modo de vida dos seres vivos sejam eles uni ou pluricelular, sua complexidade de sobrevivência, suas relações e adaptações ao meio que vivem.

Até que ponto as Ciências Biológicas e suas tecnologias podem evoluir e do quanto podemos modificar os seres vivos em benefício dos seres humanos? Bioética?????

A continuação da vida Capacidade de reprodução dos seres vivos. Manutenção das espécies: alimentação, desenvolvimento, produção de energia, proteção contra os predadores e prevenção à acidentes, tornando-se aptos para a reprodução. Quando há reprodução, ocorre uma transmissão de características (caracteres), o que chamamos de Hereditariedade (Genética).

O estudo da genética Genética: é o ramo da Biologia que estuda a forma como os genes são transmitidos de uma geração à outra.

Os cromossomos são responsáveis pelas características dos seres vivos que são passadas de geração á geração.

Cromossomos – genes – DNA (ácido desoxirribonucleico).

F = G + A Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo. Fenótipo: características observáveis de uma espécie, que são determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente. F = G + A (Fenótipo é igual ao genótipo do indivíduo mais a ação do ambiente). Ex.: cor de pele, textura do cabelo, tipo sanguíneo, etc.

Curiosidade: Thomas Hunt Morgan, zoólogo e geneticista, foi um dos responsáveis por apresentar a teoria cromossômica da hereditariedade, conceituando os aspectos fundamentais para a genética. Morgan e seus alunos pesquisou a conhecida mosca do vinagre (aquelas que rodeiam as frutas maduras). A partir desses estudos descobriram importantes mecanismos que regem a herança cromossômica, comprovando assim a teoria genética formulada por Mendel anos antes

Um breve histórico da genética 8000 a. C. : humanos pré-históricos iniciam um demorado processo de melhoria de alimentos e animais por meio da seleção artificial; 1859: Charles Darwin publica seu livro “ A origem das espécies “ que explica a evolução dos seres vivos por meio da seleção natural; 1865: Gregor Mendel publica os resultados de seu estudo sobre a hereditariedade; 1953: Watson e Crick publicam suas descobertas sobre a estrutura do DNA; 1990: Início do projeto Genoma, que sequenciou os genes de diversos seres vivos, o genoma humano foi completamente sequenciado em 2003.

A descoberta da hereditariedade: a seleção artificial Os povos nativos observaram as características dos grãos e frutos selvagens que consumiam, eles perceberam que se coletassem os grãos maiores obteriam alimentos maiores. Esse processo é conhecido como seleção artificial, que sempre era repetido quando novas plantas nasciam resultando em um aumento na produção.

Desvantagens da seleção artificial Lenta e demorada; Requer variabilidade – exclusivo de organismos de reprodução sexuada; Transmite características indesejadas; Organismos frágeis que apresentam maior dificuldade de sobreviver sem intervenção humana.

Dúvidas !!!!

Atividades

Página 8: Exercício 1; Página 9: Reflexão; Página 10: Exercício 2; Página 12: Exercício 3; Página 16: Questão invertida; Página 18: Desafio; Página 19 à 21: Exercício de 1 à 10; Página 22: Leitura do texto “Por que o conceito de raça não se aplica à espécie humana?”