TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especialização em Saúde da
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO   Qualificação da Atenção à Saúde do diabético e hipertenso na Unidade Básica de Saúde José Ribamar de Freitas – Pavussu/PI. AUTOR: Dr. Oliber Pineiro Viltres. Pelotas, 2015

Introdução O número de doenças crônicas aumenta cada ano. Município de Pavussu/PI: Extensão territorial: 1090,70 km quadrados. População cadastrada: 1634 habit. Atividade econômica: Agricultura, comercio. Estrutura e saúde no município. A UBS cumpre com a estrutura física, mas só tem consulta adaptada para uma equipe de trabalho.

Introdução Situação da ação programática no serviço antes da intervenção: Não cumprimento os protocolos médicos. Baixa número de diabéticos e hipertensos cadastrados. Não agendamento das consultas. Poucas visitas domiciliares e acompanhamento. Não existiam atividades educativas.

Objetivo Geral Melhorar a qualidade da atenção à Saúde do diabético e hipertenso da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Ribamar Freitas.

Objetivos específicos: Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de hipertensão e diabetes mellitus. Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa de hipertensão e Diabetes. Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular da área de abrangência. Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos da área de abrangência.

Metodologia Ações Período da intervenção: três meses. Coordenação com os gerenciadores do município. Reunião com a equipe de trabalho pra mostrar a proposta de trabalho e comprometer eles. Proposta de capacitação. Trabalho de divulgação. Atualização do cadastro dos pacientes com diabetes e hipertensão por os ACSs. Agendamento e acolhimento dos pacientes.

Metodologia Interrogatório e exames clínicos do paciente, avaliar o IMC, indicar exames, avaliar os riscos. Preenchido da ficha da consulta e folha de registro. Coordenação dos exames complementares. Reunião da equipe para avaliar o trabalho. Contato com o conselho municipal de saúde com os representantes da comunidade, lideranças das comunidades da área de abrangência.

Logística Manual técnico de caderno de atenção Básica de atendimento do programa de hipertensão e diabetes mellitus do ministério de saúde, 2006. Ficha geral do paciente e cadastro de HIPERDIA, pra coletar os indicadores necessários da intervenção. Contato com o gestor municipal para imprimir as fichas complementares. Planilha eletrônica de coleta de dados para o acompanhamento mensal da intervenção.

Resultados Cobertura do programa e atenção ao hipertenso na UBS José Ribamar de Freitas Pavussu-PI. janeiro-março 2015.

Cobertura do programa de atenção ao diabético na UBS José Ribamar de Freitas Pavussu-PI. janeiro-março 2015.

Proporção de hipertenso com exame clinico em dia de acordo com os protocolos de hipertensão na UBS José Ribamar de Freitas Pavuusu-PI. Janeiro-março 2015

Proporção de diabético com exame clinico em dia de acordo com os protocolos de diabetes na UBS José Ribamar de Freitas Pavuusu-PI. Janeiro-março 2015

Proporção de hipertensos com exame complementar ao dia de acordo com os protocolos de hipertensão na UBS José Ribamar de Freitas Pavuusu-PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de diabéticos com exame complementar ao dia de acordo com os protocolos de diabetes na UBS José Ribamar de Freitas Pavuusu-PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de hipertenso com avaliação das necessidades de atendimento odontológico na UBS Jose Ribamar de Freitas- Pavuusu- PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de diabético com avaliação das necessidades de atendimento odontológico na UBS Jose Ribamar de Freitas- Pavuusu- PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de hipertenso que receberam orientação sobre risco do tabagismo na UBS José Ribamar de Freitas- Pavuusu- PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de diabético que receberam orientação sobre risco do tabagismo na UBS José Ribamar de Freitas- Pavuusu- PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de hipertenso que receberam orientação sobre higiene bucal na UBS José Ribamar de Freitas- Pavuusu- PI. Janeiro-março 2015.

Proporção de diabético que receberam orientação sobre higiene bucal na UBS José Ribamar de Freitas- Pavuusu- PI. Janeiro-março 2015.

Discussão Permitiu ampliar a cobertura de atendimento. Melhorou a preocupação dos trabalhadores da minha equipe e da UBS por garantir atendimento de qualidade. Permitiu trabalhar no agendamento das consultas. Possibilitou conhecer outros pacientes que não tinham tratamento Necessidade de incrementar a quantidade e remédio do quadro básico.

Discussão Melhorou o humanismo dos trabalhadores e a qualidade do atendimento . O trabalho ficará na rotina do atendimento diário da UBS para estes e outros grupos de pacientes. Deixa constituído o grupo de hipertensos e diabéticos que vai desenvolver outras atividades. Diagnosticar outros pacientes com hipertensão e diabetes que possam existir na área de abrangência.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Melhorou a qualidade de minha prática profissional (conhecimento dos protocolos de saúde). Sensibilizou sobre a necessidades da população e de melhorar a qualidade trabalho na UBS. Faltaram encontros presenciais. Necessidade de mudar o trabalho da equipe e os processos assistenciais da UBS.