A paisagem urbana viária na perspectiva do pedestre: estudo da Avenida Nações Unidas em Bauru/SP

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Transcrição da apresentação:

A paisagem urbana viária na perspectiva do pedestre: estudo da Avenida Nações Unidas em Bauru/SP EIXO TEMÁTICO: Arquitetura da Paisagem: Repensando a Cidade Maria Clara Ortega Pichinin Mestranda, UNESP, Brasil. mariaclara_ortega@hotmail.com Fernanda Moço Foloni Mestranda, UNESP, Brasil. fe_foloni@hotmail.com Norma Regina Truppel Constantino Professora Doutora, UNESP, Brasil. nconst@faac.unesp.br

OBJETIVOS Os objetivos deste trabalho são investigar a paisagem urbana através do estudo de caso da Avenida Nações Unidas localizada em Bauru/SP, observando a atratividade em sua paisagem atual . PALAVRAS-CHAVE: Paisagem urbana. Ruas. Bauru/SP.

Usar a paisagem para compreender o espaço FALTA DE QUALIDADE URBANA “As práticas de ocupação do território, seja ele urbano ou rural, não têm tido sucesso em garantir qualidade de vida para grande parte das pessoas, (...)” Uma solução: Usar a paisagem para compreender o espaço (REKER; PASTORE, 2013)

CONCEITOS NATUREZA PAISAGEM HOMEM Ao compreender a paisagem, o lugar ganha características que o relacionam com a natureza e o homem.

CONCEITOS As atividades humanas inscrevem-se no solo e o transformam. A paisagem não é, por tanto, um simples conjunto de espaços organizados coletivamente pelos homens. É também uma sucessão de rastros, de pegadas que se superpõem no solo e constituem, por assim dizer, sua espessura tanto simbólica quanto material. (BESSE, 2014, p.33). ENTENDER A CIDADE COMO PAISAGEM = CONHECIMENTO PARA A INSERÇÃO DO PROJETO O TERRITÓRIO NÃO PODE SER CONCIDERADO UMA TELA EM BRANCO O PROJETO DEVE CONSIDERAR A HISTÓRIA DO LUGAR

MUDANÇAS NA PAISAGEM Praça do Rei Copenhague, 1971. RUA PARA CARROS RUA PARA PESSOAS Praça do Rei Copenhague, 1905 Fonte: GEHL, 2006

OS AUTOMÓVEIS INVADEM AS CIDADES MUDANÇAS NA PAISAGEM 1960 1970 OS AUTOMÓVEIS INVADEM AS CIDADES A paisagem das vias é modificada, agora sua prioridade são os CARROS e não mais as pessoas. A visão da época era de que essas transformações seriam um sinal de PROGRESSO. O automóvel é responsável por mudanças na relação do homem com o meio urbano.

CARTÃO POSTAL (1977) – trevo da Av CARTÃO POSTAL (1977) – trevo da Av. Nações Unidas com a Rodovia Marechal Rondon – Bauru Fonte: NUPHIS.

AS PESSOAS DEVEM SER CONVIDADAS A USAR O ESPAÇO PÚBLIO MUDANÇAS NA PAISAGEM AS PESSOAS DEVEM SER CONVIDADAS A USAR O ESPAÇO PÚBLIO (COMO AS RUAS) “[As] ruas desempenham um papel crítico nas cidades, conectando espaços, pessoas e bens, e, através disso, facilitando comércio, interação social e mobilidade. Ruas e espaços públicos contribuíram, também, com a definição das funções culturais, sociais, econômicas e políticas nas cidades e municípios”. (CLOS, 2015, p.08)

AVENIDA NAÇÕES UNIDAS – BAURU/ SP Fonte:http://www.bauru.sp.gov.br/bauru.aspx?m=2 Fonte: http://www.vivendobauru.com.br/a-avenida-nacoes-unidas/ Município de Bauru/SP

AVENIDA NAÇÕES UNIDAS – BAURU/ SP Fonte: https://desejosurbanos.wordpress.com/2015/06/17/expedicao-ribeirao-das-flores/

na altura da Av. Independência CÓRREGO DAS FLORES E AV. NAÇÕES UNIDAS – na altura da Av. Independência 1978 2017 Fonte: Museu da Imagem e do Som (esq.); autoras (dir.)

Trecho entre o trevo da Rodovia Marechal Rondon e Av. Nuno de Assis AVENIDA NAÇÕES UNIDAS Trecho entre o trevo da Rodovia Marechal Rondon e Av. Nuno de Assis Em destaque a Av. Nações Unidas, sob a qual corre o Córrego das Flores canalizado (que nasce no Parque Vitória Régia) Pq. Vitória Régia Fonte: NUPHIS. Editado pelas autoras.

ED. BRASIL-PORTUGAL (S/D) 1978 Fonte: Bauru Ilustrado, dez. 2016 (esq.). Museu da Imagem e do Som de Bauru (dir.).

PRAÇA DO LÍBANO (Fonte: AUTORAS, 2017)

PARQUE VITÓRIA RÉGIA Fonte: https://desejosurbanos.wordpress.com/2015/06/17/expedicao-ribeirao-das-flores/

AUTOCINE – Consolidação urbana Fonte: Bauru Ilustrado. Mai.1997.

Fonte: http://www. 94fm. com

AVENIDA NAÇÕES UNIDAS – Bauru (alagamentos 2016) Fonte: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/22239-chuva-na-cidade-de-bauru#foto-355636

PLACEMAKING ATRATIVIDADE “CRIAÇÃO DE LUGARES” onde as pessoas querem permanecer ATRATIVIDADE (Fonte: AUTORAS, 2017)

VIAS DE USO MULTIPLO – Priorizar o pedestre Fonte: http://www.urbancincy.com/2014/07/how-to-reimagine-our-streets-around-the-concept-of-shared-space/

VIAS DE USO MULTIPLO – Priorizar o pedestre Fonte:http://shilpabhatnagar.com/urbanism-sharing-space-in-london/#.WYyEg1Fv_IV

BIBLIOGRAFIA BESSE, J.M. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Editora Contexto, 2004. CLOS, J. Prólogo. In: KARSSENBERG, H. et al. (Ed.). A cidade ao nível dos olhos: lições para os plinths. 2. ed. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do RS, 2015. v. 2. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs>. Acesso em: 28 set. 2016. p.86-89. GEHL, Jan. La humanización del espacio urbano: la vida social entre los edificios. Reverté, 2006. GEHL, J. Cidades para pessoas. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015. REKER, M.; PASTORE, J.B. Uma intervenção paisagística no espaço urbano. In: SERRÃO, A. V. S. (Coord.). Filosofia e arquitectura da paisagem: intervenções. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013. p.199-211.