SPED, o primeiro impacto.

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Transcrição da apresentação:

SPED, o primeiro impacto.

O que é o SPED ? E qual o impacto gerado pela entrega dos arquivos sobre o processo operacional das lojas de material de construção?

A sigla significa: Sistema Público de Escrituração Digital De forma objetiva, o SPED é a substituição dos registros antes mantidos em livros fiscais de papel pelo registro digital enviado ao fisco.

Existem três tipos de SPED, cada um aplicável a uma situação distinta: . SPED Contábil . SPED Contribuições (antigo SPED PIS-Cofins) . SPED EFD (Escrituração Fiscal Digital)

E, o foco dessa conversa vai ser: SPED EFD Mas porquê? Como isso me afeta? E quando ...

... sou obrigado a fazer a entrega de todos os arquivos do SPED? Contábil: ... alguém aqui presente tem contabilidade própria? Caso não tenha, no máximo irá entregar o diário auxiliar Z. Contribuições (antigo PIS-Cofins): referente as operações de vendas, para os optantes pelo lucro real e presumido já existe a obrigação da entrega. Optantes pelo Simples como não tem PIS e Cofins, ... EFD: Lucro real 10,8 mi ano (ano calendário 2010) em janeiro 2012, até 7,2 mi em janeiro 2013, até 3,6 mi em julho de 2013. Todos abaixo de 3,6 mi lucro real ou presumido em janeiro de 2014. Optantes pelo Simples: ainda sem data definida, mas, com previsão de janeiro de 2016.

Mas porque é importante começar por citar as faixas e datas?

Para que possamos tomar ações prévias e evitar problemas sérios em um futuro muito próximo.

Qual é a dificuldade? Não é só gerar um arquivo? Mas, quais ações? Qual é a dificuldade? Não é só gerar um arquivo? O problema é que o arquivo contém registros de cada entrada, saída e os registros de inventário, antes de difícil conferência por parte do Fisco, e, agora de avaliação simples e automática. E ainda para completar, agora é confrontado com a GIA automaticamente.

Ou seja O problema não é gerar o arquivo e sim o controle do conteúdo. Em especial: Tributação x NCM - O registro de INVENTÁRIO

Tributação x NCM Qual de vocês garante que a tributação cadastrada está 100% correta? Quem garante que os NCMs estão 100% certos? Olhem o exemplo do tijolo cerâmico em uma empresa optante pelo Simples...

Se o tijolo cerâmico estiver informado como “substituído” ao invés de isento... a alíquota do Simples é menor, quando para isento isso não acontece. Pelo NCM o Fisco percebe isso, e, ...

manda uma intimação (anexo A .jpg da intimação) e uma planilha de diferenças apuradas (anexo B planilha da intimação)

Passou, é passado.... Não é assim que funciona. Reparem que as intimações de abril de 2014 são referentes a 2012 (primeiro ano do SPED). Ambos os clientes esperam as próximas notificações referentes a 2013 e 2014.

Então, o que tenho que observar com mais cuidado?

Resolver problemas com cadastro de produtos envolvendo tributação, NCMs, unidades de medida e devoluções/trocas. Isso é relativamente simples, mas requer treinamento e muita atenção. Hoje, até mesmo as optantes pelo Simples já entregam essas informações em NF-es e arquivos da NFG.

Tomar uma ação em relação a eventual variação/diferença entre o estoque físico e o contabilizado.

A má notícia é que 20% das empresas tem problemas com a entrega do arquivo. As divergências apontadas são as mais diversas segundo o próprio delegado do Sefaz Regional dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

A boa notícia é que quem começar cedo, tem mais tempo para “arrumar a casa”.

A mensagem final dessa conversa, (sem querer fazer terrorismo psicológico). Há uma longa caminhada pela frente, e, é escada acima.

Todos tem a sua cota de serviço. Somo todos parceiros, ninguém mandaria ninguém fazer trabalho que não precisa ser feito. Todos tem a sua cota de serviço. Rua São Pedro, 21, sala 03 – Florestal, Lajeado / RS | om@om.com.br | om.com.br Lajeado / RS (41) 3748-2110 Curitiba / PR (41) 3208-2790 Rio de Janeiro / RJ (21) 2169-6169 Vitória / ES (27) 2127-4346