A Linguagem da Pintura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Linguagem da Pintura.
Advertisements

Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Computação Gráfica – Visibilidade
Pré-socráticos.
A arte de estar com o outro...
Realismo e Impressionismo Franceses
Colégio Salesiano Prof. Breno Marques
SABBAG,
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
A Linguagem da Pintura.
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO.
O FILHO.
Não se assustem, ou como ler um texto sem desistir
INSTRUÇÃO DA CAUSA A fase instrutória do procedimento ordinário inicia quando termina a audiência preliminar,' consiste na realização de provas e oferecimento.
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Professores apaixonados
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
2 Aula – Artes – Arte Grega
Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
SABBAG,
Irene Alvina NÃO DEIXE DE LIGAR O SOM
FRASES DIVERSAS DE AUTORES FAMOSOS
Autógrafo de Deus.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
APRESENTAÇÃO TELAS E NAVEGAÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS REFERÊNCIAS
EXPOSIÇÃO DE QUADROS NO COLÉGIO objetivo (01 A 10 DE Fev/2017)
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
“ O BOM USO DOS ESPELHOS”
ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA Wagner Borges
A Flor da Honestidade.
ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA Wagner Borges
BANG 734-X SISTEMA OPERACIONAL ANTES (CONSOLE) RUN DCC LD-128
« Quatro Leis da Espiritualidade »
23/11/18 09:17:40 Autor da Vida.
Filosofia da Educação II
Autógrafo de Deus.
MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
FENOMENOLOGIA.
ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA Wagner Borges
6-dez-18 10:59:01 É Triste Dizer Adeus.
07/12/18 14:43:39 Amélia de hoje.
Álbum de Fotos Clássico
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Percepção.
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
Mulheres Positivas 16/02/ :17 Por Eliana Barbosa.
DO DISCURSO ALHEIO EM TEXTOS ACADÊMICOS
A Flor da Honestidade.
A Flor da Honestidade.
“ O BOM USO DOS ESPELHOS”
A ESCOLA DE PINTURA.
TIPOS DE DISCURSOS.
SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA
Música : Holding Your Hand
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
Modelagem de Sistemas
ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA Wagner Borges
Ficha Eletrotécnica | Exemplos de preenchimento
Transcrição da apresentação:

A Linguagem da Pintura

Linguagem da Pintura Concepção clássica: A PINTURA é perspectivada como uma representação do real, face ao qual se encontraria numa situação de espelho. O. s., seria icónica e esgotar-se-ia na mera reprodução da realidade. Até que ponto seria independente da realidade e uma linguagem com identidade própria e não subjugada à fidelização do real?

Linguagem da Pintura (cont.) Meyer Schapiro define o signo pictural como signo icónico. Mas, ao definirmos o objecto pintado como ícone, não estaremos a anular o espectáculo articulado de cores, formas, traços, etc. presente no quadro?

Linguagem da Pintura (cont.) A leitura do quadro passa por três pólos: 1) a organização interna dos elementos observáveis no quadro e circunscritos aos seus respectivos limites: o código figurativo; 2) o real espelhado e que serviu de modelo ao quadro; 3) o discurso no qual se cruzam o código figurativo e o real. O. s., o quadro não é mais do que o texto que o analisa: “tornar-se texto” do quadro; “simulacro-entre-o-mundo-e-a-linguagem”.

Linguagem da Pintura (cont.) Apesar da técnica do espelho na visão clássica da pintura (“o quadro”), cada sujeito criativo tinha liberdade para codificar o objecto em observação. O seu “texto” sobre a realidade absorve a sua visão subjectiva. Múltiplos textos, interpretações e codificações do sujeito autor

Linguagem da Pintura (cont.) Pintura clássica: estrutura fechada Pintura moderna: processo que atravessa o objecto por ele produzido, que não representa nenhum signo nem nenhum sentido particular, mas a possibilidade, a partir de um código limitado (tela), de fazer derivar todo um processo significante.

Linguagem da Pintura (cont.) “Toda a gente quer compreender a arte. Porque não tentam compreender as canções de um pássaro? Porque razão se ama a noite, as flores, tudo em nosso redor? Se percebessem antes de tudo que um artista cria porque tem que criar, que ele próprio é apenas um pedacinho insignificante do mundo e que não lhe deve ser concedida mais atenção do que a muitas outras coisas que nos proporcionam alegria no mundo, embora não as consigamos explicar. Pessoas que querem explicar telas ladram normalmente para a árvore errada.” Pablo Picasso

Linguagem da Pintura (cont.) “Da mesma maneira que a criança nos imita nos seus jogos, o pintor imita o jogo das forças que criaram e criam o mundo. A arte não expressa o visível, mas torna visível.” Paul Klee

Linguagem da Pintura (cont.) “O pensamento é para a literatura o que a luz é para a pintura.” Paul Bourget “Um pintor não deveria pintar o que ele vê, mas o que será visto.” Paul Valéry

Linguagem da Pintura (cont.) "A pintura é uma profissão para um homem cego. Ele não pinta o que vê, mas o que sente, o que disse para si mesmo que tinha visto." Pablo Picasso “A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver.” Paul Klee