Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO DO COE PROVINCIAL
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
Apresentação da proposta do
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Adaptado da Tecnologia DevInfo para Moçambique MAIO, 2005 ESDEM.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Seminário SANTA CATARINA 2015
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Logistica MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTATAL
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
“Guião para Elaboração de Projectos”
PROJECTO DESENVOLVENDO UM SECTOR FINANCEIRO INCLUSIVO EM MOÇAMBIQUE
Conselho Municipal de Maputo
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
CUSTO EFECTIVO DOS FUROS DE ABASTECIMENTO ÁGUA EM MOÇAMBIQUE
PEC-ZONAL: Experiências e Próximos Passos WSP – Moçambique (Documento de Janieiro de 2012) Maputo, 17 de Abril de 2012.
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
CapitalMaputo Superfície km2 População Nome do EstadoRepública de Moçambique MoedaMetical Idiomasportuguês, makwa-lomwé, shona, tonga,
Sustentabilidade financeira 1 WASHCost Sustentabilidade Custos de operação e manutenção e desafios para a sustentabilidade financeira.
Painel: Aspectos destacados
Constatações preliminares. Perto de 80% da população reside nas áreas peri-urbanas de Maputo Cerca de ¼ da população servida pela revenda no quintal (BA.
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
O ETSDS Inquerito sobre os Sistemas de Financiamento, Suporte, e Fornecimento dos Serviços Primários de Saúde Ministério do Plano e Finanças / Ministério.
Desenvolver um plano de Supervisão de Apoio no Âmbito da componente de Qualidade de Dados MEASURE Evaluation.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
GAS Julho Custos WSUP Wateraid Programma Frìsio de Saneamento Urbano WASHCost.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
Apresentação aos parceiros
always power on Self Energy
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Fundo de Apoio a Sociedade Civil Civil Society Fund Guia para Propostas Ano Fiscal 2008.
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
1 Grupo Temático de Água e Saneamento Nampula, 30 de Maio de 2008.
Apresentador: Paula Taunde, Investigadora Faculdade de Veterinária
PROGRAMA EMBRAPA_MOÇAMBIQUE
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio estrutural para os países candidatos à adesão ajuda de pré ‑ adesão a partir de 2000:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
1 PROPOSTA DE TEMAS PARA O GAS de Novembro, 2011.
EFEITOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE PACOTES TECNOLÓGICOS SOBRE ELEMENTOS DA CADEIA DE VALOR DA CARNE DE PORCO PRODUZIDA EM ZAVALA E MANHIÇA GERALDO DIAS ZACARIAS.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
BALANÇO DO GAS 25 de Julho de Encontros do GAS em 2008  Frequência:  Frequência: um encontro por mês, até hoje teve seis encontros (incluindo.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
Conselho Municipal de Maputo
Conferencia sub-regional da AFRACA
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Ponto de Situação do Processo de Migração de Radiodifusão Analógica para Digital Bilene, 30 Novembro 2015.
CIMEIRA DO PROTOCOLO DA SADC 2015 Ministério de Género, Criança e Acção Social/ Projecto de Potenciação de Habilidades Empresarias Femeninas. Mocambique,
BALANÇO DE ACTIVIDADES DE ENERGIA,
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
SECRETARIA PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS.
Apresentação: Engº Evangelisto Camati Vetchy Malanje, 25-26/08/2014 REPUBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO CUNENE DIRECÇÃO DE ENERGIA E ÁGUAS 4º CONSELHO.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA PROVÍNCIA.
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Transcrição da apresentação:

Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost Uma pequena introdução 05 de Novembro de 2010  

O que é? WASHCost é um projecto de 5 anos que tem como objectivo recolher e partilhar dados sobre os custos de fornecimento de serviços de abastecimento de água, saneamento e higiene nas zonas rurais e peri-urbanas É implementado em quatro países: Moçambique, Ghana, Burkina Faso e India (Andrha Pradesh) Em Moçambique é uma parceria entre a Direcção Nacional de Águas e o IRC

Que custos recolhemos Abreviatura Nome Descrição Despesa Capital CapEx Investimentos em activos fixos (infra-estruras, fiscalização e PEC inicial) CapManEx Despesas de manutenção de capital Despesas em renovação de infra-estruras, custos de reposição e reabilitação OpEx Despesas de operação e pequenas manutenções (manutenção de rotina) Despesas com a operação regular do serviço, incluindo manutenção de rotina CoC Custos de capital Custos do dinheiro (onde é emprestado); mas mesmo os donativos tem custo (opportunity cost) ExpDS Custos de apoio directo Custo de apoio pós-construção (apoio directo aos consumidores ou fornecedores de serviços ExpIDS Custos de Apoio Indirecto Custo de gerir o sector a nível macro (formulação de políticas e estratégias) 3

Que perguntas queremos responder? Qual é a magnitude real e relativa das diferentes componentes de custo (CapEx, OpEx, CapManEx, etc.) por tecnologia? (por pessoa, por familia, por m3 fornecido) Qual é a magnitude real e relativa das diferentes componentes de custo (CapEx, OpEx, CapManEx, etc.) por nível de serviço? Como é que diferem os serviços que os pobres e não pobres recebem? Quais são os principais factores que influenciam os custos de provisão de serviços de AASH? Quais são os “indicadores dourados” para a análise de serviços sustentáveis e equilibrados de AASH? Para responder estas perguntas, foram recolhidos dados primários e secundários desde o nível central até ao agregado familiar, cobrindo diversas variáveis

Metodologias e Ferramentas…. Desenvolvimento e testagem dos instrumentos de recolha de dados Foram desenvolvidos vários questionários e fichas de recolha de dados para os níveis central, provincial, distrital, comunitário e familiar Foram usados como base questionários e fichas que já foram desenvolvidos e usados em levantamentos anteriores – refinados para os propósitos e especificidades do WASHCost A testagem dos instrumentos foi feita em duas províncias – Nampula, Inhambane e Maputo-Cidade A selecção destas áreas foi feita em consultas como GAS Os resultados do processo de testagem dos instrumentos foram discutidos em três reuniões com os intervenientes do sector durante o ano de 2009.

….Metodologias e Ferramentas…. Desenvolvimento de uma estratégia de amostragem estatisticamente válida para o levantamento de dados primários a nível dos agregados familiares, comunidades e distritos. A amostra foi desenvolvida em coordenação com o INE e baseia-se na mesma lógica usada para o MICS de 2008 Foram seleccionadas 6 províncias – Cabo Delgado, Nampula, Tete, Manica, Inhambane e Maputo – Cidade) 24 distritos (quatro por província) 68 clusters/comunidades (40 rurais, 21 peri-urbanos e 7 de controle) 1.360 famílias Foi feita a recolha de dados secundários em todas as províncias do país 6

O que é que temos? Dados sobre os custos de construção de poços e furos (CapEx Hardware) – referentes ao ano 2009 e relativos a 7 províncias Dados sobre os custos de reabilitação de poços e furos – referentes ao ano de 2009 e relativos a 3 províncias Dados sobre custos de fiscalização de fontes – referentes ao ano de 2009 e referentes a 6 províncias Dados sobre custos de O&M de PSAA e fontes despersas Níveis de serviços recebidos pelos beneficiários – urbano e rural Factores que são determinantes nos custos de provisão de serviços 7

Dados ainda não consolidados Custos indirectos – referentes à gestão do sector de águas a nível central – em processo de recolha e análise. Custos de apoio directo – de nível provincial e distrital – processo de recolha em curso – precisa-se mais tempo, principalmente a nível provincial Custos de saneamento Custos de promoção de higiene Custo de capital – apenas um caso no AASR. 8

Perguntas 9