História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
França antes da Revolução
Advertisements

A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
REVOLUÇÃO FRANCESA GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA : AGRÁRIA, FEUDAL E ABSOLUTISTA EXTINÇÃO DA SERVIDÃO NÃO ALTERA QUADRO CLERO.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Revolução Francesa 3º ano. A Revolução Francesa A Revolução Francesa foi um reflexo da luta da burguesia pelo poder político - questiona o absolutismo.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
R EVOLUÇÃO F RANCESA. A revolução francesa ocorreu entre 1789 e 1799 na França, provocando grandes mudanças sociais e políticas no país. Depois de um.
Geral e do Brasil História José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson.
REVOLUÇÃO FRANCESA ( ) Prof. Rafael T Pellegrini História.
Revolução francesa Prof. Helton Chaves. Antecedentes Ideias Iluministas que questionava a sociedade comandada pelos monarcas absolutistas. Revolução de.
As vésperas da revolução na França Seminário de historia Vitória Mila, Maria Eduarda, Thamyres Souza Professor(a): Tassia barros Escola: estadual professor.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
A Inglaterra revolucionária
CEMA – 8º anos A/B/2017. Profª Tatiane
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Revolução francesa Prof. Helton Chaves.
América Espanhola Independência do Haiti
Atividade 7 - Estado e Governo
A ERA NAPOLEÔNICA.
Revolução Francesa Prof. Marcelo Maia
O Antigo Regime em Portugal
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Revolução Francesa.
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Império napoleônico.
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
ESTADO DE DIREITO FRANCÊS ÉTAT DE DROIT
REVOLUÇÃO FRANCESA AULAS 8-9.
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Antes da Revolução Monarquia absolutista, união entre estado e igreja e privilégios da nobreza. Economia predominantemente agrária. Trabalho servil. Industrialização.
A Revolução Francesa ( )
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Revolução Francesa
A liberdade guiando o povo
Revolução, tempo moderno
Processos de independência na América Espanhola
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
A Revolução Francesa 1789 Parte 2 A Tomada da Bastilha
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Direitos Fundamentais
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Revolução Francesa AP 1 – F2 – M4 – Pág
Professor Bruno Barreira
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Sociologia A Revolução francesa.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
2ª fase-República-Covenção. Jacobina
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE”
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Introdução à História.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Processo de independência do Brasil
O ANTIGO REGIME.
Transcrição da apresentação:

História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico REVOLUÇÃO FRANCESA processo revolucionário que redefiniu as configurações políticas de todo o mundo suas influências ultrapassaram os limites da França organização do estado liberal e democrático reivindicações que levaram à transformação da ordem social

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico SOCIEDADE ESTAMENTAL Primeiro Estado: clero, dividido entre alto e baixo clero. Segundo Estado: nobreza, dividida entre a nobreza cortesã e a nobreza das províncias. A nobreza cortesã era dividida, entre a nobreza de espada (tradicional) e a nobreza togada (formada por burgueses que compravam os títulos). Terceiro Estado: todo o restante da população, que incluía burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos. Eram os únicos que pagavam tributos.

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico ÀS VÉSPERAS DA REVOLUÇÃO: UMA ENORME CRISE FINANCEIRA E INSATISFAÇÕES SOCIAIS CRESCENTES (A) Os impostos e taxas que recaíam sobre os camponeses. (B) O orçamento do Estado em 1788, em milhões de libras. (C) Os três Estados na França no fim do século XVIII.

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico INSATISFAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS Ausência de representatividade política do Terceiro Estado. A burguesia estava insatisfeita por sustentar uma máquina estatal cara e ineficiente. Para os camponeses e operários, a crise econômica era ainda mais grave: chegavam a gastar 80% de seu salário apenas com pão. Os nobres não admitiam a possibilidade de cortar gastos ou mesmo de passar a pagar impostos. Era uma sociedade de privilegiados.

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS Luís XVI convoca os Estados Gerais. O Terceiro Estado se proclamou em Assembléia Nacional. Em 09/07/1789, a Assembléia Nacional se declara Constituinte com o objetivo de estabelecer limites ao absolutismo e aos privilégios. 14/07/1789: tomada da Bastilha. 26/08/1789: aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão ® estabelecimento da igualdade jurídica entre os cidadãos e a soberania residente na população.

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE reforma administrativa e judiciária subordinação da Igreja ao Estado nova estrutura política defesa dos princípios liberais

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico FASES DA REVOLUÇÃO Assembléia Nacional Constituinte e Monarquia Constitucional (08/1789-08/1792) República e a fase jacobina (09/1792-07/1794) reação termidoriana e o Diretório (07/1794-11/1799)

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico O GOLPE DE 18 BRUMÁRIO a ascensão de Napoleão Bonaparte fracasso ou afirmação dos ideais revolucionários?

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico PERÍODO NAPOLEÔNICO Consulado (1799-1804) Império (1804-1814) Governo dos Cem Dias (1815) CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO ampliação do domínio francês sobre o continente europeu estabelecimento do Código Napoleônico conflitos com as monarquias européias que queriam impedir a propagação dos ideais da Revolução da França

A Revolução Francesa e o período napoleônico Cap. 22 A Revolução Francesa e o período napoleônico O IMPÉRIO (1804-1814) A EUROPA NAPOLEÔNICA (1799-1814) CARTOGRAPHIE LATITUDE – ADAP.