Principais Bases de Micro-Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fontes de Dados Demográficos
Advertisements

Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Capacitação em Eventos
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Pesquisa de Orçamentos Familiares
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do PETI Maceió/AL 13 de julho de
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 REORGANIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH Setembro / 2015.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Trabalho final Educação: desigualdades e percepções sobre escola
Avanços nas últimas décadas
Reinaldo Castro Souza DEE & IEPUC; PUC-Rio Workshop:
DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Fontes de Dados Demográficos
A questão de Gênero na Previdência Social março/2016
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
Tema e problema de pesquisa
Encontro DE PROFESSORES DA Categoria “o”
MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
Resultados dos alunos dos Programas Alfa e Beto vs. demais programas
O Censo 2014 foi realizado de 16 a 31 de Maio de 2014.
Orçamento Participativo Jovem Escolar
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
IDB Brasília, 22 de Outubro de 2009.
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2015
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
BOLSA FAMILIA Gisele Cavanha Tomim.
Conceitos Demográficos
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE
DESCOBERTA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA SUPERVISIONADOS APLICADOS AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SIGAA/UFPI Aline.
Barretos Diferenças em relação aos demais municípios no Estado de São Paulo.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Plano de Avaliação do ProJovem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O que nos mostra o Censo Demográfico 2010
Dados relativos à pesquisa
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Programa Internacional para Avaliação de Alunos
DADOS CONSOLIDADOS SAÚDE SUPLEMENTAR Atualizado em
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Prof. Esp. Valéria Poubell LEITURIZAÇÃO E ESCRITURIZAÇÃO NO BRASIL.
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
A BNCC e a Saúde.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

Principais Bases de Micro-Dados Economia Informal Urbana (ECINF/IBGE) Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (PNAD/IBGE) Bases de Educação (INEP/MEC) SAEB Prova Brasil Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE) Pesquisa de Orçamento Familiar (POF/IBGE) Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS/IBGE)

PNAD (IBGE) Pesquisa anual que cobre todo o território nacional (menos área rural da regiao Norte ate 2004) e entrevista cerca de 100 mil domicílios (400 mil individuos). Está disponível em micro-dados entre 1976 e 2009. Não é realizada em anos de Censo e também não foi a campo em 1994. Os questionários são mantidos entre Censos. Os municípios (não identificados) também. O questionário básico contém quesitos sobre várias características do domicílio e de seus membros: demográficas, educação, trabalho, rendimento, fecundidade. Geralmente, inclui-se um suplemento sobre determinado tema (e.g. saúde, vitimização, programas sociais, trabalho infantil, educação profissional).

Lista parcial de suplementos da PNAD Ano da Pnad Temas suplementares pesquisados 1981 saúde 1982 educação 1983 mão-de-obra e previdência 1984 fecundidade feminina 1985 situação do menor 1986 anticoncepção, acesso a serviços de saúde, suplementação alimentar e associativismo 1988 participação político-social e estoque de aparelhos utilizadores de energia 1989 e 1990 trabalho 1992 (mantido em 1993 e 1995) migração, fecundidade e nupcialidade 1996 mobilidade social e retirados dois tópicos (trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade e ensino supletivo) e um tema (nupcialidade) 1998 saúde e o tópico trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade 1999 excluído o tema saúde e mantidos os demais aspectos pesquisados em 1998 2001 retirado o tópico trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade incluída a pesquisa suplementar sobre trabalho infantil, abrangendo o contingente de 5 a 17 anos de idade (limite mínimo de idade para investigação do tema trabalho passou de 10 anos para 5 anos) incluídos tópicos de saúde e segurança no trabalho e complementar de educação para o contingente de 5 a 17 anos de idade, e agregada a investigação de alguns aspectos nos temas migração e fecundidade 2002 a elevação do limite mínimo de idade de 5 anos para 10 anos para a investigação do tema trabalho e rendimento inclusão do tópico trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade e a retirada dos dois tópicos (saúde e segurança no trabalho e complementar de educação) e dos aspectos agregados aos temas migração e fecundidade em função da pesquisa suplementar sobre o trabalho infantil. 2003 saúde para o contingente de 5 a 17 anos de idade, o tópico participação em programas sociais voltados para a educação. 2004 retirada do tema saúde e do tópico participação em programas sociais voltados para educação inclusão do tópico complementar de educação, para o contingente de menos de 18 anos de idade inclusão dos temas segurança alimentar e acesso a transferências de renda de programas sociais.

Table 6: Effect of CCT Programmes on the Participation Rate of Females: Below-Median Sample - PNAD

SAEB (INEP/MEC) Provas de Português e Matemática aplicadas a uma amostra nacional de alunos da 4a e 8a do ensino fundamental e do 3o do ensino médio. Escolas nas áreas urbanas e rurais das redes pública e privada. Periodicidade bienal, realizado desde 1995, resultados para Brasil e UFs. Dados em cross-section mas entre 2001/03 um subconjunto de escolas foi mantido. Prova Brasil (INEP/MEC) Provas de Português e Matemática aplicadas a todos os alunos da 4a e 8a do ensino fundamental da rede pública com pelo menos 20 alunos por série. Somente escolas da área urbana. Periodicidade bienal, realizada desde 2005, resultados para Brasil, UFs, municípios e escolas. Longitudinal no nível de escola. Ambos Desempenhos dos alunos auferidos através de uma mesma métrica (Teoria de Resposta ao Item - TRI). Questionários específicos para levantar informações dos alunos, professores, diretores e escolas.

Exemplo de Avaliações com Bases Secundárias - Resultados

Resultados preliminares de Guerra e Foguel (2011) - SAEB (nível de UF) – Método do Synthetic Control Group (Abadie et al., 2010)