EMPILHADEIRA. Conceito: Máquina industrial, utilizada para levantar e carregar materiais, através de garfos que são inseridos debaixo da carga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Procedimentos de Segurança
Advertisements

Empilhadeira – Conceito
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Guindaste.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AVIÃO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ELEVADOR.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ELEVADOR.
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
EMPILHADEIRA EMPILHADEIRA 14 Regras simples de Segurança.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO, exigência lógica Operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos DEVEM.
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Movimentação de Carga, Equipamentos e Unitização Aula 08 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
SEGURANÇA INDUSTRIAL Empilhadeiras
1. Equipamentos de unitização, armazenagem e movimentação
Segurança com plataforma de trabalho aéreo
Meios Físicos de Transmissão
SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE PÓRTICO
Treinamento: Segurança no uso de Empilhadeira.
Vibrações ocupacionais
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
a) A ocupação média do navio.
Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto
CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Elementos chaves/ Aplicação:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CONTAINER.
Transporte e Logística
Lastro, bitola e pneus de tratores agrícolas
PLANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS
Levantamentos e Pesquisas
MARTELETE PNEUMÁTICO.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
Projeto estacionamento
Movimentação de material
Revisão Requisitos e Casos de Uso
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
Procedimentos de Segurança
Iluminação de Emergência
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
Dimensionamento do Sistema Kanban Sueli Pereira. Cálculos do Kanban.
Sinalização nas Operações com Equipamentos de Guindar.
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
Armazenagem e Manuseio (parte 1)
SEGURANÇA INDUSTRIAL Empilhadeiras
Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira Elaborado por:
Navegação Aliança Treinamento de abastecimento de Mini Carregadeira - orientação de procedimento para colaborador autorizado e não autorizado a efetuar.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
ERGONOMIA Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
SEGURANÇA INDUSTRIAL Empilhadeiras
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Lesões repetidas nas costas podem se tornar crônicas e pode causar: -anos de sofrimento; - encurtar os altos produtivos do trabalhador e - provavelmente.
Apresentação instrutor Vida pessoal Vida profissional formação Segurança na operação de plataforma aérea.
1.Trabalho em Altura 2.Veículos Automotores 3.Equipamentos Móveis 4.Bloqueio e Sinalização 5.Movimentação de Carga 6.Espaço Confinado 7.Proteção de Máquinas.
Webb - Consultoria, eBusiness e Outsourcing1 TRABALHO COM PLATAFORMA ELEVATORIA.
Diferentes programações. Excursões  Produto turístico que mais utiliza o serviço do guia de turismo (por serem mais complexas e mais fechados);  Serviços.
SEGURANÇA DE EMPILHADEIRA Treinamento: Segurança no uso de Empilhadeira.
Empilhadeiras Integrantes: Adimar Basílio Alex Alves Claudemir José
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

EMPILHADEIRA

Conceito: Máquina industrial, utilizada para levantar e carregar materiais, através de garfos que são inseridos debaixo da carga.

Cronologia 1923 – produzia pela Clark, chamada Duatt (faça isso) primeira empilhadeira movida a gás – empilhadeiras com poder de elevação de 1000 à 4000 kg, também movidas a gás – surge aprimorarão de acessórios, pneus sistema hidráulico, capacitação de 4000 à 7000 kg

TRATOR FOI PRIMEIRA EMPILHADEIRA

ASPECTOS A CONSIDERAR NA HORA DA ESCOLHA

Tipo de carga a ser movimentada Peso da carga e maneira que será movimentada. Ciclo de Movimentação (analisar distancia) Tipo de Terreno a ser percorrido Tipo de indústria e características ambientais.

Comprar ou Alugar? Analisar: Locação: serviços extras, como manutenção fora do horário, quanto irão me custar a mais? (ler bem o contrato, inclusive as letras miúdas). Compra: analisar a necessidade de uso,tempo de utilização, custos. Fazer levantamento por escrito desses dados. DECIDIR

TIPOS DE EMPILHADEIRA (ATUAIS)

FRONTAL FONTE:

Bateria elétrica, gasolina, diesel ou gás GLP. Carga pesada, serviços externos, solos irregulares e percursos longos. Capacidade: até kg

Selecionadora de Pedidos Fonte:

Posicionam o operador numa plataforma elevatória junto aos garfos. O próprio operador estoca e seleciona os itens nas prateleiras. Capacidade: até 1600 kg.

LATERAIS Fonte:

Movidas a energia elétrica ou combustão interna. Movimentam cargas compridas em distâncias curtas e médias e são empregadas em ambientes fechados ou abertos. Capacidade: 1600 kg

DESLOCAMENTO MANUAL Fonte:

Bateria elétrica ou manual. Capacidade de carga: até 1500 Kg. Braço para manobrar e bombear de fácil maneabilidade em espaços reduzidos

EMPILHADEIRA PARA CONTAINER Fonte:

Normalmente movidas a diesel. Usadas para empilhamento, carga e descarga de contêineres de veículos de transporte em terminais de contêineres. Capacidade: até 45 toneladas.

PANTOGRÁFICA Fonte:

Elétricas Operam em corredores estreitos. Algumas são equipadas com mecanismo pantográfico duplo, que alcança a segunda profundidade da estrutura porta- paletes. Capacidade: até 1600 kg.

TRILATERAIS SELECIONADORAS Fonte:

Corredores estreitos, estocam em ambos os lados. Erguem o operador ao mesmo nível da carga. Capacidade: até 1500 kg.

OPERADOR DE EMPILHADEIRA COMO EXERCER A PROFISSÃO?

Quem é o operador de empilhadeira? Profissional habilitado e responsável pela operação de veículos industriais, na movimentação de cargas e produtos. Sua habilitação somente é concedida após o treinamento em escola credenciada pelos órgãos governamentais de ensino.

Pré requisitos e carga horária para o curso de operador 16 anos completos Ensino fundamental 20 horas aula

Quem tem trabalho especializado ganha mais; mulheres são cada vez mais freqüentes em cursos para operar empilhadeira. Existem operadoras de empilhadeiras?

OPERADOR DE EMPILHADEIRA E A CNH

»A empilhadeira é equipamento e não veículo automotor, entretanto é prudente que os operadores sejam habilitados a dirigir veículos automotores, além do treinamento especifico previsto na NR11. (SEST/SENAT).

Procedimentos de Segurança em Operações com Empilhadeiras

Qualquer pessoa pode operar a empilhadeira, mas so os peritos, podem faze lo com segurança.Portanto so os operadores treinados e qualificados podem dirigir a empilhadeira. Nunca leve passageiros, na empilhadeira,quando tiver que levar passageiros leve na plataforma de segurança, com protetores laterais,que devera estar bem presa aos garfos. Fique longe, e não deixe que as pessoas se aproximem do mecanismo de elevação quando estiver movimentando a empilhadeira. Não permita que ninguém passe, ou fique embaixo da carga, ou do carro em elevação. Antes de iniciar os trabalhos, verifique as condições da empilhadeira, aguarde o conserto dos defeitos antes de iniciar os trabalhos. Não movimente cargas superiores a capacidade da maquina.

O que não deve ser feito durante as operações com empilhadeiras Dar carona Direção perigosa Exceder os limites de velocidade. Não sinalizar nos cruzamentos. Dirigir com os garfos levantados.

ESPAÇO PARA PERGUNTAS EXPOSIÇÃO DO VÍDEO