Jornada Mundial pelo Trabalho Digno 7 de Outubro
“O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre, a pior, se for escravo” Émile Chartier (Alain) Jornalista e filósofo francês (1868-1951)
Quem trabalha deveria ter direito a • um rendimento justo que assegure um quotidiano digno; • igualdade de tratamento e de oportunidades para todos; • boas condições de trabalho; • segurança e saúde no local de trabalho; • acesso a um trabalho adequado e produtivo; • perspectivas de desenvolvimento pessoal.
Isto é Trabalho Digno…
…infelizmente…
Para milhões de mulheres, homens, jovens e migrantes que trabalham ou, que procuram um trabalho, a mera satisfação das necessidades básicas é apenas uma miragem.
… a sombra do trabalho digno Nos países mais desenvolvidos, as crescentes limitações aos sistemas de protecção social e o aumento dos vínculos precários de trabalho levam a que um cada vez maior número de trabalhadores/as veja o futuro com preocupação, essa é.... … a sombra do trabalho digno
Desemprego, precariedade, trabalho sem direitos Pobreza e exclusão social Crise económica e social
Todas as pessoas no mundo devem ter direito a ter um trabalho que lhes permita usufruir de uma vida digna.
Argumenta-se com frequência que os países não conseguem assegurar salários justos e melhores condições de trabalho…
… contudo… … no curto prazo os custos são rapidamente ultrapassados pelos benefícios.
é um instrumento privilegiado O Trabalho Digno é um instrumento privilegiado de luta contra a pobreza global.
Ao exigir que… … a protecção social e os direitos dos trabalhadores/as sejam plenamente respeitados nas leis laborais e na prática …
… estamos a contribuir para … o desenvolvimento das economias a criação de emprego a melhoria da qualidade de vida das populações.
Criação de empregos dignos e redução do desemprego Redução da pobreza e da desigualdade de rendimentos Maior competitividade – desenvolvimento sustentável
Não esquecer É urgente garantir a criação de Trabalho Digno para todos, isto é, trabalho ligado a normas e direitos. A protecção social dá aos trabalhadores/as e, às sociedades, a segurança de que precisam para enfrentar o futuro com confiança.
O Trabalho Digno é um factor decisivo de sucesso para as economias e as sociedades. A existência de leis laborais, as garantias de um Estado de Direito, e o diálogo social são características inerentes ao conceito de Trabalho Digno. O Trabalho Digno é indissociável da Democracia e garante de desenvolvimento sustentável.
Juntos pelo… Trabalho Digno!!
Links UGT ITUC CES OIT