A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Modernismo no Brasil...
MODERNISMO.
Modernismo no Brasil *Marco de uma nova visão artístico-filosófica do século XX, a partir da Semana da Arte Moderna de 1922; *1922 – Fundação do Partido.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
Como surgiu o Modernismo?
Características e Autores
MODERNISMO “Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo” Albert Einsten Paulo Neto.
Modernismo no Brasil.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
MODERNISMO.
Revolução nas Artes e nas Ciências
Luiza Monteiro.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Daniela Zaia Thaís Pietro
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Prof Luiza Monteiro.
A Semana da Arte Moderna
Semana de Arte Moderna Objetivo: Combater a arte tradicional.
Sacudindo as estruturas da arte tupiniquim
Primeira Geração do Modernismo
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
ABAPORU (1928) Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
Semana de Arte Moderna A Semana de Arte Moderna deve ser vista não só como um movimento artístico, mas também como um movimento político e social.
MODERNISMO: ANOS POSTERIORES
ERI FUNAKI CLAUDIA PATRICIA OCHOA DIAZ PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2008.
FUTURISMO MOVIMENTOS DA VANGUARDA EUROPÉIA EXPRESSIONISMO CUBISMO
MODERNISMO NO BRASIL Profª Indianara.
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
MODERNISMO B R A S I L PRIMEIRA GERAÇÃO.
Primeira Fase do Modernismo
Movimento Antropofágico
Modernismo no Brasil profª sandra.
Movimento Antropofágico Alunos: Bruno Trentini Tiago Belletti Filipe Belletti Alessandro Crupsacky Turma T61.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
 Prof. Florêncio Caldas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
MODERNISMO NO BRASIL. Envolvidos por um espírito demolidor, os escritores se voltaram contra o academicismo e romperam com padrões estéticos. Como eram.
CONTEXTO HISTÓRICO Com o desgaste da politica do café com leite, que caracterizou a Primeira Republica, os conflitos gerados pelas insurreições militares,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Primeira Fase Modernista e Semana de Arte Moderna
FUTURISMO MOVIMENTOS DA VANGUARDA EUROPÉIA EXPRESSIONISMO CUBISMO
Modernismo no Brasil FEVEREIRO DE 1922.
A vanguarda do Modernismo Futurismo Cubismo DadaísmoSurrealismo.
ESTÉTICA TRAJETÓRIA NACIONAL.
O que foi? Onde aconteceu?
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.
Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação
humor, brevidade e crítica
Modernismo no Brasil.
Modernismo manifestos e revistas
Estudo da história da arte: A Semana de Arte Moderna
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A Semana da Arte Moderna
O QUE FOI A SEMANA DE ARTE MODERNA? Manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo durante os dias 11 a 18 de fevereiro de.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

A Realização da Semana de Arte Moderna.

“Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em torno de fofocas pessoais para se concentrar no novo movimento estético”. Divulgação na imprensa:

O evento da Semana de Arte Moderna compreendeu três noites (13,15 e 17 de fevereiro de 1922, segunda,quarta e sexta-feira) no Teatro Municipal de São Paulo. 1º dia do Festival: Graça Aranha deu início à Semana com uma conferência “A Emoção Estética da Arte Moderna”. 2º dia do Festival: Recital de prosa e poesia por Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros poetas. Ronald de Carvalho declamou “Os Sapos” de Manuel Bandeira. 3º dia do Festival: Apresentação do Maestro Heitor Villa-Lobos

O período de é o mais radical do movimento modernista - tem sentido destruidor (romper com as estruturas do passado). Divulgação do movimento modernista: Revistas e manifestos 1. Revista Klaxon

Klaxon, 1ª Revista Modernista lançada no Brasil; 1. Conjunto de artigos, poemas, comentários, críticas de arte, piadas e farpas zombeteiras. 2. “Diretor e líder da revista”: Mário de Andrade. 3. Colaboradores: Menotti del Piccha e Guilherme de Almeida.

Estética Lançada no Rio de Janeiro por Prudente de Morais e Sérgio Buarque de Holanda; Colaborador: Graça Aranha, que no texto “Mocidade e Estética”, descreve a história do Brasil e define um projeto estético de revista.

A Revista Primeira publicação modernista em Minas gerais. Colaboradores: Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura, Manuel Bandeira, dentre outros. Os artigos coletados apresentam preocupações de expressão moderna.

Movimento Pau-brasil. Líder: Oswald de Andrade; 1. Manifesto publicado no Jornal Correio da Manhã; 2. Pau-brasil. Primeiro produto de exportação do Brasil Colônia (defende a criação de uma poesia primitivista); 3. O manifesto propõe redescobrir o Brasil através da valorização do passado histórico e cultural das riquezas e do contraste da realidade e da cultura brasileira.

Manifesto verde-amarelismo publicado em Líderes Plínio Salgado, Menotti Del Piccha, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo. Manifesto como reação ao nacionalismo defendido por Oswald de Andrade. Defende o nacionalismo ufanista; Representa a nacionalidade primitiva: a Anta e o índio Tupi.

Revista de Antropofagia Em janeiro de 1928, Tarsila do Amaral pinta uma tela que a batizou de Abaporu (Aba - Homem, poru - que come) daí nascendo a idéia e o nome do movimento. A expressão “antropofagia” significa “comer carne humana”. Os partidários da Revista de Antropofagia propõe a devoração da cultura estrangeira; isto não quer dizer, negar a cultura estrangeira mas devorar simbolicamente a arte importada aproveitando as inovações artísticas.

Tarsila do Amaral Abaporu

EXERCÍCIOS A SEMANA DE ARTE MODERNA