Gregório de Matos Gilmar - 11 Kailan - 18 Luciano - 19.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUINHENTISMO.
Advertisements

BARROCO.
Oração Eucarística V I- A
Barroco Século XVII.
Barroco.
OS AUTORES DO BARROCO.
Literatura Engajada Gregório de Matos.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
Literatura : expressão de uma época
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
Nome:Letticia de Souza n°23 3°B Luana Biu n°24
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Jesus nos deixou uma missão Ser verdadeiros adoradores João
Períodos Literários Brasil Colonial ( )
Deus e o sofrimento humano Lição 04 O livro de Jó.
Romantismo brasileiro
Voltando ao Primeiro amor
Salvo para as boas obras
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
Professora Raysa Ferreira
A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO
Projeto Ester e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4:14.
Trocando DEUS por qualquer coisa 1ª Igreja Batista em Parnaíba
Poemas (Casimiro de Abreu)
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ALPHA 05/07/2016.
RENASCIMENTO Classicismo
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Quem foi Paulo? Um homem que contemplou o céu; v. 4 Convertido ao ouvir o próprio Cristo; Atos 9:4-5 Um exemplo, pois seu exemplo era Cristo. I Cor. 11:1.
felicidade dos simples
NA SALVAÇÃO, O NOVO NASCIMENTO
1.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Ilustração da teia de aranha.
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Que quebra o jugo.. do meu pecado Tão mais Forte é o meu Amado
Humanismo Período literário.
LIÇÃO 1 - A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
#portuguêsélindo #portnaveia
LIÇÃO 10 A ADORAÇÃO SEM CONHECIMENTO
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
Auto da barca do inferno. Componentes:  Heloise Gabrielle,Cristina carolaine,Julio cesar,Francisci barros,Thayson Ferreira, Evillin correia e Emilly.
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
1.
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos gálatas Aula 6: Gl. 5,6
Operação do espírito santo em santificação
O Grande Escultor, deste Universo ...
Adão e Cristo nos ajudará
O Profeta da Índia Livre
Humanismo Prof. Eder Rodrigues.
O EVANGELISTA LUCAS.
A relação pessoal com Deus
Zaqueu encontra um Amigo
A estética barroca – parte I
Luís Vaz de Camões. Luís Vaz de Camões Quem foi Camões?
1.
felicidade dos simples
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
A Mulher!!!.
Arcadismo Caroline Ferrari.
“Eu nunca encontrei uma pessoa amarga que estivesse grata; ou uma pessoa grata que fosse amarga”. Nick Vujicic.
O Boca do Inferno que criticava a Bahia.  Gregório de Matos Guerra nasceu na Bahia em 23 dezembro de 1636 e morreu em Recife em 26 de novembro de 1696.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
REINO DE DEUS...???  Mateus 4:17  Marcos 1:15; 10:15; 15:43;  Lucas 17:20  Atos 28:31;  João 18:36  Romanos 14:17;  1 Coríntios 15:50  1 Coríntios.
Transcrição da apresentação:

Gregório de Matos Gilmar - 11 Kailan - 18 Luciano - 19

Quem foi? Gregório de Matos ( ) foi um dos maiores poetas brasileiros do período do Barroco. Além de poeta, Gregório foi advogado durante o período colonial. É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

Obras e Características A obra de Gregório de Matos reúne mais de 700 textos. O poeta firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos. À cidade da Bahia “A cada canto um grande conselheiro. que nos quer governar cabana, e vinha, não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro. Contemplando nas cousas do mundo “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua língua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa.

Gregório Religioso/Satírico A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem. No soneto a seguir, o poeta ajoelha- se diante de Deus, com um forte sentimento de culpa por haver pecado, e promete redimir-se. Gregório de Matos é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de "Boca do Inferno", por satirizar seus desafetos

Gregório Erótico/Lírico Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado. Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.

Curiosidades Poeta satírico, por causa de suas sátiras tornou-se malvisto na corte, onde recebeu o apelido de “boca do inferno”; foi, por isso, obrigado a voltar para a Bahia. Gregório de Matos foi o primeiro poeta satírico brasileiro, revelando em sua poesia os costumes da época colonial, principalmente seus desmandos sexuais.