LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência).

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LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência).

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para linguagem de computador pelo programador a fim de produzir um software.

Lógica de Programação Todo o nosso dia-a-dia está baseado em lógica Tomar banho: Tirar a roupa; Ligar o chuveiro; Se lavar; Desligar o chuveiro; Sair do box.

Lógica de Programação A lógica de programação é uma técnica utilizada no desenvolvimento de sequências lógicas para tarefas que serão executadas por um computador. Uma técnica básica de sequência lógica utilizada em programação é o ALGORITMO.

Lógica de Programação Um algoritmo pode ser desenvolvido de 3 maneias: Linguagem natural Fluxograma Linguagem por meio de códigos

Elabore um algoritmo que leia duas notas de um aluno e calcule sua média. Em seguida, imprima “APROVADO”, se o aluno obtiver média maior ou igual a 6, e “REPROVADO”, se a média for menor que 6.

Linguagem natural Cálculo da média de um aluno 1. Leia nota 1 2. Leia nota 2 3. Some as duas notas e divida por 2 4. Se o aluno obteve nota maior ou igual a 6, ele está aprovado, senão, reprovado.

Fluxograma Linguagem por meio de símbolos Os passos da linguagem natural são representados por meio de desenhos geométricos, onde cada figura representa uma ação, instrução ou comando a ser realizado.

Fluxograma Início e fim do algoritmo Entrada de dados Processamento dos dados, ações, cálculos Tomada de decisões, mediante algum critério Saída dos dados

Fim nota1, nota2 Média = (nota1 + nota2)/2 Média >= 6 Aluno REPROVADO Aluno APROVADO Início SIM NÃO

Linguagem de códigos É um tipo de representação que se assemelha à linguagem de programação. Utiliza blocos de comandos, ações, cálculos, variáveis, constantes, repetições, para expressar os passos do processamento de uma tarefa específica.

Algoritmo para cálculo da média de um aluno e impressão de seu status. Início Leia nota1, nota 2; Média = (nota1 + nota2)/2; Se média >= 6 Escreva “APROVADO” Senão Escreva “REPROVADO” Fim

TESTANDO O ALGORITMO TESTE DE MESA NOTA 1NOTA 2MÉDIASTATUS 8,04,0(8+4)/2 = 6,0APROVADO 105,0(10+5)/2 = 7,5APROVADO 5,02,0(7+2)/2 = 3,5REPROVADO

Faça um algoritmo que leia a quantidade de venda de um determinado tênis e seu preço. Em seguida, calcule o faturamento com este tênis e imprima: “ATINGIU A META”, se o faturamento foi igual ou maior que R$ ,00. Senão, escreva: “NÃO ATINGIU A META”.

Linguagem natural Leia quantidade Leia o preço Multiplique a quantidade pelo preço Se o total for maior ou igual a R$ ,00, o vendedor atingiu a meta do mês, senão, não atingiu a meta.

Fim qtde, preço Total = qtde * preço Se total>= Não atingiu a meta Atingiu a meta Início SIM NÃO

Início leia qtde, preço; total = qtde * preço; Se total > = , então imprima “ATINGIU A META”, senão imprima “NÃO ATINGIU A META” FimSe Fim

Tipos de dados Dados numéricos Os dados numéricos representados em um computador são divididos em duas classes: Inteiros Reais

Dados numéricos inteiros Os dados numéricos inteiros são aqueles que não possuem parte decimal, podendo ser positivos ou negativos. Ex.: 32 – inteiro positivo 0 – inteiro - 25 – inteiro negativo

Dados numéricos reais Os dados numéricos do tipo real são aqueles que podem possuir parte decimal, podendo ser positivos ou negativos. Ex.: 3,2 – número real positivo com uma casa decimal 1,06 – número real positivo com duas casas decimais - 2,5 – número real negativo com uma casa decimal

Dados literais Esses tipos de dados podem conter letras, números, símbolos; também são chamados de dados alfanuméricos, caractere, string (do inglês). São representados nos algoritmos pelas aspas duplas (“ ”). Ex.: “aula1” – comprimento 5 “qual ?” – comprimento 6 “2018_nome” – comprimento 9 “aLgORItmo 10 $%#” – comprimento 16 “3,1415” – comprimento 6

Dados lógicos - booleanos Esses tipos de dados são utilizados para representar os dois únicos valores lógicos possíveis: verdadeiro ou falso. Outras denominações: Sim/não True/false 0/1

Síntese – tipos de dados A árvore abaixo resume os tipos de dados apresentados:

Variáveis Armazenamento de dados na memória A todo momento durante a execução de qualquer tipo de programa, os computadores estão manipulando informações representadas pelos diferentes tipos de dados descritos anteriormente. Para que não se "esqueça" das informações, o computador precisa guardá-las em sua memória volátil.

Variáveis

Variáveis - conceito Uma variável possui três atributos: Um nome O nome de uma variável deve necessariamente começar por uma letra. Não deve conter caractere especial, exceto o underline. “_” Um tipo de dado associado a ela A informação nela contida

Variáveis Toda variável antes de ser utilizada em um algoritmo deve ser declarada. Ex.: VAR Nome: caractere Idade: inteiro Salario: real Tem_filhos: lógico

Início VAR nota1 = real nota2 = real média = real Leia nota1, nota 2; média = (nota1 + nota2)/2; Se média >= 6 Escreva “APROVADO” Senão Escreva “REPROVADO” Fim

Constantes Tipo de dado armazenado que não muda. Ex.: o valor de PI = 3, Como declarar: Ex.: PI = const

Constante Algoritmo para cálculo da área de uma circunferência Início VAR area = real; pi = const; pi = 3,14; area = pi * raio * raio; imprima area; Fim

Algoritmo para cálculo da área de uma circunferência Início pi = 3,14; Área = pi * raio * raio; Imprima área; Fim

Comandos de repetição (loop) Algoritmo para ler e imprimir números que sejam menores que 5. Início VAR número; número = 0; Enquanto número < 5 faça; Escreva número; número = número + 1; Fim

Exercício 1 Fazer um algoritmo que leia o ano de nascimento de uma pessoa e escreva na tela a mensagem “PODE VOTAR”, se a pessoa tiver idade maior ou igual a 16 anos.Caso contrário, escreva, “NÃO PODE VOTAR”.

Ínicio VAR inteiro = ano_atual, ano_nasc, idade; leia ano_atual; leia ano_nasc; idade <= ano_atual – ano_nasc; Se idade >= 16; escreva “PODE VOTAR” Senão escreva “NÃO PODE VOTAR” Fim

Exercício 2 Fazer um algoritmo que leia dois números a e b e imprima qual é o maior. Caso sejam iguais, mostrar a mensagem “NÚMEROS IGUAIS”.

Início VAR inteiro = a, b; leia a; leia b; Se a > b então; imprima “o maior é a: ” Senão Se b > a então; imprima “o maior é b” Senão imprima “Os números são iguais” FimSe Fim

Exercício 3 Fazer um algoritmo que leia três notas de um aluno, calcule e imprima sua média e também imprima uma mensagem informando se o aluno foi aprovado, reprovado ou deverá fazer recuperação, conforme os seguintes critérios: “APROVADO”, se média maior ou igual a 7; “RECUPERAÇÃO”, se média menor que 7 e menor ou igual a 4; “REPROVADO”, se média inferior a 4.

INÍCIO real: n1, n2, n3, média; leia n1, n2, n3; média = (n1 + n2 + n3) / 3; Se média >= 7, então imprima “APROVADO”, senão Se média >= 4 e < 7 imprima “RECUPERAÇÃO”, senão imprima “REPROVADO” FimSe FIM

Exercício 4 Construir um algoritmo que imprima números inteiros de 1 a 100.

INÍCIO VAR int num; num = 1; Enquanto num <= 100, faça imprima num; num = num + 1; FimEnquanto FIM

EXERCÍCIO 5

Estrutura CASO FAÇA

EXERCÍCIO 6

Tabela Verdade

O diretor diz à secretária: - Vamos viajar para o exterior por uma semana, para um Seminário. Faça os preparativos da viagem! A secretária faz uma chamada para o marido: - Vou viajar para o exterior com o diretor por uma semana. Se cuida, querido. O marido liga para a amante: - Minha mulher vai viajar para o exterior por uma semana, então nós vamos poder passar a semana juntos, meu docinho! A amante liga para um menino a quem dá aulas particulares: - Tenho muito trabalho, na próxima semana não precisa vir às aulas. O menino liga para o seu avô: - Vô, na próxima semana não tenho aulas, a minha professora estará ocupada. Vamos passar a semana juntos?! O avô (que é o diretor desta história) liga para a secretária: - Vou passar a próxima semana com o meu neto, então não vou participar daquele Seminário. Pode cancelar a viagem. A secretária liga para o marido: - O diretor da empresa mudou de ideia e acabou cancelando a viagem. O marido liga para a amante: - Não poderemos passar a próxima semana juntos, a viagem da minha mulher foi cancelada. A amante liga para o menino das aulas particulares: - Mudança de planos: esta semana vamos ter aulas como normalmente. O menino liga para o avô: - Vô, a minha professora disse que esta semana tenho aulas. Desculpe-me, não vai dar para fazer-lhe companhia. O avô liga para a sua secretária: - Meu neto acabou de dizer que não vai poder ficar comigo essa semana. Continue com os preparativos da viagem ao seminário!