EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A tese do cérebro triúnico
Advertisements

NÚCLEOS DA BASE E SISTEMA LÍMBICO.
Tálamo e Hipotálamo.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
Centro de comando corporal
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Sistema Nervoso.
O Sistema Límbico O encéfalo e as emoções.
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
As Teorias de Emoções e seus Circuitos
Aspectos Fisiológicos da Emoção
Curso Virtual de Neurobiologia Mecanismos Neurais do Sono e Despertar
Sistema Límbico.
Aspectos Fisiológicos da Emoção
Comportamento Emocional
IBGM – INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO & MARKETING
SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009.
SISTEMA LÍMBICO.
Tálamo e Hipotálamo.
Diencéfalo.
Neuroanatofisiologia 2009
Funções superiores do Córtex Cerebral
Síndromes Dolorosas Psicofisiológicas Wesley Campos de Oliveira.
HENRI WALLON Gleydson Rocha
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Sistema Límbico Neurobiologia das Emoções
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
SISTEMA NERVOSO Prof. Lao Windson. OBJETIVOS : Funções básicas do SN; Tecido nervoso e suas células; Comunicação entre células nervosas; Divisões básicas.
Funções cerebrais (resumo) Msc. Luciene de O. Vieira.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
O que é você?.
Roda da Vida Emocional A roda da vida baseada no lado emocional proporciona um melhor resultado oferecendo maior clareza e qualificação no levantamento.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Carlos Eduardo Rodrigues
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Pulsão e Destino das Pulsões
Personalidade.
SISTEMA LÍMBICO FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério
A LEI DA FARTURA E A LEI DA OPULÊNCIA
Guiando os próximos passos de sua carreira
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Química Orgânica- QO.01.
SISTEMA NERVOSO Página 138.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
EAD 0626 Inteligência Emocional
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
AFETIVIDADE Elie Cheniaux.
Teorias e Técnicas psicoterápicas
Aprendizado & Memória.
Sistema Nervoso.
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Por : Patrícia Arruda Psicóloga Clínica – CRP 05/46568 SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
O medo no cotidiano escolar: Causas e efeitos no ensino-aprendizagem.
Sistema Nervoso Introdução
Rompimento do colon ascendente
 Se não houvesse córtex não haveria linguagem, percepção, emoção, cognição e memória. No Homem, o desenvolvimento do córtex permitiu o desenvolvimento.
Profa. Dra. Eliane Comoli
Introdução à Estética.
Telencéfalo Vista Superior Vista Inferior Telencéfalo Vista Súpero-lateral Vista Medial / Inferior.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Abraham Maslow. A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser.
S ISTEMA L ÍMBICO. responsável pelo processamento das emoções, memória e aprendizagem emoções: componente subjetivo e comportamento emocional.
O ser humano apreende a realidade com sua capacidade cognitiva e com sua mente emocional. Outra forma de percepção do mundo se dá com os vínculos emocionais.
FUNÇÕES E DISFUNÇÕES SEXUAIS (Masculinas e Femininas)
Prof: Marcus Ferrassoli
Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula
Transcrição da apresentação:

EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se dá a nível psíquico.

DEFINIÇÃO DE EMOÇÃO Estados afetivos dado pela introspecção mediado por atos interpretativos Conjunto de alterações fisiológicas internas que visam ao retorno do equilíbrio normal entre o organismo e o meio ambiente. Os vários tipos de comportamento manifestos, expressivos do estado fisiológico e psicológico.

Áreas Primárias Áreas Secundárias Áreas Terciárias Áreas Límbicas

SISTEMA LÍMBICO Histórico : Papez estudou a emoção e criou um circuito, chamado “circuito de Papez”. Descobriu que a emoção ocorre à partir de uma integração de sistemas. Direção predominante dos impulsos nervosos: hipocampo, fórnix, corpo mamilar, núcleos anteriores do tálamo, giro do cíngulo, giro para-hipocampal e novamente o hipocampo, fechando o circuito Mc Lean definiu estas estruturas como Sistema Límbico, intimamente ligado ao Sistema Reticular e Hipotálamo.

CIRCUITO DE PAPEZ

AMÍGDALA - FUNÇÕES: - Auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para se evadir ou lutar; - Amizade, amor e afeição; - Estados de medo e ira; - Agressividade.

SISTEMA LÍMBICO  Área mais primitiva do cérebro: emoção.  Dividido em:  Andar Inferior (córtex temporal), ligado à sobrevivência;  Andar Superior (hipocampo, giro do cíngulo), ligado ao prazer, a área genital que conduz à preservação da espécie.

SISTEMA LÍMBICO O prazer ou o ciclo de resposta sexual está ligado à Excitação, Platô, Orgasmo e Relaxamento - Sistema EPOR. Importante: a excitação e o platô são muito ligados ao Hipotálamo e o orgasmo é muito ligado ao Sistema Límbico. Por isso, o Hipotálamo e o Sistema Límbico devem estar integrados para que o EPOR funcione adequadamente.

SISTEMA LÍMBICO Parte da sensação de fome é ligada ao Sistema Límbico, à emoção, de saciedade. Uma determinada emoção pode desencadear a fome ou reduzí-la. O Sistema Límbico também controla o ciclo circadiano, ritmo fisiológico do indivíduo.

SISTEMA LÍMBICO O córtex é uma estrutura mais recente e o Sistema Límbico é uma estrutura arcaica. O córtex é o Pensar e o Sistema Límbico é o Sentir. O pensar tem que estar ligado ao sentir. Importante é estabelecer uma ponte virtual entre o sentir e o pensar. Nascemos com o sentir e quando vamos crescendo vamos adquirindo o pensar. É fundamental a integração entre o pensar e o sentir que é o crescimento (desenvolvimento) psicológico do indivíduo. O sentir afeto é a carga energética do pensar. Colocar o afeto no pensar é a Vida.

SISTEMA LÍMBICO A ponte virtual entre o pensar e o sentir é o PSIQUISMO. Quando entendemos isso, começamos a entender como ocorrem as doenças. Exemplo: Neurose. O indivíduo tem muitos conflitos e não consegue achar uma saída a nível mental então cria a neurose. Outra saída para os conflitos que não acham uma saída é o corpo e aí surge a Doença Psicossomática. A psicoterapia o que faz? Trabalha o afeto em relação ao pensar.

CÉREBRO TRIÚNICO Córtex cerebral: estrutura do pensar. Toda cognição está no córtex. Funções intelectuais. Sistema Límbico: abaixo do córtex. Responsável pelas emoções. O indivíduo deve usar a emoção colorindo o seu dia-a-dia. Se ficar só no pensar e não usar a emoção esta procura outra via de saída, o corpo. Cérebro Reptiliano: (Tronco Encefálico, Substância Reticular Ativadora, Núcleos da Base): controla funções de sobrevivência.

SRA Sistema Límbico Hipotálamo ComportamentoPsicológico Equilíbrio do Meio Interno - Expressões da emoção - Respostas Verbais - Colorido Emocional - Prazer - Temperatura - Fome - SNA - Glândulas PSICOFARMACOLOGIA DA SOMATIZAÇÃO