Acampamento Palavra da Vida Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

Os dons desapareceram ou ainda continuam
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
V F 1. O Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. 2. O Apocalipse deve ser estudado e interpretado pela Bíblia. 3. Um dia profético simboliza.
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós
O MÉTODO ANALÍTICO.
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
Escatologia Joanina Seminário Bíblico Palavra da Vida
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
MARCOS 13:24-37.
MARCOS 13:14-23.
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Daniel 2,31-45 Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: “Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente,
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
Terence McKenna Terence foi um cientista e matemático nascido em 1946 e morto em 2000(câncer cerebral). Ele era formado em vários cursos, entre eles Ecologia,

MATEUS 24 VIGIAI.
NOVA EBD LIÇÃO 20.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA “AS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS”
Imagem que transforma.
Profetiza Ez. 37.
Cinco propósitos de Deus para sua vida - Propósito 4 -
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Um mundo cheio de Pessoas Coloridas
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
Visões do Livro de Apocalipse
Uma Cronologia Bíblica do Futuro
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
Bom dia!... By Vânia Maria.
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
Sejam Bem Vindos O Chamado de Deus para Liderarmos Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Chamado de Deus para Liderarmos
Existem hoje na igreja três males que afetam o crescimento sadio e santificado. Esses três males tem sido um empecilho para muitos ministérios de romperem.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
“Não desprezeis as profecias...” 1Tessalonicenses 5:20
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Este é um texto teste para este slide.
Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
“A Volta do Filho Pródigo”
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
A HERANÇA.
Palavra de Vida Chiara Lubich - Maio de 2012.
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
DONS ESPIRITUAIS “DONS DO ESPIRITO SANTO BENÇÃOS QUE ALMEJO TANTO SÃO COMO PEDRAS PRECIOSAS COMO O PERFUMEDAS ROSAS”
EVANGELISMO PÚBLICO.
A u t o m a t i c a m e n t e Porque uso óculos escuros?
2ª. Carta À igreja de Esmirna
Você é capaz de lembrar todos os presentes que já ganhou até hoje?
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Acampamento Palavra da Vida Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto 2012: Fomos Avisados! Acampamento Palavra da Vida Carnaval 2011 Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto

O Fascínio do Fim do Mundo Antigas civilizações buscavam sinais nas coisas mais banais e mais estranhas. Vôo das aves Entranhas de animais Pítias e augúrios Astros celestes De um modo geral, a história humana era vista como um ciclo ou uma espiral.

O Fascínio do Fim do Mundo Os profetas hebreus fizeram uma importante contribuição. Eles trataram a história como sendo linear e não cíclica. Houve um começo definido e haverá um fim definido.

O Fascínio do Fim do Mundo Os livros judaicos entre o século II a.C. e o século I a.D. criaram muitas fantasias sobre o fim do mundo. Anjos Guerras Visões, sonhos e interpretações Foi um tempo de ameaças à sobrevivência da nação e a ansiedade foi sublimada com a expressão de um futuro melhor para os fiéis.

O Fascínio do Fim do Mundo O Novo Testamento trouxe uma nova dimensão a este fascínio. Enquanto o Antigo Testamento e os livros judaicos anteviam uma renovação do planeta, os primeiros livros cristãos diziam que o universo seria destruído e depois recriado.

O Fascínio do Fim do Mundo Três eventos dominavam a atenção dos escritores cristãos e das primeiras gerações da Igreja cristã: A volta de Jesus Cristo A Grande Tribulação O Juízo Final A relação entre esses três eventos não era entendida de maneira uniforme.

O Fascínio do Fim do Mundo Para alguns a ordem era: A Grande Tribulação A Volta de Cristo O Juízo Final Para outros a ordem seria:

O Fascínio do Fim do Mundo Havia outra pendência quanto ao que aconteceria entre o segundo e o terceiro eventos. Alguns achavam que haveria um reino terreno de Cristo. Seria um tempo de paz Seria um tempo de fartura Seria um tempo de felicidade Outros achavam que nada haveria entre a Volta de Cristo e o Juízo Final. Reino, se houvesse, seria no Céu.

A Marcação de Datas A expectativa (ou o medo) pelo chamado “fim do mundo” levou pessoas a tentarem definir datas para esse último evento. Isso é comum entre várias religiões. Persas falavam de 9000 anos de história. Judeus identificavam fatos da história com as suas profecias. Cristãos logo começaram a ficar fascinados pelos anos cheios (500, 1000).

A Marcação de Datas À medida que tais datas eram vencidas, crescia a tentativa de identificar eventos e pessoas com os personagens das Escrituras. Por fim, elegeu-se o ano 2000 como o ano do fim do mundo (as suposições podem ter tido origem com a Epístola de Barnabé, cap. 15, onde pela primeira vez se sugere que a história humana até o reino de Jesus duraria 6.000 anos).

A Marcação de Datas Os acontecimentos do século XIX e o aumento da circulação de notícias fez com que aquele século fosse marcado por uma avalanche de marcação de datas. 1843 1844 1914 Todos esses números partiam de seitas ou grupos para-cristãos (seitas).

A Marcação de Datas O século XX trouxe consigo uma nova safra de datacionistas, todos eles com uma nova maneira de calcular pelo menos o ano (alguns também o dia) da volta de Cristo ou do fim do mundo. 1975 – Charles Russell (TJs) 1982 – Bang Ik Há (adolescente coreano) 1988 – Edgar Whisenant (88 Razões . . .) 1994 – Harold Camping 2000 – Mais gente do que cabe na tela

A Marcação de Datas O século XX trouxe consigo uma nova safra de datacionistas, todos eles com uma nova maneira de calcular pelo menos o ano (alguns também o dia) da volta de Cristo ou do fim do mundo. 2007 (um sábado) – Valnice Milhomens 2011 (21 de maio e 21 de outubro) – Camping 2012 (21 de dezembro) – Calendário maia (será?) 2017 – Neuza Itioka 2018 – Coronel Eliseu Lopes

Qual Vai Ser Sua Atitude? Isso é tudo a mesma história – jeito de tirar dinheiro dos trouxas. Nenhuma dessas tentativas deu certo, então eu não preciso me importar com o assunto. Ninguém pode saber com certeza, então deixa os estudiosos esquentarem a cabeça. Deus Se preocupou o suficiente com o futuro para nos dar meios de entender o Seu plano, logo eu devo me esforçar para entender o que pode ser entendido.