TRABALHO MULTIFEIRA VASO DE PLANTA ECOLÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lixo e Reciclagem Ivone Riquele UniGaia-Brasil.org brasil.org.
Advertisements

Receitas Ótimas !!! Faça e veja os resultados!!!.
AÇÚCARES (CARBOIDRATOS). O nome carboidratos ou hidratos de carbono tem origem no fato de que as primeiras substâncias químicas estudadas dessa classe.
A água, o ar, as rochas e o solo Experiências sobre as propriedades da água Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Como contribuir com a reciclagem na sua própria casa.
A Á GUA  Ciclo da água  A Água na Natureza  A Água e os seres vivos  Tipos  Purificação  Contaminação  Conservação.
TRABALHO REALIZADO POR: HEYDER LUAN IVANILDA MORAES MARINALDO PEREIRA ROBSON LOBATO SHIRLENE SANTOS Principio dos 3Rs: REDUZIR REUTILIZAR E RECICLAR.
INTRODUÇÃO Alimentos são desperdiçados diariamente por diversas maneiras: pela produção em excesso, no transporte e no estoque. Entretanto, boa parte do.
UEMS – Universidade de Mato Grosso do Sul PPA – Processamento de Produtos Agropecuários Preparação de Vegetais em Conserva Integrantes: André Honorato.
O que escondem os alimentos?
CAPÍTULO 7 O LIXO.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PROPOSTA DE EMENTA
GÊNERO – RECEITA RITA TRINDADE.
1.4. Economia atómica e química verde
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Maionese Nome: Deivid Cristian Bilk 7º ano 01.
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Ciências Naturais – 8.º ano
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO CONOSCO: /
Propriedades da Matéria
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Ciências Naturais – 5.o ano
Entrada: Sopa de Legumes
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Ozônio.
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Tipos de Energia Nomes: Esther Alexandre e Ana Carolina Cunha
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Ventilador USB Portátil
Reciclar é mesmo a solução?
RECEITA Doce de Abóbora Ingredientes: 8 kg de abóbora; 1,5 kg de açúcar; 150 g de coco ralado; 6 g de cravo-da-índia; 3 xícaras de água.
Professor: Guilherme Vieira
BASE QUÍMICA.
Título: trabalho Júlio Batista GOMES1, Fabricio Pelloso2 1Estudante de Agronomia/UNIS– 2Professor e Orientador /UNIS-MG.
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Quiz - lixo.
As Plantas em Saúde Bucal Período 2000/2008 Araguaína – Tocantins A BABOSA NA SAÚDE BUCAL As Plantas em Saúde Bucal Período 2000/2008 Araguaína –
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Ficha Técnica Produto: PÃO INTEGRAL. Rico em fibras zero de gordura.
Ficha Técnica Produto: PANETONE PASTA. COM GEMAS.
Ficha Técnica Produto: CREME CONFEITEIRO.
Ficha Técnica Produto: VR ELITE Para pães congelados.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
ESCOLHAS RESPONSÁVEIS
Substância, matéria, corpo e objeto - O que são?
Título: trabalho Júlio Batista GOMES1, Fabricio Pelloso2 1Estudante de Agronomia/UNIS– 2Professor e Orientador /UNIS-MG –
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
Consumo- Sustentável Alunas:Maria Gabryella,Flávia Souza Turma:23:10.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
HISTOLOGIA VEGETAL.
RECICLAGEM Maria Fialho.
RECEITA DO PÃO DE QUEIJO
Ecologia.
Ficha Técnica Produto: VR SUPER. Tradicional.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Qual é o único alimento que não se altera?
Senac São José dos Pinhais UETP 39 Eliane Kreusch 2019.
Propriedades e transformações da matéria Capítulo 4 E.E. João Paulo dos Reis Veloso Nome: Renata, Ellen Fernanda, Giovana Barbosa Data: 17/03/2019 1ºD.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
ENERGIA ¹.
Resultado do Bioadesivo
SOBREMESA DE ANANÁS INGREDIENTES 1 lata de ananás em pedaços
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Qual é o único alimento que não se altera?
Adubagem Caseira: Um projeto para diminuir a quantidade de lixo nos lixões a céu aberto por meio da reciclagem e adubagem orgânica Autor. Orientador: Resultados.
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
Adubagem Caseira: Um projeto para diminuir a quantidade de lixo nos lixões a céu aberto por meio da reciclagem e adubagem orgânica Autor. Orientador: Resultados.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO MULTIFEIRA VASO DE PLANTA ECOLÓGICO Nomes: Bruna Bof, Luise Werner, Milene Bariviera Turma: 301

TEMA: Problema: Objeto da pesquisa: Justificativa: Vaso de planta ecológico referente a preservação do meio ambiente. Objeto da pesquisa: Realizar uma pesquisa onde a solução se resulta na produção de um vaso de planta biodegradável. Justificativa: Pensando no desperdício de papel que podemos reutilizar e do mesmo modo fazer com que o plástico seja permutado por um material mais orgânico. Problema: Por que não reciclar o papel que é posto fora e da mesma forma substituir o plástico por um material mais eficaz ao meio ambiente?

Objetivo: Pesquisa Teórica: Incentivar o consumo de vaso de planta biodegradável em detrimento dos vasos plásticos que não se decompõe e sobrecarregam o meio ambiente. Pesquisa Teórica: Como funciona o método do vaso ecológico? Utilizamos o papel pois ele é um composto biodegradável, feito de celulose, obtida da madeira de árvores, o papel não demora tanto tempo para se decompor. Além disso, é considerado renovável, uma vez que pode ser totalmente aproveitado pela reciclagem e, após a retirada de uma árvore para a fabricação do papel, pode plantar outra em seu lugar. A cola branca não é biodegradável pois não degrada com o passar dos anos e não faz bem para o solo devido suas substâncias químicas. Já a cola orgânica o benefício de seu uso é que eles se decompõem, não prejudica a natureza e o meio ambiente. A cola natural biodegradável é também mais barata que as químicas porque usamos ingredientes de fácil acesso que normalmente temos em casa.  

“A folha de babosa no interior de suas folhas é constituído de um tecido parenquimático rico em polissacarídeos (mucilagem), que lhe confere uma consistência viscosa (baba), de onde surgiu o nome de babosa. Nessa mucilagem ou gel encontram-se seus princípios ativos, que são constituídos de tecidos orgânicos, enzimas, vitaminas, sais minerais e aminoácidos, dentre os quais 18 são importantíssimos para o homem, e desses, sete pertencem aos oito não sintetizados pelo nosso organismo.” Por orientação da professora Rejane, usamos a babosa pois também serve para dar flexibilidade e não deixar tão duro nosso projeto a ponto de quebrar nosso vaso.

Metodologia: Modo de fazer a cola orgânica: Ingredientes que serão necessários para efetuar a produção do vaso: Papel picado Água Cola orgânica Babosa   Modo de fazer a cola orgânica: - Coloque 1 xícara e meia de água para ferver - Dissolva 2 colheres de farinha de trigo em 1/2 xícara de água fria - Abaixe o fogo e, de uma só vez, derrame na água fervendo a farinha já dissolvida - Vá mexendo sempre, por mais ou menos 10 minutos (Vai ficar como um mingau, desprendendo-se da panela) - Desligue o fogo e acrescente 1 colher de vinagre branco ( O vinagre tem função antifúngica ) - Mexa bem - Deixe esfriar - Pode ser guardada na geladeira por mais ou menos 15 a 20 dias, em pote fechado.

Modo de fazer o papel reciclado: Insira o papel picado no recipiente de modo a cobrir quase totalmente o conteúdo. Em seguida, despeje a água. Bata o conteúdo com um liquidificador.

Modo de preparo do vaso: Para fazer o papel reciclado aplicaremos 500ml de água, e a quantidade suficiente de papel para o mesmo volume de água no liquidificador. Após misturar as substâncias acrescentaremos cinco colheres de cola orgânica e misturaremos de novo. Depois botaremos só a gosma de uma folha de babosa para não ficar tão duro nosso vaso e não correr o risco de acabar se quebrando. Aplicaremos os elementos em uma forma de silicone e levaremos ao forno com cinquenta graus por uma hora, tirando no intervalo de vinte á vinte minutos.   Por fim quando estiver pronto, nem tão seco, e nem tão úmido, deixar secar no sol por quinze minutos, e após isso enterrar junto com a planta, fazendo com o que o vaso se degrade no solo com o tempo.

Solução: Não desperdício do papel e a substituição de um material que não faz bem para o meio ambiente por um que seja biodegradável para o solo. Conclusão: Concluímos que ter iniciativa é o primeiro passo para a transformação, seja na esfera pessoal, profissional e no meio ambiente também. Priorizar a utilização de material biodegradável é uma iniciativa que todos podem adotar. A experiência adquirida com a produção do vaso que criamos nos faz refletir que existem diversas maneiras de proteger o meio ambiente substituindo a matéria prima dos mesmos por material orgânico para sua produção.

Bibliografias: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/babosa%20Est udo%20da%20viabilidade%20econ%C3%B4mica%20do%20cultivo. pdf http://www.vidasustentavel.net/gestao-de-residuos/cola- biodegradavel/ https://www.greenme.com.br/informar-se/lixo-e-reciclagem/1238- biodegradavel-e-nao-biodegradavel-qual-a-diferenca https://www.ecycle.com.br/component/content/article/65-papel/1961- faca-voce-mesmo-reciclagem-de-papel-como-fazer-reaproveitar- reciclar-em-casa-passo-a-passo.html http://gshow.globo.com/como-fazer/noticia/2016/01/aprenda-fazer- cola-caseira-com-farinha-de-trigo.html http://www1.folha.uol.com.br/fsp/vitrine/vi2601200812.htm