Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Actividades do 3º Período
Actividades do 2º Período
Os Verdes João Artur Figueiredo
Tecnologias da Informação e Comunicação
Actividades - 1º Período
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
Oliveira Digital Pontos fortes do trabalho: * Escolha do nosso tema
Oliveira Digital Apresentação final 3º Período Ana Gonçalves Ana Gonçalves Edgar Ferreira Edgar Ferreira João Ferreira João Ferreira Nelson Ferreira Nelson.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
Organização do Caderno Diário
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Apresentação do desenvolvimento do nosso projecto durante o terceiro período.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Caso Homero: Metodologia da problematização
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Katty Xiomara na Epralima. Um olhar sobre o Dia DN Chega o correio à Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e no meio de tanto envelope surge um.
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
Mobilização da Comunidade Escolar
Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu.
Ética e Moral na formação dos filhos
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
Peakit - Nelson Rodrigues
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Escola Secundária da Portela
Seminário de Integração Profissional IV
1/5 3º Período Grupo I David Santos nº7 Inês Mendes nº11 Nuno Costa nº15 Projecto Actividades 1 Actividades 2 Índice Conclusões Agrupamento de Escolas.
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Segurança na Internet - Elaboração de um website; - Criação do blog e hi5; - Apresentação de trabalhos multimédia; - Recolha de 5 sites portugueses importantes.
LOGO Progresso do Projecto
CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? Fabiana Costa Peres
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo.
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
O ESPELHO: ENCONTRO DE SABERES.
Programação – Quando é onde...
As sete motivações teóricas...
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Trabalho de Apresentação de Final de Período… Tarefas Dadas pelo Professor: Dinamizar Blogs, website e o projecto propriamente dito. Continuação da concepção.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Brincadeiras Indígenas
Redes Sociais.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Projecto de: Fábio Pinheiro nº 8 Mélanie Costa nº 13 Raquel Ferreira nº 16 Sandra Canseiro nº ºA.
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Arquitectura Sustentável Apresentação do Grupo: Somos o grupo nº4 da turma B do 12ºAno formado pela Daniela, Inês, Melissa, Sara e Telma da Escola Secundária.
ROBOT-ART Elementos do Grupo: -José Duarte nº7 -Leandro Martins nº9 -Ruben Rodrigues nº14 -Tomás Neves nº22 Escola Secundária de Oliveira do Bairro.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Como estudar ?. Antes de começar o meu estudo: Arrumar o local onde irei trabalhar (a mesa) É muito mais agradável trabalhar num sítio organizado e calmo.
Transcrição da apresentação:

Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA

Actividades propostas pelo Professor Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Tarefa 1 – Desenvolvimento do projecto propriamente dito O desenvolvimento do projecto foi concluído neste terceiro período. De facto, foi ao longo deste que não só concluímos a nossa pesquisa, como também a divulgámos entre a comunidade escolar. Para a finalização do nosso projecto muitas foram as actividades que desenvolvemos e que passaremos a apresentar.

Actividades propostas pelo Professor Tarefa 2 – Elaboração dos semanários Continuámos a fazer a dinamização do nosso trabalho através dos semanários. Estes foram sempre publicados de uma atempadamente reflectindo, cada um deles de uma forma organizada, a evolução do nosso projecto. Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Tarefa 3 – Dinamização do blog e do website Este período, o grupo apostou mais na dinamização do blog do que nos períodos passados. Na verdade, finalizada a pesquisa, chega-se o momento de fazer uma maior divulgação do mesmo. Para tal, aumentámos o número de postagens semanais. Relativamente ao website, este fora actualizado todas as semanas para que assim, os nossos visitantes pudessem encontrar informação diversificada.

Actividades propostas pelo Professor Face ao sucesso que o nosso jornal de parede teve no período passado, decidimos dar continuidade a esta actividade. De facto, foram vários os alunos e professores que a nós se dirigiam para saberem mais sobre as notícias que lá publicámos, Foi, sem dúvida, um bom meio de divulgação. Tarefa 4 - Cartaz das doenças auto-imunes Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Embora estejamos a viver uma verdadeira era da tecnologia, para o nosso grupo, ter um fundamento escrita sobre o nosso trabalho é também muito importante. Assim, demos continuidade à dinamização da capa de grupo.   Tarefa 5 – Dinamização do dossier do grupo

Actividades propostas pelo Professor Tarefa 6 - Parcerias Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Ao longo deste período contactámos em contacto permanente com as nossas parcerias: associações e organizações relacionadas com o nosso tema. Na verdade, estas foram um apoio fulcral para o desenvolvimento de todo o nosso projecto. Tarefa 7 – Citações da página principal do website Por outro lado, continuámos a publicação semanal de citações alusivas ao tema “doença”, nomeadamente pensamentos filosóficos. Estas têm como principal objectivo levantar a auto-estima daqueles que são afectados pelas doenças auto-imunes e também sensibilizar todos os outros visitantes do nosso website.

Dia das doenças auto-imunes Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Dinamização dos vários espaços da escola Para atrair alunos e professores à nossa exposição espalhámos vários balões e flores pelo recinto escolar. Para além disto foi possível encontrar vários panfletos, cartazes e jogos. Estes foram os vários meios que encontrámos para divulgar o nosso trabalho. Palestra A nossa palestra, intitulada “Educar para a saúde”, dinamizada pela Farmacêutica Mariana Simões, teve como principal objectivo não só dar a conhecer o nosso tema, como também fazer o público reflectir sobre alguns hábitos que põem em causa a nossa saúde. Foi uma palestra de fácil entendimento direccionada para todas as idades e que, no final, reflectiu s pertinência do tema retratado.

Dia das doenças auto-imunes Posto de medição da tenção e da glicemia Durante este dia, tivemos um posto permanente onde alunos, professores e funcionários puderam determinar os seus níveis de tenção e glicemia. Com a colaboração da enfermeira Paula Cristina Ferreira, conseguimos cativar a atenção de todos, chegando mesmo a receber comentários bastante favoráveis e construtivos. Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Paddy Papper Porque um dos nosso objectivos era também fazer com que a informação chegasse aos mais novos, tomámos a iniciativa de desenvolver uma actividade diferente: o paddy papper. De facto, de uma forma divertida, criativa, dinâmica e através de vários jogos e charadas conseguimos fazer com que a informação chegasse também a esta faixa etária.

Dia das doenças auto-imunes Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Outras actividades Para além das actividades já enunciadas, tivemos ainda outras actividades ao longo deste dia como o livro de opiniões onde qualquer pessoa podia deixar o seu comentário e as frases que espalhamos pelo auditório. Por outro lado é ainda relevante indicar as flores que oferecemos a todos os professores que compareceram à nossa palestra.

Actividades realizadas por iniciativa própria Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Música Existem várias formas de exprimir diversas realidades. A música é uma delas e, portanto decidimos, em conjunto, escrever uma música que reflectisse o que são as doenças auto-imunes e, claro que fosse uma fonte de esperança e incentivo para todos aqueles que a ouvissem. Filme Mas se estamos numa era em que as tecnologias são cada vez mais importantes, não podíamos deixar de aliar o nosso conhecimento com um filme. Assim, de uma forma divertida, acessível, criativa, dinâmica, objectiva e científica criamos o filme “Pioneiros pela Saúde”.

Actividades realizadas por iniciativa própria Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Entrevistas Depois de concluída a pesquisa relacionada com o nosso tema, desenvolvemos algumas entrevistas a várias pessoas que sofriam de uma das patologias em estudo. Estas entrevistas contribuíram para um enriquecimento pessoas de cada um de nos. Na verdade, estes testemunhos pessoas fizeram-nos perceber melhor estas doenças a partir do ponto de vista de quem lida diariamente com elas. Ida à Santa Casa da Misericórdia Porque conhecer instituições do nosso concelho era também um objectivo a cumprir, fizemos esta visita que serviu não só para perceber melhor como ela funciona, mas também para conversarmos com doentes diabéticos. Será um dia que nenhum de nós esquecerá!

Actividades realizadas por iniciativa própria Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Notícia no Jornal da Bairrada A dada altura decidimos que, sendo este um tema tão actual e pertinente, seria boa ideia publicar uma notícia no jornal da Bairrada. Assim, poderíamos fazer com que a informação fosse para além da comunidade escolar!

Trabalhos futuros Antes do final deste ano lectivo, existem ainda alguns trabalhos que gostaríamos de fazes: Escrita de uma notícia para o Jornal da Escola sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo; Elaboração de uma carta de agradecimento à enfermeira e à farmacêutica que nos apoiaram na dinamização do “Dia das Doenças Auto-Imunes”; Continuação da dinamização do Jornal de Parede e do blog; Actualização do Website Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão

Conclusão Chegámos ao fim deste ano lectivo e, com ele, concluímos o Desenvolvimento do nosso projecto. De facto, tendo em conta todos os resultados que advieram do desenvolvimento deste projecto e tendo em conta o mérito com que todas as actividades, sem excepção, foram desenvolvidas, torna-se possível concluir que este fora um projecto que apresentou resultados positivos em todos os aspectos. Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão

Conclusão Por outro lado é necessário ter me conta que esta fora uma Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Por outro lado é necessário ter me conta que esta fora uma disciplina que nos possibilitou criar bases muito importantes para a universidade. Na verdade, conseguimos aprender a falar para um público-alvo, a cumprir prazos de entrega, a ser mais autónomos, a saber respeitar as opiniões dos outros e ainda a saber trabalhar em grupo. Conclui-se que esta disciplina teve um impacto muito positivo em todos nós e que o trabalho que desenvolvemos ser-nos-á certamente muito útil na vida académica que se aproxima!

Fim