Lição 04 - cpad Ética Cristã e Aborto Prof. Jaisson Campos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÉTICA DOS DEZ MANDAMENTOS
Advertisements

Crimes contra a vida Art. 122 a 129.
ABORTO DEFINIÇÕES INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ NUM PERÍODO EM
Aborto de anencéfalo: enfim, é permitido?
DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ
Hélio Ribeiro Loureiro AJE-Rio AJE-Brasil
Aborto: todas as formas devem ser descriminalizadas ou apenas algumas?
Aborto Bioética Ana Carolina, André Longobardi, Elissa Restelli, Fabiana Amoroso, Isabella Genaro, Thaís Santos.
PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA
Aborto Nome: Jéssica Daniele Pereira da Silva Turma: 212.
Ética e Bioética ABORTO Prof. Maria Regina.
ABORTO.
FACULDADE DE SAÚDE, HUMANAS E CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ-NOVAFAPI
(há corrente que defende que menor de 14 anos é homicídio – 217-A)
OBSTETRÍCIA FORENSE Prof. Gerson Ávila Prof. Moacir Arus
x Após 180 dias (seis meses) de gestação, quando o feto já é considerado viável, o processo tem a designação médica de parto prematuro. A terminologia.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 4. Aborto (arts. 124, 125, 126, 127 e 128, CP)
Victor Octávio Macena Duarte Fonoaudiologia- Unesp Marília Professor Doutor Milton Marchioli Disciplina – Ética Profissional Unesp Marília 2015.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 4. Abandono de incapaz (art. 133,CP) (a) Conceito.
DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL Aborto Arts. 124 a 128, CP Aline Freitas.
Aborto: Certo ou errado? Introdução  O aborto é um caso típico onde as posições quanto ao fundamento ético são inconciliáveis.  Até os 5 meses e meio.
MODOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES . Pagamento por sub-rogação Sub-rogar é substituir o credor, de modo que o pagamento por sub-rogação assemelha-se à.
LIÇÃO 5 ÉTICA CRISTÃ NA VALORIZAÇÃO DA VIDA Prof. Lucas Neto.
Crimes Contra à Pessoa Crimes Contra à Vida Aborto Ana Rosa de Brito Medeiros
Em “O Livro dos Espíritos”, encontramos a seguinte resposta sobre a questão do aborto: Pergunta 358 – Cap.VII – Constitui crime a provocação do aborto.
Crimes Contra à Pessoa Crimes Contra à Vida Induzimento auxílio ou instigação ao suicídio Ana Rosa de Brito Medeiros
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
OFICINA – VIOLÊNCIA SEXUAL. O que é violência ? Relação de dominação, exploração, hierarquia e de poder nas relações entre homem e mulher. Todo ato ou.
A questão do aborto no Brasil e no mundo Prof. Hugo Leonardo Componente curricular: Sociologia 2°Anos.
I Curso de Medicina Legal
PROFESSORA: Cláudia Luiz Lourenço Goiânia 2012
AULA 05 Início da vida Direito de nascer Direito de não nascer Aula 05
XII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
Um Teste de Auto-avaliação Espiritual
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
Origem da palavra Ética e Moral
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
PROFESSORA: Cláudia Luiz Lourenço Goiânia 2012
ABORTO.
GRUPOS NO FACEBOOK PROBLEMAS E CUIDADOS
Contrato de Seguro Disposições Legais.
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
Grupo de apoio às gestantes com diabetes
Induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio
PRISÃO TEMPORÁRIA.
Considera-se abortamento a interrupção da gravidez até a 20ª, 22ª semana, ou seja, até o quinto mês de gestação. A expulsão da concepção antes da viabilidade.
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
Minha menstruação esta atrasada, será que posso estar grávida?
LIÇÃO 13 - DIGA NÃO A CORRUPÇÃO !
INDICADORES DE SAÚDE.
CRIMES CONTRA A VIDA Prof. Moisés B. Abdala.
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE
DIREITO PENAL CONSTITUCIONAL Professora: Daniela Duque-Estrada
Direito Penal III (Crimes em Espécie I)
Aborto uns fazem tudo para salvar uma vida, outros porém matam sem dó sem piedade. Veja este médico que ai está operando um feto no útero da mãe.São.
Interrupção voluntária da gravidez
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Código Penal Brasileiro Art Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante.
DE QUEM É A RESPONSABILIDADE SE O MÉDICO SUBSTITUTO FALTAR AO PLANTÃO?
Pastoral Estudantil APV - Pr. Duary Domene
HISTÓRIA Escola Instituto de Educação de Guaratinga ProfessorA:Maria Carmelita Batista G. Alunos(as):Rayssa,Káren,Kewry e Claudia Série:8 ano A.
TÍTULO Aborto Sérgio Biagi Gregório 10/03/2012 Aborto.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
O MÉDICO DA EMERGÊNCIA TEM QUE FAZER PERÍCIA?
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
10/03/20121Aborto TÍTULO Sérgio Biagi Gregório. Aborto Introdução 10/03/2012Aborto2 O que se entende por aborto? Ele é criminoso? Que consequências morais.
Transcrição da apresentação:

Lição 04 - cpad Ética Cristã e Aborto Prof. Jaisson Campos

I- ABORTO: CONCEITO GERAL E BÍBLICO 1- Conceito geral de aborto Aborto é, “a interrupção do nascimento por meio da morte do embrião ou do feto”. Aborto Involuntária Aborto Provocado

1.1- A poesia de Mario Quintana – 1906 a 1994 “O aborto não é, como dizem, simplesmente um assassinato. É um roubo... nem pode haver roubo maior. Porque, ao malogrado nascituro, roubasse-lhe este mundo, o céu, as estrelas, o universo, tudo. O aborto é o roubo infinito”.

2- O aborto no contexto legal atualmente no Brasil O crime do aborto no Código Penal Atual, está previsto no Título I, Capítulo I, dos Crimes Contra a Vida, nos artigos 124, 125, 127 e 128 que dizem, respectivamente, do autoaborto, aborto provocado por terceiro sem consentimento da gestante, aborto provocado por terceiro com consentimento da gestante, forma qualificada do aborto e aborto necessário (consideradas exceções à criminalização do aborto), veja-se:

Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - detenção, de um a três anos. Aborto provocado por terceiro Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - reclusão, de três a dez anos. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - reclusão, de um a quatro anos.

Forma qualificada Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em consequência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave; e são duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.

Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: Aborto necessário I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

OBS: A partir de 2012, foi liberado o aborto quando a constatação de anencefalia, que na prática, a palavra "anencefalia" geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro.

3- Conceito bíblico de aborto “Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem. Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida...” – (Ex 21.22,23). “Não matarás” – (Ex 20.13). 4- O aborto na história da Igreja

II- O EMBRIÃO E O FETO SÃO UM SER HUMANO 1- Quando começa a vida? 2- O que diz a Bíblia? Os nomes das três etapas da gestação são: Fecundação, embrião e feto. O período gestacional é composto de 40 semanas que são fundamentais para a formação do bebe.

1.1- Respondendo à pergunta quando começa a vida .

2- O que diz a Bíblia sobre isso? Salmos 139.16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”

3- Qual a posição da Igreja? “...A CGADB é contrária ao aborto, por resultar numa licença ao direito de matar seres humanos indefesos, na sacralidade do útero materno, em qualquer fase da gestação, por ser um atentado contra o direito natural à vida...”, (Carta de Brasília, 41a AGO, 2013).

III- TIPOS DE ABORTOS E SUAS IMPLICAÇÕES ETICAS

III- TIPOS DE ABORTOS E SUAS IMPLICAÇÕES ETICAS 1- De anencéfalo Aborto 2- Em caso de estupro 3- Terapêutico

CONCLUSÃO “matar não é tão grave como impedir que alguém nasça, tirando-lhe a sua única oportunidade de ser. O aborto é o mais horrendo e abjeto dos crimes. Nada mais terrível do que não ter nascido”.