Documentação de Instalações Elétricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por.
Advertisements

Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica Profa. Luciane R. Rua Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica 1.
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
NR-35 TRABALHO EM ALTURA Portaria n. 313 de 23 de março de 2012 CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ALTURA NORMA REGULAMENTADORA -
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Cleide Castro Jaime Alves Maryelle Cardoso Professor Marcilio Lopes.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Gerência do Centro de formação e Aperfeiçoamento Profissional – RH/FA NR10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇOES.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Organização do SEP. 2. Organização do Trabalho. Programação e planejamento dos serviços. Trabalho em equipe. Prontuário e cadastro.
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO, exigência lógica Operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos DEVEM.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Guia Global de Produtos e Serviços
Processo Administrativo
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
ELETRICISTA.
Organização, Sistemas e Métodos
ARACRUZ-ES 13 de Novembro de 2015
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
PSP – Projetos de Sistemas Elétricos Prediais
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Item: 10
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
Fatores e Métricas de Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
ELETRON MONTAGEM E MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL LTDA-ME
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
NR 10 Visão Estratégica na Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Trabalho em altura construção civil.  Considera-se trabalho em altura qualquer serviço executado em altura igual ou superior a 2,00 metros do nível inferior,
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT
NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade SINTESPAR
Cargo: Analista de Contratos Sênior (29002)
NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA 2.1 Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional.
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Norma Regulamentadora nº Objetivo e campo de aplicação Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando.
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
GOIANA – PERNAMBUCO - BRASIL. PERMISSÃO DE TRABALHO ? PERMISSÃO DE TRABALHO ? É uma autorização prévia por escrito em nome da Jeep, das atividades consideradas.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
NR - 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
BEM VINDOS! Treinamentos TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Documentação de Instalações Elétricas Medidas de controle Em todas as intervenções nas instalações elétricas, subestações, salas de comando das usinas, centro de operações entre outras instalações, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança, saúde no trabalho, bem como a operacionalidade, prevendo eventos não intencionais, focando na gestão e controles operacionais do sistema elétrico de potência (SEP).

Pelo novo texto da Norma Regulamentadora NR 10, as empresas estão obrigadas a manter prontuário com documentos necessários para a prevenção dos riscos, durante a construção, operação e manutenção do sistema elétrico, tais como: esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos, especificações do sistema de aterramento dos equipamentos e dispositivos de proteção.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto nos subitens 10.2.3 e 10.2.4 NR 10, no mínimo: Conjunto de procedimentos, instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes para as mais diversas situações (Manobras, manutenção programada, manutenção preventiva, manutenção emergencial,etc,.); • Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

Especificação dos equipamentos de proteção coletiva, proteção individual e do ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR; Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores, os treinamentos realizados e descrição de cargos/funções dos empregados que são autorizados para trabalhos nestas instalações; • Resultados dos testes de isolação elétrica realizada em equipamentos de proteção individual e coletiva que ficam a disposição nas instalações;

Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; e Relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de "a" a "f".

As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem constituir prontuário com o conteúdo do item 10.2.4 NR 10 e acrescentar ao prontuário os documentos a seguir listados: Descrição dos procedimentos para emergências e; Certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual;

A1 - Exemplo de instrução técnica Planejamento da tarefa - base e no campo O objetivo é definir os procedimentos de trabalho e segurança, que as equipes devem atender visando a realização de atividades voltadas à segurança. Qual tarefa a ser realizada: • Método de execução • Recursos humanos • Recursos materiais, ferramentas e equipamentos. • EPI‘s e EPC‘s necessários

Exemplo de nomenclaturas: • PIE – Pedido de Impedimento de Equipamento • ISR – Informação de Serviço • OIE – Ordem de Impedimento de Equipamento • COS – Centro de Operação do Sistema • ND – Norma Técnica da Distribuição • CBBS – Conjunto blindado barra simples • CBBD – Conjunto blindado barra dupla • EPI – Equipamento de Proteção Individual • EPC – Equipamento de Proteção ColetivaPré-requisitos para execução da tarefa

Planejamento da tarefa na base. O responsável pela equipe deverá receber e programar a tarefa, considerando as características construtivas do local de execução da tarefa e a diversidade de equipamentos instalados. • Portar toda documentação da programação da tarefa. OBS - Nenhuma tarefa pode ser executada sem que a equipe possa estar de posse destes documentos. • Tomar pleno conhecimento da tarefa, analisando e avaliando todos os pontos críticos de execução. Considerar o histórico dos eventos anteriores, principalmente as alterações efetuadas.

Dimensionar a equipe, com pessoas capacitadas ou habilitadas e autorizadas para realizar a tarefa de acordo com o volume de serviço a ser executado. • Agrupar as informações técnicas dos circuitos e dispositivos, envolvidos com a tarefa. Verificar toda documentação, principalmente aquelas relativas às modificações realizadas. • Realizar estudos para pleno entendimento sobre as funcionalidades operativas dos equipamentos, dispositivos e circuitos. • Planejar a metodologia para a realização da tarefa, contemplando todas as medidas de precaução contra eventos indesejados.

Planejamento da tarefa no campo De posse de toda documentação a equipe deve se dirigir até o local de realização da tarefa, onde após estacionar o veiculo deverá dar inicio a execução da mesma. É importante que antes de iniciar a tarefa cada componente da equipe verifique se estão de posse dos EPIS previstos para realizar a tarefa. OBS – Adentrar a área restrita sem estar usando os EPI‘s constitui falha grave.

• Verificar as condições físicas e operacionais da área e dos equipamentos envolvidos, inspecionando se não existem riscos á execução da tarefa, animais peçonhentos e manobras anteriores não informadas. • Comparar se as condições operativas encontradas em campo são correspondentes às previsões do planejamento havido na base operacional.

• Distribuir sub-tarefas aos componentes da equipe, visando a realização total da tarefa. Alocar esquemas, manuais, diagramas e folhas de registros e ensaios de modo adequado e organizado. • Listar os materiais, ferramentas e equipamentos necessários para a execução de cada sub-tarefa. • Listar os EPI‘s e EPC‘s necessários para a execução de cada sub-tarefa • Alocar os EPC‘s correta e adequadamente de forma organizada; • Verificar a posse da documentação referente à tarefa ; • Agrupar a equipe.

Pessoal necessário Equipe executante - de acordo com o tipo e característica do serviço a ser executado (deverá eleger o responsável pela tarefa). Ferramentas e materiais Adequados para a tarefa.

EPI’s: • Uniforme completo, padrão; • Capacete de segurança; • Óculos de segurança; • Botina de segurança; • Outros correlacionados com os riscos. EPC’s • Adequados para execução das tarefas.

Riscos envolvidos e formas de controle e prevenção