Luciane Silveira Miranda de Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Advertisements

UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de conclusão de curso
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do SUS/UNASUS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Vanessa do Carmo Dias Lorena
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:
Leydi Nayla Montoya Hernández
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Atenção Odontológica às gestantes
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
GUILHERME AUGUSTO ZOLINGER ORIENTADORA: CAROLINE LEMOS MARTINS
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Vanessa Rivero Kindelan
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aristócles Batista Pessoa Júnior Orientadora: Luzane Santana da Rocha
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Transcrição da apresentação:

Luciane Silveira Miranda de Lima Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Luciane Silveira Miranda de Lima Intervenção em Saúde Bucal na Escola Municipal Vila Torres da área de abrangência da Unidade Municipal de Saúde Capanema em Curitiba- Paraná Pelotas - RS 2013

Introdução Programa Saúde na Escola, tem como principal objetivo oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de escolares do ensino básico público. Responsabilidade das equipes de Saúde da Família assumir o protagonismo pela coordenação do cuidado dos escolares. UMS Capanema - Estratégia de Saúde da Família

Objetivo Principal Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal dos alunos da Escola Municipal Vila Torres em Curitiba, Paraná.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de atenção à saúde bucal de escolares da Escola Municipal Vila Torres. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal dos escolares da EM Vila Torres. Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal dos escolares da EM Vila Torres. Melhorar o registro das informações dos escolares da EM Vila Torres. Promover a Saúde Bucal na EM Vila Torres.

Sistema Municipal de Saúde da Cidade de Curitiba (PR) 1.751.907 habitantes 9 Distritos Sanitários de Saúde 109 Unidades Municipais de Saúde (UMS), sendo 55 UMS com ESF e 54 UMS tradicionais 2 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) 7 Centros de Urgências Médicas (CMUMs), 5 com emergência odontológica, 4 Centro de Especialidades Médicas (CEM), 8 Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) para adultos e 2 infantis.

Área de abrangência 1- Escola Municipal Vila Torres 2- UMS Capanema 1º ao 5º ano – 5 a 14 anos - 283 escolares Região limítrofe da área de abrangência Localizada a 1,5 km da UMS Capanema 2- UMS Capanema 6090 habitantes 9 micro áreas 3 equipes de Saúde da Família Equipe do NASF 4 km do centro de Curitiba Área de reciclagem de papel

Metas Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 40% das crianças de 5 a 14 anos de idade, com atividade de cárie, da E.M. Vila Torres. Efetuar exame bucal conforme orientação do PSE em 100% dos escolares priorizados pelo programa na E.M. Vila Torres. Fazer busca ativa de 60% das crianças faltosas às consultas agendadas.

Metas Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% das crianças que receberem tratamento odontológico. Fornecer orientações sobre higiene bucal e prevenção de cárie dentária e gengivite para 100% das crianças da Escola Municipal Vila Torres. Realizar escovação dental orientada e com flúor nas crianças priorizadas.

Metodologia Ações realizadas nos 4 eixos pedagógicos Caderno de Atenção Básica Saúde na Escola; Protocolo de Saúde Bucal do Município; Ações: Reuniões com a equipe; Contato com a Escola; Exames bucais;

Metodologia Exame Bucal

Metodologia Comunicados aos pais Atividades educativas

Metodologia Atividades Educativas - Alimentação Saudável

Metodologia Atividades Educativas - Feira de Ciências

Metodologia Sessões de escovação supervisionada e com flúor

Metodologia Sessões de escovação supervisionada e com flúor

Metodologia Ofertas de vagas para atendimento

Metodologia Monitoramento através das fichas e planilhas; Visitas domiciliares para faltosos; Engajamento Público.

Resultados Indicador 1 Proporção de escolares examinados na EM Vila Torres Meta: Realizar exame bucal em 100% dos escolares

Resultados Indicador 2 Proporção de escolares examinados que necessitam de tratamento odontológico

Resultados Indicador 3 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com primeira consulta odontológica Meta: 1ª consulta para 40% dos escolares

Resultados Indicador 4 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com tratamento odontológico concluído

Resultados Indicador 5 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos que receberam visita para busca ativa Meta: fazer busca ativa de 60%dos faltosos

Resultados Indicador 6 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com orientação sobre higiene bucal e prevenção de cárie Meta: Orientação para 100% dos escolares

Resultados Indicador 7 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos que participaram da escovação dental supervisionada

Resultados Indicador 8 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com registro de saúde bucal atualizado Meta: registro atualizado de 100% dos escolares atendidos

Resultados Indicador 9 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com orientação sobre prevenção de gengivites Meta: Orientação para 100% dos escolares

Discussão Situação Anterior a Intervenção Ampliação da cobertura de atenção à saúde bucal dos escolares Aumento do vínculo com a escola e famílias

Discussão Importância da Intervenção: Para a equipe: Capacitação Trabalho integrado Para o serviço: Protocolo para outras intervenções. Para a comunidade: Aproximação da comunidade com a escola e a Unidade de Saúde

Discussão É viável a incorporação da intervenção a rotina do serviço: Em consonância com o Programa Saúde na Escola desenvolvido pelo MS. Continuidade este ano (2013). Atuação voltada para maior envolvimento comunitário e para crianças de maior risco.  

Reflexão Crítica sobre Processo Pessoal de Aprendizagem e na Implementação da Intervenção Superou as expectativas pois: Abordou saúde pública especificamente para realidades das UBS. Conhecimento que pode ser realmente aplicado. Capacitação para análise crítica e estratégica sistematizada da situação da US.

Reflexão Crítica sobre Processo Pessoal de Aprendizagem e na Implementação da Intervenção Intervenção desenvolvida ao longo dos meses através de roteiro e com o auxílio da tutoria. Possibilidade de utilizar como modelo em outras intervenções, como por exemplo: eixos pedagógicos, fichas e planilhas de acompanhamento.

Reflexão Crítica sobre Processo Pessoal de Aprendizagem e na Implementação da Intervenção Possibilidade de atualização profissional através de: - Casos clínicos; - TQCs; - Estudos de Práticas Clínicas e, - Trocas de experiências com colegas de curso.