ANALISANDO NARRATIVAS FÍLMICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
{ Oficina de vídeo estudantil Tudo que você precisa saber para fazer seu filme Kelly Demo Christ - Cinema e Audiovisual UFPEL.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Curso de Licenciatura em Física DEFESA DE TCC. ESCREVA AQUI O TÍTULO DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Subtítulo ( se houver) Nome completo ORIENTADOR:
Oficina de vídeo junto à disciplina
Introdução e Conceitos.
Introdução à História da Arte
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Passo a Passo Assinatura On-line.
O valor da Informação nas Organizações
TÍTULO DO TRABALHO Autor:.
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Orientações ao professor
O privilégio de servir a Cristo
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
fotos/imagens devem ser em alta resolução
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
Crônica Narrativa 9º. ANO
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
HOUSE ORGAN.
PROJETOS 2017.
A Ditadura através de imagens
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Semiótica ou teoria dos signos
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Breves apontamentos sobre a dança na cultura digital¹
Lição 4 Prepare-se para a guerra.
CICLO DE APRESENTAÇÕES
Tiradentes: a construção de um mártir
Análise e Produção de Reportagem
Estudo da história da arte: A Semana de Arte Moderna
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Orientações ao professor
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Lição 9 A guerra não acabou.
Semiótica ou teoria dos signos
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Orientações ao professor
Subtítulo do trabalho (se houver)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
Método de Conscientização Paulo Freire
Técnicas de orçamento de capital
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Relatório de resultados do processo qualitativo
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Autores e Instituições de contato
Orientações ao professor
Tudo que aprendemos Juntos
ANTES DE INICIAR O PÔSTER, LER ESSAS ORIENTAÇÕES POR COMPLETO
¹Autor. ²Autor 3Autor ;4Autor; RESULTADOS E DISCUSSÕES
Variância e Desvio padrão
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
A literatura potiguar: um sistema precarizado
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS (TAHOMA - 72)
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Caracteres dos autores
Caracteres dos autores
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
(Nome completo), vínculo institucional
Semiótica ou teoria dos signos
PROJETOS 2019.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2009/2
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Transcrição da apresentação:

ANALISANDO NARRATIVAS FÍLMICAS

O cinema é uma maneira divertida e prazerosa de aprendizado O cinema é uma maneira divertida e prazerosa de aprendizado. A partir de filmes de época, o espectador se depara com realidades que não vivenciou. Mas, será que os filmes conseguem reconstruir o passado de maneira fidedigna?

Quando você assiste a um filme, você se pergunta como ele foi elaborado? Quando você assiste a um filme, questiona a obra, ou apenas a reconta? Você já se perguntou qual seria a melhor maneira de se analisar uma obra fílmica?

Serão apresentadas algumas orientações para que, daqui em diante, quando você tiver contato com alguma obra fílmica, possa refletir a sua produção, e não apenas recontar seu enredo. Vamos lá?

Antes de assistir ao filme, faça uma breve pesquisa sobre o mesmo. Em sites de blogueiros, revistas e críticos de cinema você encontrará várias informações sobre o filme que você vai assistir. Mas, o que deve conter nesta pesquisa???

Em sua pesquisa, procure descobrir , inicialmente, os aspectos da produção da obra como: O filme é contemporâneo ao período que retrata, ou foi produzido posteriormente? Existem filmes que retratam a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, que foram produzidos em épocas muito próximas ao fim do conflito.

Quem escreveu o filme? O filme se baseia em fatos reais, ou é uma narrativa de ficção? O filme possui trechos da ficção articulados a trechos da realidade?

Quem dirigiu o filme? Qual foi a intenção do diretor ao elaborar o filme? A que conclusões o filme deveria levar o espectador a chegar de acordo com a intencionalidade dos produtores do filme?

Lembre-se que o filme é um suporte que apresenta a realidade de a partir da articulação de diferentes linguagens: Imagem, texto, trilha sonora.

Anote informações como: O filme que você está analisando é elaborado em animação ou com atores reais? Lembre-se que vídeos em animação geralmente são utilizados para exprimir roteiros fantasiosos. É o caso do filme que você está analisando? Se não, porque motivo se usaria uma animação para representar fatos reais da história?

Lembre-se que o filme é um suporte que apresenta a realidade a partir da articulação de diferentes linguagens: Imagem, texto, trilha sonora. Quando você analisar um filme, tem que levar em consideração que: Se existe alguma legenda, especificando algum lugar ou pessoa no filme, isto tem a intencionalidade dos produtores.

Após a pesquisa prévia, você partirá para a observação do filme. Agora que você está munido de várias informações que você pesquisou anteriormente, tem muito mais chances de compreender melhor o filme e refletir a sua produção. Vamos ao filme?

Observe no vídeo se: Os produtores do vídeo chegaram aos objetivos que pretendiam? A que conclusões o filme leva espectador a chegar? Essas conclusões são as mesmas que os diretores previam?

Referências: EAGLETON. Terry. O que é Literatura. In: Teoria da Literatura, trad., São Paulo: Martins Fontes, 2001. GINZBURG, Carlo. Introdução. In: Relações de força, trad., São Paulo: Cia das Letras, 2002. JOLY, Martine. A análise da imagem: desafios e métodos. In: Introdução à análise da imagem, trad., 10ª ed., Campinas/SP: Papirus, 2006. SONTAG. Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. SUDJIC, D. A linguagem das coisas, trad., Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.