Linguagem de Programação I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina:PROA3V José Henrique Verhalem e Renan Tenório Professor: Alexandre Cassimiro Novembro 2015.
Advertisements

Introdução à Informática com Software Livre 11:37.
Jaison Dallabona Orientador: Francisco Adell Péricas.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
ESTRUTURAS DE CONTROLO Estrutura sequencial: é um conjunto de instruções em que são executadas pela ordem em que aparecem escritas no programa. Mas como.
Lógica de Programação Aula 26 Prof. Auler Gomes.
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Introdução a Algoritmos
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
Microprogramação.
Estruturas de Repetição
Prof. Wellington Franco FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO - T02
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
Algoritmos e Estruturas de Dados I
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Prof. Wellington Franco
IP – Condicionais e controle de fluxo
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Estrutura de decisão Neste tipo de estrutura o fluxo de instruções a ser seguido é escolhido em função do resultado da avaliação de uma condição. Uma.
Estrutura Condicional
Algoritmos e Fluxogramas
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Arquitetura de Computadores
Projeto e Análise de Algoritmos
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Andrew Rodrigues.
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Introdução à Programação
INE 5201 – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Agenda Tipos de Informação Tipos de Dados Variáveis Constantes
Parte 2 - Exemplos Prof. José Marcos Lopes
4 – Políticas de Segurança
AUDITORIA “EXAME CUIDADOSO E SISTEMÁTICO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM DETERMINADA EMPRESA OU SETOR CUJO OBJETIVO É AVERIGUAR SE ELAS ESTÃO DE ACORDO.
Estrutura de Repetição
Rotina de Compras.
AULA 3.
Programação.
INTRODUÇÃO AS REDES NEURAIS
CÁLCULO NUMÉRICO para o ensino fundamental
Software.
Instituto Federal de Santa Catarina
Sistemas Operacionais
Algorítmos e Técnicas de Programação
Resolução de Problemas por Busca
Algorítmos e Técnicas de Programação
Algorítmos e Técnicas de Programação
Informática Básica Introdução a informática básica FUNCIONAMENTO
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Introdução à Programação INF Programação I
Linguagem de Programação I
Compiladores, Aula Nº 5 João M. P. Cardoso
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Trabalho de Conclusão de Curso I
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Programação em C Aula 1 – Apresentação Prof. Rafael Mesquita.
Lógica de Programação Apresentada por:.
Introdução à Lógica Programável
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Diagrama de Atividades
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 3
ALGORITMOS.
Introdução a progrmação Comandos condicionais: if e switch
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação I Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia roberta.garcia@ifsuldeminas.edu.br 1

Ferramenta e Linguagem - Dev C++. - Linguagem C. 2

Conteúdos Introdução à lógica e sistematização de procedimentos Representação e estrutura de dados e operação básica sobre estes Desenvolvimento de fluxogramas Desenvolvimento de pseudocódigos Técnicas de correção Geração de código Fundamentos em C Operadores e expressões em C Comandos de entrada e saída Instruções de controle 3

Conteúdos Matrizes Ponteiros Funções Arquivos de Dados 4

Funcionamento Básico do Computador 5

Funcionamento Básico do Computador 6

Hardware e Software “Computador é um conjunto de dispositivos eletrônicos capazes de aceitar dados e instruções, executar essas instruções para processar os dados, e apresentar os resultados. (in Academic Press Dictionary of Science Technology)” Software é a denominação para um conjunto de instruções que definem o comportamento do processamento dos dados e informações. É a parte lógica . Hardware é toda a parte física (equipamentos) do computador. 7

Introdução a Lógica É um conjunto de regras para raciocínio sobre um determinado assunto. Por que usar lógica? Para: Solucionar problemas Eficiência e eficácia Boa performance de conhecimento 8

Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Seguem uma sequência lógica, que são os passos executados para atingir um objetivo ou solução de um problema 9

Algorítmos São uma sequência de instruções claras e precisas para atingir um objetivo Entende-se como instruções como o conjunto de regras para a realização de alguma coisa, ou uma ação elementar a executar Exemplos de algorítmos: receita de bolo, manuais de aparelhos eletrônicos, chupar uma bala, somar dois números quaisquer e outros 10

Exercícios 1) Crie uma sequência lógica para tomar banho 2) Faça um algorítmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número 3) Crie uma sequência lógica para trocar o pneu de um carro 4) Faça um algorítmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes 5) Crie uma sequência lógica para atravessar a rua com segurança 6) Crie uma sequência lógica para chamar o elevador e ir até o 10º andar 11

Desenvolvimento de um algorítmo Definir ações simples sem ambiguidade; Organizar as ações de forma ordenada; Estabelecer uma sequência finita de passos; Com os algorítmos podemos: Ler e escrever dados; Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas; Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas; Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição; 12

Partes de um algorítmo Constituído de três partes: 1 – Entrada de dados; 2 – Processamento de dados; 3 – Saída de dados (informação); 13

Formas de se aprender algorítmos Algoritmos não se aprende Algoritmos se aprende Copiando algoritmos Construindo algoritmos Estudando algoritmos prontos Testando algoritmos 14