Linguagem de Programação I Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia roberta.garcia@ifsuldeminas.edu.br 1
Ferramenta e Linguagem - Dev C++. - Linguagem C. 2
Conteúdos Introdução à lógica e sistematização de procedimentos Representação e estrutura de dados e operação básica sobre estes Desenvolvimento de fluxogramas Desenvolvimento de pseudocódigos Técnicas de correção Geração de código Fundamentos em C Operadores e expressões em C Comandos de entrada e saída Instruções de controle 3
Conteúdos Matrizes Ponteiros Funções Arquivos de Dados 4
Funcionamento Básico do Computador 5
Funcionamento Básico do Computador 6
Hardware e Software “Computador é um conjunto de dispositivos eletrônicos capazes de aceitar dados e instruções, executar essas instruções para processar os dados, e apresentar os resultados. (in Academic Press Dictionary of Science Technology)” Software é a denominação para um conjunto de instruções que definem o comportamento do processamento dos dados e informações. É a parte lógica . Hardware é toda a parte física (equipamentos) do computador. 7
Introdução a Lógica É um conjunto de regras para raciocínio sobre um determinado assunto. Por que usar lógica? Para: Solucionar problemas Eficiência e eficácia Boa performance de conhecimento 8
Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Seguem uma sequência lógica, que são os passos executados para atingir um objetivo ou solução de um problema 9
Algorítmos São uma sequência de instruções claras e precisas para atingir um objetivo Entende-se como instruções como o conjunto de regras para a realização de alguma coisa, ou uma ação elementar a executar Exemplos de algorítmos: receita de bolo, manuais de aparelhos eletrônicos, chupar uma bala, somar dois números quaisquer e outros 10
Exercícios 1) Crie uma sequência lógica para tomar banho 2) Faça um algorítmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número 3) Crie uma sequência lógica para trocar o pneu de um carro 4) Faça um algorítmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes 5) Crie uma sequência lógica para atravessar a rua com segurança 6) Crie uma sequência lógica para chamar o elevador e ir até o 10º andar 11
Desenvolvimento de um algorítmo Definir ações simples sem ambiguidade; Organizar as ações de forma ordenada; Estabelecer uma sequência finita de passos; Com os algorítmos podemos: Ler e escrever dados; Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas; Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas; Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição; 12
Partes de um algorítmo Constituído de três partes: 1 – Entrada de dados; 2 – Processamento de dados; 3 – Saída de dados (informação); 13
Formas de se aprender algorítmos Algoritmos não se aprende Algoritmos se aprende Copiando algoritmos Construindo algoritmos Estudando algoritmos prontos Testando algoritmos 14