A liberdade guiando o povo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imperialismo no século XIX Tema 2 - Conferência de Berlim e Conflitos Prof. Guilherme Silva.
Advertisements

UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX. Giuseppe Garibaldi  O herói de dois mundos (RS – Revolução Farroupilha);  Camisas Vermelhas - nacionalismo.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
DIREITOS FUNDAMENTAIS
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
América Espanhola Independência do Haiti
Preparatório EsPCEx História Geral
A ERA NAPOLEÔNICA.
O absolutismo em marcha
O que é Estado?.
O Antigo Regime em Portugal
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
ECONOMIA INTERNACIONAL
Aulas 13 e 14: Ascensões tardias: Estados Unidos, Alemanha e Japão
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
Profa. Nina Ranieri TGE II
Formação do mundo atual
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
PODER, POLÍTICA E ESTADO
CONCEITOS, FLUXOS E DRAMAS
Revisão TSE 8 ano geografia
Principais Características:
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
Nacionalismo e socialismo no início do século XX
Ensino Fundamental, 8º Ano
ECONOMIA INTERNACIONAL
Geopolítica Prof.ª Rachel.
A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;
Filosofia Política O Estado.
Teoria Marxista das Relações Internacionais
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
Preparatório EsPCEx História Geral
Preparatório EsPCEx História Geral
Globalização e blocos econômicos
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Arcadismo Contexto Histórico.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Colonização – conceitos básicos
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
Capitalismo Comercial ou Mercantilismo
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
Preparatório EsPCEx História Geral
Geografia – Professor Fernando
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
AULA 2 – geopolítica clássica
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
EUROPA, SÉC. XIX: A ERA DAS REVOLUÇÕES
O Outro lado da globalização
A 1ª Guerra Mundial e o colapso da 2ª Internacional.
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
EXPANSÃO ECONÓMICA E CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
OS REINOS AFRICANOS.
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
Introdução à História.
Aula 17: O Início da Guerra Fria
GEOGRAFIA Prof.ª Viviane.
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
Transcrição da apresentação:

A liberdade guiando o povo O sistema interestatal Geografia política Relações entre Estados Concentração de poderes Imperialismo Capitalismo Direito Internacional Ordens Mundiais Nacionalismo Conflitos mundiais A liberdade guiando o povo Eugenè Delacroix, 1833. França

Sistema interestatal: Geografia Política Estado: concentração dos poderes nas mãos de uma minoria que controla a sociedade civil. Sistema interestatal: Interdependência Fronteiras Soberania Direito internacional Ordem Mundial Hegemonia internacional

Origem do sistema interestatal Colonização: usurpação de territórios alheios e substituição da população. Imperialismo: dominação de territórios vulneráveis para exploração de recursos e riquezas. A dissolução do poder absoluto dos impérios antigos permitiu possibilitou o surgimento de uma nova classe social de comerciantes conhecida como burguesia.

Capitalismo comercial e centralização das relações de troca (1450) Maior produção para venda VS Menor produção para uso Predomínio do mercantilismo Aumento gradual do poder da classe comerciante Cidades-Estado na Itália: domínio das rotas Espanha: expansão do comércio marítimo pelo atlântico a partir do século XIV (América)

Guerra dos 30 anos Paz de Vestfália: 1648 Direito Internacional Soberania – auto controle Auto determinação dos povos Territorialização – fronteiras Governo e identidade nacional Moderno Estado-nação

Rompimento com o Absolutismo. Séc. XVII e XVIII Emergência do liberalismo Revolução Gloriosa (1688) e Francesa (1789)

As definições dos limites interestatais dos Estados Nacionais Modernos foi mais uma disputa de mercados e recursos do quê o direito efetivo dos povos à autodeterminação. Na prática, a nação (ou povo) continua subordinada aos interesses da minoria que controla a política e a economia. Logo, o Estado-nação também é uma forma de dominação, assim como as antigas monarquias, mas por meio de outra estrutura burocrática, fundamentada no liberalismo.

hegemonias internacionais Ordens mundiais e hegemonias internacionais Ordem Mundial: divisão do mundo em áreas de influência entre as principais potências. Equilíbrio de poder: relação entre as potências nacionais (diplomacia, coalizão, economia). Hegemonia internacional: poder de convencimento, mesmo que para isso haja o apoio do poder bélico. Os mais fracos tendem não opor-se aos mais fortes.

Primeira Ordem Mundial Antiga ordem multipolar Primeira Ordem Mundial Ocorreu durante o século XIX, com a Europa como o centro hegemônico de influência mundial. 1871 - 1945 Industrialização Paz Armada Invasão de África e Ásia Duas Grandes Guerras

Imperialismo O imperialismo é próprio de Estados vinculados a interesses capitalistas industriais e financeiros. Interesses financeiros Exploração de recursos e comércio lucrativo com as colônias. Soberania Nacional Autonomia dos povos Nacionalismo Interesses “nacionais” Eurocentrismo “Superioridade” civilizatória

Unificação alemã, industrialização e crescimento econômico: a “via prussiana” (1870-1890). Conferência de Berlim (1885) + poder político-militar + riqueza econômica Por volta de 1950 apenas Inglaterra e França detinham o domínio de 85% dos territórios colonizados ao redor do mundo.

Principais transformações mundiais Modernização Êxodo rural Crescimento populacional Aumento de produtividade fabril Desemprego Conflitos sociais Dependência econômica Nacionalismo: Identidade nacional Sentimento de superioridade Fascismo Comunismo: Independência da classe trabalhadora Experiência Russa Social Democracia Inter-nacionalismo

Exercícios 1 a 8 Páginas 186 e 187